Como o uso das hashtags na publicidade pode contribuir para a viralização de campanhas : um estudo de caso sobre a campanha #SomosTodosMacacos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Marcela Saad
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Machado, Polyana Muniz
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/9395
Resumo: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade, 2014.
id UNB-2_5dab55dc062f47f4bf5f275022f8684f
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/9395
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Campos, Marcela SaadMachado, Polyana MunizDantas, Edmundo BrandãoCAMPOS, Marcela Saad; MACHADO, Polyana Muniz. Como o uso das hashtags na publicidade pode contribuir para a viralização de campanhas: um estudo de caso sobre a campanha #SomosTodosMacacos. 2014. xii, 81 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.http://bdm.unb.br/handle/10483/9395Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade, 2014.Em um cenário de repetidos episódios de manifestação de racismo no futebol europeu, surgiu a campanha #SomosTodosMacacos. A campanha se iniciou no dia 27 de abril de 2014, com três posts realizados pelo jogador Neymar Júnior. Nos três posts Neymar utiliza a hashtag #SomosTodosMacacos e convida os usuários a fazer o mesmo e entrar na luta contra o racismo. Desenvolvida pela agência Loducca, a campanha rapidamente tomou imensas proporções. Com o objetivo de verificar se e como o uso de hashtags pode contribuir para a viralização de campanhas publicitárias, optou-se pela realização de um estudo de caso sobre a campanha #SomosTodosMacacos. Como técnicas de coleta de dados, optou-se pela aplicação de um questionário, bem como a realização de pesquisa bibliográfica e documental com o objetivo de se obter a maior quantidade de dados possíveis sobre o objeto.Por fim, a partir de nossos resultados, indicamos possíveis novas abordagens para o tema. Como resultado obteve-se que o uso de hashtags pode sim contribuir para a viralização de uma campanha, mas não garante que isso ocorra.Submitted by Cristiane Maria Mendes (mcristianem@gmail.com) on 2015-01-19T16:45:52Z No. of bitstreams: 1 2014_MarcelaSaadCampos_PolyanaMunizMachado.pdf: 2018053 bytes, checksum: 1593951fcef6c442aed39ee6309048e9 (MD5)Approved for entry into archive by Ruthlea Nascimento(ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2015-01-19T17:35:11Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2014_MarcelaSaadCampos_PolyanaMunizMachado.pdf: 2018053 bytes, checksum: 1593951fcef6c442aed39ee6309048e9 (MD5)Made available in DSpace on 2015-01-19T17:35:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2014_MarcelaSaadCampos_PolyanaMunizMachado.pdf: 2018053 bytes, checksum: 1593951fcef6c442aed39ee6309048e9 (MD5)Considering the repeated episodes of racism in European football #Weareallmonkeys campaign emerged. The campaign began on April 27, 2014, with three posts made by the player Neymar Júnior. In the three posts Neymar uses the hashtag #Weareallmonkeys and invites users to do the same and get into the fight against racism. Developed by the agency Loducca the campaign quickly took huge proportions. Aiming verifify if and how the use of hashtags can contribute to advertising campaigns viralization, it was decided to make a case study about #Weareallmonkeys campaign.As techniques of data collection, it was decided by the application of a questionnaire, as well as the achievement of a bibliographic and documentary research in order to obtain the largest possible amount of data about the object.Finally, from our results, we indicate possible new approaches to the subject. As a result, it was found that the use of hashtags can contribute to campaigns viralization, but does not guarantee this to happen.RacismoPreconceito racialCampanhas publicitáriasMarketing - estratégiasComo o uso das hashtags na publicidade pode contribuir para a viralização de campanhas : um estudo de caso sobre a campanha #SomosTodosMacacosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2015-01-19T17:35:12Z2015-01-19T17:35:12Z2015-01-19T17:35:12Z2014-11-23info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2014_MarcelaSaadCampos_PolyanaMunizMachado.pdf2014_MarcelaSaadCampos_PolyanaMunizMachado.pdfapplication/pdf2018053http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/9395/1/2014_MarcelaSaadCampos_PolyanaMunizMachado.pdf1593951fcef6c442aed39ee6309048e9MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain46http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/9395/2/license_url587cd8ffae15c8598ed3c46d248a3f38MD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/9395/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream21267http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/9395/4/license_rdf73e23c2acaaf13389e092bd813e3223dMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1857http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/9395/5/license.txt500b70654df3e649ad8773306ee3cf93MD5510483/93952016-08-02 12:38:08.687oai:bdm.unb.br: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 Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712016-08-02T15:38:08Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv Como o uso das hashtags na publicidade pode contribuir para a viralização de campanhas : um estudo de caso sobre a campanha #SomosTodosMacacos
title Como o uso das hashtags na publicidade pode contribuir para a viralização de campanhas : um estudo de caso sobre a campanha #SomosTodosMacacos
spellingShingle Como o uso das hashtags na publicidade pode contribuir para a viralização de campanhas : um estudo de caso sobre a campanha #SomosTodosMacacos
Campos, Marcela Saad
Racismo
Preconceito racial
Campanhas publicitárias
Marketing - estratégias
title_short Como o uso das hashtags na publicidade pode contribuir para a viralização de campanhas : um estudo de caso sobre a campanha #SomosTodosMacacos
title_full Como o uso das hashtags na publicidade pode contribuir para a viralização de campanhas : um estudo de caso sobre a campanha #SomosTodosMacacos
title_fullStr Como o uso das hashtags na publicidade pode contribuir para a viralização de campanhas : um estudo de caso sobre a campanha #SomosTodosMacacos
title_full_unstemmed Como o uso das hashtags na publicidade pode contribuir para a viralização de campanhas : um estudo de caso sobre a campanha #SomosTodosMacacos
title_sort Como o uso das hashtags na publicidade pode contribuir para a viralização de campanhas : um estudo de caso sobre a campanha #SomosTodosMacacos
author Campos, Marcela Saad
author_facet Campos, Marcela Saad
Machado, Polyana Muniz
author_role author
author2 Machado, Polyana Muniz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Marcela Saad
Machado, Polyana Muniz
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dantas, Edmundo Brandão
contributor_str_mv Dantas, Edmundo Brandão
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Racismo
Preconceito racial
Campanhas publicitárias
Marketing - estratégias
topic Racismo
Preconceito racial
Campanhas publicitárias
Marketing - estratégias
description Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade, 2014.
publishDate 2014
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2014-11-23
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-01-19T17:35:12Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-01-19T17:35:12Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-01-19T17:35:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CAMPOS, Marcela Saad; MACHADO, Polyana Muniz. Como o uso das hashtags na publicidade pode contribuir para a viralização de campanhas: um estudo de caso sobre a campanha #SomosTodosMacacos. 2014. xii, 81 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/9395
identifier_str_mv CAMPOS, Marcela Saad; MACHADO, Polyana Muniz. Como o uso das hashtags na publicidade pode contribuir para a viralização de campanhas: um estudo de caso sobre a campanha #SomosTodosMacacos. 2014. xii, 81 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/9395
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/9395/1/2014_MarcelaSaadCampos_PolyanaMunizMachado.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/9395/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/9395/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/9395/4/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/9395/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 1593951fcef6c442aed39ee6309048e9
587cd8ffae15c8598ed3c46d248a3f38
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
73e23c2acaaf13389e092bd813e3223d
500b70654df3e649ad8773306ee3cf93
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801492953200328704