Qualidade de vida no trabalho em uma loja de departamentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Janilson Castro
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/3391
http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.3391
Resumo: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, Curso de Graduação em Administração a Distância, 2011.
id UNB-2_d311a32e98bf993409d4992201d01890
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/3391
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Silva, Janilson CastroCâmara, João Batista DrummondSILVA, Janilson. Qualidade de vida no trabalho em uma loja de departamentos. 2011. 41 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Palmas, 2011.http://bdm.unb.br/handle/10483/3391http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.3391Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, Curso de Graduação em Administração a Distância, 2011.A partir do final do século XX, a competitividade estimulou as organizações a tornaram-se mais flexíveis em seus processos, transmitindo novas formas de gestão de pessoas. A gestão da qualidade de vida no trabalho (GQVT), a responsabilidade organizacional e a gestão de equipes com variadas formas são temas presentes e essenciais nas organizações. A proposta deste estudo foi investigar como são os conhecimentos da qualidade de vida no trabalho e da responsabilidade organizacional em equipes. Para isso, estabeleceu-se em algumas definições. Como qualidade de vida no trabalho compreende-se a percepção e opções de bem-estar relativas a hábitos saudáveis pessoais, familiares e organizacionais em ambiente ético e sustentável. Como comprometimento organizacional entende-se o compromisso e comprometimento do empregado com a organização. Foi realizado um estudo em um estabelecimento comercial que atua com equipes de variados vínculos. Foi empregado um questionário autoadministrado alcançando-se uma amostra de 10 empregados. Muitos empresários estão percebendo que melhorar a qualidade de vida de seus funcionários na empresa a torna mais saudável, competitiva e produtiva. Essa é a principal função da QVT, ela está baseada em dois aspectos importantes que é o bem-estar do trabalhador e a eficácia organizacional.Submitted by Elna Araujo (elna@bce.unb.br) on 2012-04-25T20:32:22Z No. of bitstreams: 1 2011_JanilsonCastrodaSilva.pdf: 977809 bytes, checksum: acbeed9c9accad08b424af3e65f5dcb6 (MD5)Approved for entry into archive by Leila Fernandes(leilabiblio@yahoo.com.br) on 2012-04-26T12:09:37Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2011_JanilsonCastrodaSilva.pdf: 977809 bytes, checksum: acbeed9c9accad08b424af3e65f5dcb6 (MD5)Made available in DSpace on 2012-04-26T12:09:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2011_JanilsonCastrodaSilva.pdf: 977809 bytes, checksum: acbeed9c9accad08b424af3e65f5dcb6 (MD5)From the late twentieth century, competition spurred organizations sought to become more flexible in their processes, giving the new ways of managing people. The management of the quality of work life (GQVT), the organizational responsibility and management of teams with different shapes are present and key issues in organizations. The purpose of this study was to investigate how is knowledge of the quality of work life and organizational responsibility in teams. To set this up in some settings. As quality of life at work can understand the perception and wellness options relating to personal health habits, family and organizational ethical environment and sustainable development. As organizational commitment refers to the commitment and employee involvement with the organization. A study was conducted in a business that works with teams of varied links. A self-administered questionnaire was used to reach a sample of 10 employees. Many entrepreneurs are realizing that improving the quality of life of its employees in the company becomes more healthy, productive and competitive. This is the main function of QVT, it is based on two important aspects is that the welfare of the employee and organizational effectiveness.Qualidade de vida no trabalhoComprometimento organizacionalQualidade de vida no trabalho em uma loja de departamentosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2012-04-26T12:09:37Z2012-04-26T12:09:37Z2012-04-26T12:09:37Z2011info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2011_JanilsonCastrodaSilva.pdf2011_JanilsonCastrodaSilva.pdfapplication/pdf977809http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3391/1/2011_JanilsonCastrodaSilva.pdfacbeed9c9accad08b424af3e65f5dcb6MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1848http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3391/5/license.txt34dc2de0c799bf372190c6838f4fc178MD55CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain43http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3391/2/license_url5134edb0a80711cbbaa5247c36025151MD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3391/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream20325http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3391/4/license_rdfc7f3e3c064c19e93e905bbb07856484cMD5410483/33912021-09-17 10:59:56.617oai:bdm.unb.br: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 Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712021-09-17T13:59:56Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv Qualidade de vida no trabalho em uma loja de departamentos
title Qualidade de vida no trabalho em uma loja de departamentos
spellingShingle Qualidade de vida no trabalho em uma loja de departamentos
Silva, Janilson Castro
Qualidade de vida no trabalho
Comprometimento organizacional
title_short Qualidade de vida no trabalho em uma loja de departamentos
title_full Qualidade de vida no trabalho em uma loja de departamentos
title_fullStr Qualidade de vida no trabalho em uma loja de departamentos
title_full_unstemmed Qualidade de vida no trabalho em uma loja de departamentos
title_sort Qualidade de vida no trabalho em uma loja de departamentos
author Silva, Janilson Castro
author_facet Silva, Janilson Castro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Janilson Castro
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Câmara, João Batista Drummond
contributor_str_mv Câmara, João Batista Drummond
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Qualidade de vida no trabalho
Comprometimento organizacional
topic Qualidade de vida no trabalho
Comprometimento organizacional
description Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, Curso de Graduação em Administração a Distância, 2011.
publishDate 2011
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-04-26T12:09:37Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-04-26T12:09:37Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-04-26T12:09:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Janilson. Qualidade de vida no trabalho em uma loja de departamentos. 2011. 41 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Palmas, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/3391
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.3391
identifier_str_mv SILVA, Janilson. Qualidade de vida no trabalho em uma loja de departamentos. 2011. 41 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Palmas, 2011.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/3391
http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.3391
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3391/1/2011_JanilsonCastrodaSilva.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3391/5/license.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3391/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3391/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3391/4/license_rdf
bitstream.checksum.fl_str_mv acbeed9c9accad08b424af3e65f5dcb6
34dc2de0c799bf372190c6838f4fc178
5134edb0a80711cbbaa5247c36025151
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
c7f3e3c064c19e93e905bbb07856484c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801492893340270592