O papel das mídias sociais na promoção dos destinos brasileiros : uma análise das publicações do Ministério do Turismo e da Embratur no Instagram

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Laís Angélica Chrisóstomo
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: https://bdm.unb.br/handle/10483/27015
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2020.
id UNB-2_d3b6be58fe9b4a1c262fb40ad820bcda
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/27015
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Pereira, Laís Angélica ChrisóstomoAldrigue, Natália de SousaMello, Gabriela Zamignan de AndradePEREIRA, Laís Angélica Chrisóstomo. O papel das mídias sociais na promoção dos destinos brasileiros: uma análise das publicações do Ministério do Turismo e da Embratur no Instagram. 2020. 122 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.https://bdm.unb.br/handle/10483/27015Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2020.O presente estudo buscou analisar como os órgãos oficiais de turismo brasileiro (Ministério do Turismo e Embratur) promovem os destinos no Instagram, a partir da segmentação turística nas cinco regiões brasileiras. Caracterizada como um estudo de caso, de caráter quali-quantitativo, a pesquisa foi estruturada em três etapas. Inicialmente, realizou-se pesquisa bibliográfica sobre os temas marketing turístico, marketing digital, mídias sociais e imagem de destinos turísticos. Em seguida, foi feita a coleta de dados, a partir do levantamento das publicações das contas oficiais dos órgãos de turismo MTur e Embratur no Instagram. O universo pesquisado representou 954 postagens no MTur e 273 na Embratur, tendo como recorte temporal o período de janeiro a dezembro de 2019. Como critério de análise, classificou-se as publicações e os dados obtidos em percentual de representação considerando os segmentos turísticos e regiões relacionadas (Norte, Nordeste, Centro Oeste, Sul e Sudeste). Com intuito de aprofundar a discussão, identificou-se a partir do total de postagens realizadas pelas contas oficiais do Instagram do MTur e Embratur, o quantitativo relacionado às rotas estratégicas do programa Investe Turismo. Dentre os principais resultados, pode-se destacar que as mídias sociais, em especial o Instagram, tem papel crucial na promoção de destinos turísticos e na criação e divulgação da imagem destes. Ademais, no que tange ao uso da mídia social Instagram pelos órgãos oficiais de turismo pesquisados, percebe-se que os segmentos e algumas regiões foram mais promovidas e comparação a outras. Para tanto, considera-se fundamental que os segmentos e as regiões sejam publicados de forma proporcional para que a imagem do Brasil seja promovida considerando as estratégias estabelecidas nos planos de marketing oficiais, valorizando como um país diverso e multicultural.Submitted by Thatiane de Lima Pereira (160146178@aluno.unb.br) on 2021-03-08T12:44:11Z No. of bitstreams: 1 2020_LaisAngelicaChrisostomoPereira_tcc.pdf: 3631708 bytes, checksum: f6fd172239ce6438f8f6eec597944841 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2021-03-19T14:38:43Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2020_LaisAngelicaChrisostomoPereira_tcc.pdf: 3631708 bytes, checksum: f6fd172239ce6438f8f6eec597944841 (MD5)Made available in DSpace on 2021-03-19T14:38:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2020_LaisAngelicaChrisostomoPereira_tcc.pdf: 3631708 bytes, checksum: f6fd172239ce6438f8f6eec597944841 (MD5)A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.info:eu-repo/semantics/openAccessTurismo - marketingMarketing digitalBrasil - turismoMídia digitalO papel das mídias sociais na promoção dos destinos brasileiros : uma análise das publicações do Ministério do Turismo e da Embratur no Instagraminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2021-03-19T14:38:43Z2021-03-19T14:38:43Z2020-07-20porreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/27015/2/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD52ORIGINAL2020_LaisAngelicaChrisostomoPereira_tcc.pdf2020_LaisAngelicaChrisostomoPereira_tcc.pdfapplication/pdf3631708http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/27015/1/2020_LaisAngelicaChrisostomoPereira_tcc.pdff6fd172239ce6438f8f6eec597944841MD5110483/270152021-03-19 11:38:43.787oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712021-03-19T14:38:43Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O papel das mídias sociais na promoção dos destinos brasileiros : uma análise das publicações do Ministério do Turismo e da Embratur no Instagram
title O papel das mídias sociais na promoção dos destinos brasileiros : uma análise das publicações do Ministério do Turismo e da Embratur no Instagram
spellingShingle O papel das mídias sociais na promoção dos destinos brasileiros : uma análise das publicações do Ministério do Turismo e da Embratur no Instagram
Pereira, Laís Angélica Chrisóstomo
Turismo - marketing
Marketing digital
Brasil - turismo
Mídia digital
title_short O papel das mídias sociais na promoção dos destinos brasileiros : uma análise das publicações do Ministério do Turismo e da Embratur no Instagram
title_full O papel das mídias sociais na promoção dos destinos brasileiros : uma análise das publicações do Ministério do Turismo e da Embratur no Instagram
title_fullStr O papel das mídias sociais na promoção dos destinos brasileiros : uma análise das publicações do Ministério do Turismo e da Embratur no Instagram
title_full_unstemmed O papel das mídias sociais na promoção dos destinos brasileiros : uma análise das publicações do Ministério do Turismo e da Embratur no Instagram
title_sort O papel das mídias sociais na promoção dos destinos brasileiros : uma análise das publicações do Ministério do Turismo e da Embratur no Instagram
author Pereira, Laís Angélica Chrisóstomo
author_facet Pereira, Laís Angélica Chrisóstomo
author_role author
dc.contributor.advisorco.none.fl_str_mv Aldrigue, Natália de Sousa
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Laís Angélica Chrisóstomo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mello, Gabriela Zamignan de Andrade
contributor_str_mv Mello, Gabriela Zamignan de Andrade
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Turismo - marketing
Marketing digital
Brasil - turismo
Mídia digital
topic Turismo - marketing
Marketing digital
Brasil - turismo
Mídia digital
description Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2020.
publishDate 2020
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2020-07-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-03-19T14:38:43Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-03-19T14:38:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PEREIRA, Laís Angélica Chrisóstomo. O papel das mídias sociais na promoção dos destinos brasileiros: uma análise das publicações do Ministério do Turismo e da Embratur no Instagram. 2020. 122 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bdm.unb.br/handle/10483/27015
identifier_str_mv PEREIRA, Laís Angélica Chrisóstomo. O papel das mídias sociais na promoção dos destinos brasileiros: uma análise das publicações do Ministério do Turismo e da Embratur no Instagram. 2020. 122 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
url https://bdm.unb.br/handle/10483/27015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/27015/2/license.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/27015/1/2020_LaisAngelicaChrisostomoPereira_tcc.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 21554873e56ad8ddc69c092699b98f95
f6fd172239ce6438f8f6eec597944841
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1813908039186513920