Qualidade de vida no trabalho em uma loja de departamentos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/3391 http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.3391 |
Resumo: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, Curso de Graduação em Administração a Distância, 2011. |
id |
UNB-2_d311a32e98bf993409d4992201d01890 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/3391 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Silva, Janilson CastroCâmara, João Batista DrummondSILVA, Janilson. Qualidade de vida no trabalho em uma loja de departamentos. 2011. 41 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Palmas, 2011.http://bdm.unb.br/handle/10483/3391http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.3391Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, Curso de Graduação em Administração a Distância, 2011.A partir do final do século XX, a competitividade estimulou as organizações a tornaram-se mais flexíveis em seus processos, transmitindo novas formas de gestão de pessoas. A gestão da qualidade de vida no trabalho (GQVT), a responsabilidade organizacional e a gestão de equipes com variadas formas são temas presentes e essenciais nas organizações. A proposta deste estudo foi investigar como são os conhecimentos da qualidade de vida no trabalho e da responsabilidade organizacional em equipes. Para isso, estabeleceu-se em algumas definições. Como qualidade de vida no trabalho compreende-se a percepção e opções de bem-estar relativas a hábitos saudáveis pessoais, familiares e organizacionais em ambiente ético e sustentável. Como comprometimento organizacional entende-se o compromisso e comprometimento do empregado com a organização. Foi realizado um estudo em um estabelecimento comercial que atua com equipes de variados vínculos. Foi empregado um questionário autoadministrado alcançando-se uma amostra de 10 empregados. Muitos empresários estão percebendo que melhorar a qualidade de vida de seus funcionários na empresa a torna mais saudável, competitiva e produtiva. Essa é a principal função da QVT, ela está baseada em dois aspectos importantes que é o bem-estar do trabalhador e a eficácia organizacional.Submitted by Elna Araujo (elna@bce.unb.br) on 2012-04-25T20:32:22Z No. of bitstreams: 1 2011_JanilsonCastrodaSilva.pdf: 977809 bytes, checksum: acbeed9c9accad08b424af3e65f5dcb6 (MD5)Approved for entry into archive by Leila Fernandes(leilabiblio@yahoo.com.br) on 2012-04-26T12:09:37Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2011_JanilsonCastrodaSilva.pdf: 977809 bytes, checksum: acbeed9c9accad08b424af3e65f5dcb6 (MD5)Made available in DSpace on 2012-04-26T12:09:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2011_JanilsonCastrodaSilva.pdf: 977809 bytes, checksum: acbeed9c9accad08b424af3e65f5dcb6 (MD5)From the late twentieth century, competition spurred organizations sought to become more flexible in their processes, giving the new ways of managing people. The management of the quality of work life (GQVT), the organizational responsibility and management of teams with different shapes are present and key issues in organizations. The purpose of this study was to investigate how is knowledge of the quality of work life and organizational responsibility in teams. To set this up in some settings. As quality of life at work can understand the perception and wellness options relating to personal health habits, family and organizational ethical environment and sustainable development. As organizational commitment refers to the commitment and employee involvement with the organization. A study was conducted in a business that works with teams of varied links. A self-administered questionnaire was used to reach a sample of 10 employees. Many entrepreneurs are realizing that improving the quality of life of its employees in the company becomes more healthy, productive and competitive. This is the main function of QVT, it is based on two important aspects is that the welfare of the employee and organizational effectiveness.Qualidade de vida no trabalhoComprometimento organizacionalQualidade de vida no trabalho em uma loja de departamentosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2012-04-26T12:09:37Z2012-04-26T12:09:37Z2012-04-26T12:09:37Z2011info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2011_JanilsonCastrodaSilva.pdf2011_JanilsonCastrodaSilva.pdfapplication/pdf977809http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3391/1/2011_JanilsonCastrodaSilva.pdfacbeed9c9accad08b424af3e65f5dcb6MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1848http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3391/5/license.txt34dc2de0c799bf372190c6838f4fc178MD55CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain43http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3391/2/license_url5134edb0a80711cbbaa5247c36025151MD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3391/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream20325http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3391/4/license_rdfc7f3e3c064c19e93e905bbb07856484cMD5410483/33912021-09-17 10:59:56.617oai:bdm.unb.br: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 Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712021-09-17T13:59:56Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
Qualidade de vida no trabalho em uma loja de departamentos |
title |
Qualidade de vida no trabalho em uma loja de departamentos |
spellingShingle |
Qualidade de vida no trabalho em uma loja de departamentos Silva, Janilson Castro Qualidade de vida no trabalho Comprometimento organizacional |
title_short |
Qualidade de vida no trabalho em uma loja de departamentos |
title_full |
Qualidade de vida no trabalho em uma loja de departamentos |
title_fullStr |
Qualidade de vida no trabalho em uma loja de departamentos |
title_full_unstemmed |
Qualidade de vida no trabalho em uma loja de departamentos |
title_sort |
Qualidade de vida no trabalho em uma loja de departamentos |
author |
Silva, Janilson Castro |
author_facet |
Silva, Janilson Castro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Janilson Castro |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Câmara, João Batista Drummond |
contributor_str_mv |
Câmara, João Batista Drummond |
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv |
Qualidade de vida no trabalho Comprometimento organizacional |
topic |
Qualidade de vida no trabalho Comprometimento organizacional |
description |
Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, Curso de Graduação em Administração a Distância, 2011. |
publishDate |
2011 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-04-26T12:09:37Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-04-26T12:09:37Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-04-26T12:09:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Janilson. Qualidade de vida no trabalho em uma loja de departamentos. 2011. 41 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Palmas, 2011. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/handle/10483/3391 |
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.3391 |
identifier_str_mv |
SILVA, Janilson. Qualidade de vida no trabalho em uma loja de departamentos. 2011. 41 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Palmas, 2011. |
url |
http://bdm.unb.br/handle/10483/3391 http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.3391 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3391/1/2011_JanilsonCastrodaSilva.pdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3391/5/license.txt http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3391/2/license_url http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3391/3/license_text http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3391/4/license_rdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
acbeed9c9accad08b424af3e65f5dcb6 34dc2de0c799bf372190c6838f4fc178 5134edb0a80711cbbaa5247c36025151 d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e c7f3e3c064c19e93e905bbb07856484c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1801492893340270592 |