Redes sociais e processos de aprendizagem informal em uma empresa de telecomunicações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/765 http://dx.doi.org/10.26512/2009.07.TCC.765 |
Resumo: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Administração, 2009. |
id |
UNB-2_d3d019a951f0136c42b3e8f31e09f5fc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/765 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Fernandes, Priscila NeryOdelius, Catarina CecíliaFERNANDES, Priscila Nery. Redes sociais e processos de aprendizagem informal em uma empresa de telecomunicações. 2009. 78 f. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.http://bdm.unb.br/handle/10483/765http://dx.doi.org/10.26512/2009.07.TCC.765Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Administração, 2009.Nas últimas décadas as organizações têm buscado novas práticas organizacionais visando aperfeiçoar seus modelos de gestão e manter a qualidade de seus processos voltados ao desenvolvimento de suas principais atividades e aprimoramento de seus colaboradores. Esse contexto tem influenciado as organizações a compreenderem os ambientes individual, grupal e organizacional e a como utilizar essas informações para desenvolver seus colaboradores. Este estudo objetivou identificar e descrever características das redes sociais associadas aos processos de aprendizagem informal na Gerência de Vendas Governo Federal de uma empresa de telecomunicações. Sendo assim, buscou-se identificar os processos de aprendizagem informal e as principais características das redes, para, posteriormente, descrever as características das redes sociais que estão associadas aos processos de aprendizagem informal. Essas redes relacionadas à aprendizagem informal permitem que o ambiente organizacional se torne mais flexível e capaz de se adaptar às mudanças no mercado, principalmente por facilitar as interações entre funcionários de diversos setores e despertar a necessidade do aprendizado coletivo e organizacional. Para isso, escolheu-se uma pesquisa do tipo censitária e descritiva, tendo como instrumento de coleta de dados um questionário constituído de dois blocos: (1) redes sociais e processos de aprendizagem, baseado em Haythornthwaite (2006); e (2) dados sócio-demográficos. Foram aplicados 48 questionários entre os colaboradores, mas apenas 33 foram considerados válidos. Os resultados da pesquisa indicaram que a aprendizagem informal está nos conteúdos relacionados aos processos internos, sistemas de informática e atividades comerciais, disponibilizados por meio de processos de aprendizagem como conversas informais, exemplos, questionamentos e convivência. As redes apresentaram elevado grau de afinidade entre os membros indicados, baixo grau de centralidade e densidade indicando a fragilidade da estrutura dessa rede. Com isso, foram identificadas algumas características das redes que estão associadas aos processos de aprendizagem informal como: (1) presença de especialistas periféricos; (2) conectores centrais das redes; e (3) divisão em cliques.Submitted by Elna Araujo (elna@bce.unb.br) on 2009-11-25T17:51:42Z No. of bitstreams: 1 2009_PriscilaNeryFernandes.pdf: 1764436 bytes, checksum: 6f680436aa9d9664fc9f1b4cf7250767 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2009-11-25T18:32:39Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2009_PriscilaNeryFernandes.pdf: 1764436 bytes, checksum: 6f680436aa9d9664fc9f1b4cf7250767 (MD5)Made available in DSpace on 2009-11-25T18:32:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2009_PriscilaNeryFernandes.pdf: 1764436 bytes, checksum: 6f680436aa9d9664fc9f1b4cf7250767 (MD5) Previous issue date: 2009-07-03Aprendizagem informalRedes sociais on-lineAprendizagem organizacionalFormação profissionalRedes sociais e processos de aprendizagem informal em uma empresa de telecomunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisBRA2009-11-25T18:32:39Z2009-11-25T18:32:39Z2009-11-25T18:32:39Z2009-07-03info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2009_PriscilaNeryFernandes.pdf2009_PriscilaNeryFernandes.pdfapplication/pdf1764436http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/765/1/2009_PriscilaNeryFernandes.pdf6f680436aa9d9664fc9f1b4cf7250767MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1848http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/765/2/license.txt32d0ba4e08be7ad8f886b35d8df4d502MD52TEXT2009_PriscilaNeryFernandes.pdf.txt2009_PriscilaNeryFernandes.pdf.txttext/plain130384http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/765/3/2009_PriscilaNeryFernandes.pdf.txt1f208334955128ae6b1911f75598d2a4MD5310483/7652021-07-28 15:52:08.218oai:bdm.unb.br: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 Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712021-07-28T18:52:08Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
Redes sociais e processos de aprendizagem informal em uma empresa de telecomunicações |
title |
Redes sociais e processos de aprendizagem informal em uma empresa de telecomunicações |
spellingShingle |
Redes sociais e processos de aprendizagem informal em uma empresa de telecomunicações Fernandes, Priscila Nery Aprendizagem informal Redes sociais on-line Aprendizagem organizacional Formação profissional |
title_short |
Redes sociais e processos de aprendizagem informal em uma empresa de telecomunicações |
title_full |
Redes sociais e processos de aprendizagem informal em uma empresa de telecomunicações |
title_fullStr |
Redes sociais e processos de aprendizagem informal em uma empresa de telecomunicações |
title_full_unstemmed |
Redes sociais e processos de aprendizagem informal em uma empresa de telecomunicações |
title_sort |
Redes sociais e processos de aprendizagem informal em uma empresa de telecomunicações |
author |
Fernandes, Priscila Nery |
author_facet |
Fernandes, Priscila Nery |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Priscila Nery |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Odelius, Catarina Cecília |
contributor_str_mv |
Odelius, Catarina Cecília |
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv |
Aprendizagem informal Redes sociais on-line Aprendizagem organizacional Formação profissional |
topic |
Aprendizagem informal Redes sociais on-line Aprendizagem organizacional Formação profissional |
description |
Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Administração, 2009. |
publishDate |
2009 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2009-07-03 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2009-11-25T18:32:39Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2009-11-25T18:32:39Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-11-25T18:32:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
FERNANDES, Priscila Nery. Redes sociais e processos de aprendizagem informal em uma empresa de telecomunicações. 2009. 78 f. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/handle/10483/765 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.26512/2009.07.TCC.765 |
identifier_str_mv |
FERNANDES, Priscila Nery. Redes sociais e processos de aprendizagem informal em uma empresa de telecomunicações. 2009. 78 f. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009. |
url |
http://bdm.unb.br/handle/10483/765 http://dx.doi.org/10.26512/2009.07.TCC.765 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/765/1/2009_PriscilaNeryFernandes.pdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/765/2/license.txt http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/765/3/2009_PriscilaNeryFernandes.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6f680436aa9d9664fc9f1b4cf7250767 32d0ba4e08be7ad8f886b35d8df4d502 1f208334955128ae6b1911f75598d2a4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1801492866841706496 |