A roupa da presidente : uma análise de comunicação pelas vestes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/12327 |
Resumo: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo, 2015. |
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Oliveira, Karla Beatriz Barbosa deGramacho, Wladimir GanzelevitchOLIVEIRA, Karla Beatriz Barbosa de. A roupa da presidente: uma análise de comunicação pelas vestes. 2015. 81 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.http://bdm.unb.br/handle/10483/12327Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo, 2015.Este trabalho pretende, a partir da moda e da política, estudar como a indumentária desenvolve uma narrativa e formas de expressão da presidente da República Dilma Rousseff na sociedade, além de discursos associados à construção de uma identidade, mais especificamente no ambiente político. A história da moda e determinados códigos da indumentária desenvolvem sistemas de estruturação de um diálogo pelo simbolismo e recortes dentro de contextos sociais. Ao longo do trabalho serão desenvolvidas análises que possam evidenciar a influência de acontecimentos históricos na escolha das vestes do ator, neste caso da presidente Dilma Rousseff. Esses recortes temporais tornam capazes as percepções e transformações dos acontecimentos como interferências nas escolhas individuais de fala da presidente, mas com a perpetuação de uma comunicação coletiva. Após demarcar os principais acontecimentos que alteraram o curso do governo, a proposta é investigar como a prática destas escolhas afeta o modo como a presidente se comunica pela escolha de suas vestes. Sendo assim, o objetivo principal desta pesquisa é ilustrar que as escolhas das roupas da presidente são feitas como forma de comunicação, e mostra que é um ato de expressão individual, mas com um discurso para o coletivo. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis work want from fashion and politics study how clothing develops a narrative and expressions of president Dilma Rousseff in society, as well as speeches associated with building an identity, more specifically in the political environment. The history of fashion and certain codes of dress develop structured dialogue by symbolic systems and cuts in social contexts. Throughout the work analyzes will be developed that can show the influence of historical events in the choice of actor's robes, in this case the president Dilma Rousseff. These temporary cuts become capable perceptions and transformations of events as interference in the individual choices of the president speaks of, but with the perpetuation of a collective communication. After demarcating the major events that have altered the government's course, the proposal is investigating how the practice of these choices affect how the president communicates by choosing his clothes. Thus, the main objective of this research is to illustrate that the choices of the president of the clothes are made as a means of communication, and shows that it is an act of individual expression, but with a speech to the collective.Submitted by Ruthlea Nascimento (ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2016-02-23T15:57:03Z No. of bitstreams: 1 2015_KarlaBeatrizBarbosadeOliveira.pdf: 3569745 bytes, checksum: 271d212116705c7eef336dfa1c3c5b63 (MD5)Approved for entry into archive by Ruthlea Nascimento(ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2016-03-16T18:12:37Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2015_KarlaBeatrizBarbosadeOliveira.pdf: 3569745 bytes, checksum: 271d212116705c7eef336dfa1c3c5b63 (MD5)Made available in DSpace on 2016-03-16T18:12:37Z (GMT). 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