Desenvolvimento de jogadores automatizados utilizando máquina de estados, comportamentos de direção e algoritmos de busca em grafos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Bruno Rodrigues de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/13541
Resumo: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Curso de Engenharia de Software, 2015.
id UNB-2_dc15ec57ec825e01d50a14fb82678149
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/13541
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Andrade, Bruno Rodrigues deSerrano, MaurícioSerrano, MileneANDRADE, Bruno Rodrigues de. Desenvolvimento de jogadores automatizados utilizando máquina de estados, comportamentos de direção e algoritmos de busca em grafos. 2015. 147 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia de Software)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.http://bdm.unb.br/handle/10483/13541Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Curso de Engenharia de Software, 2015.O estudo de jogadores autônomos tem sido amplamente discutido desde a aparição de jogos eletrônicos ao redor do mundo. Vários cientistas e engenheiros têm empreendido esforços para definir uma Inteligência Artificial de jogadores automatizados adequada em contextos e jogos diferentes. O presente trabalho descreve uma proposta de desenvolver jogadores automatizados para o jogo Lost Gems (desenvolvido por Bruno Rodrigues, Luís Rezende, Felipe Perius, Henrique Prudêncio e Thamara Gabriella para a plataforma iOS). Estes jogadores possuem uma série de comportamentos pré-programados: percorrer o mapa, atirar em inimigos, capturar um objeto na base inimiga, entre outros. Essas estratégias foram implementadas utilizando-se de Máquina de Estados Finitos, Comportamentos de Direção, Grafos, Algoritmo de Busca de Menor Caminho. Os jogadores automatizados devem agir simulando o comportamento de jogadores humanos a fim de que o jogo se torne mais competitivo, e equilibrado na sua dificuldade.Submitted by Ruthlea Nascimento (ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2016-05-10T17:53:21Z No. of bitstreams: 1 2015_BrunoRodriguesdeAndrade.pdf: 3893523 bytes, checksum: 31f56e3a6cb0b945d4be8bd2ae0e4149 (MD5)Approved for entry into archive by Ruthlea Nascimento(ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2016-07-04T19:10:53Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2015_BrunoRodriguesdeAndrade.pdf: 3893523 bytes, checksum: 31f56e3a6cb0b945d4be8bd2ae0e4149 (MD5)Made available in DSpace on 2016-07-04T19:10:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015_BrunoRodriguesdeAndrade.pdf: 3893523 bytes, checksum: 31f56e3a6cb0b945d4be8bd2ae0e4149 (MD5)The study of autonomous agents has been widely discussed the emergence of electronic games around the world. Several scientists and scholars have made efforts to set a properly Artificial Inteligence of autonomous players in different contexts and games. This paper describes a proposal to develop automated agents for the game Lost Gems (developed by Bruno Rodrigues, Luís Rezende, Felipe Perius, Henrique Prudêncio and Thamara Gabriella for the iOS plataform). These agents have a number of pre-programmed behaviors: scroll the map, shoot in enemies, capture an object in the enemy base, among others. These strategies was implemented using Finite State Machine, Steering Behaviours, graphs, Shortest Path Algorithm. Automated players should act simulating the behavior of human players in order that the game becomes more competitive and balanced in its difficulty.Jogos eletrônicosJogadores automatizadosDesenvolvimento de jogadores automatizados utilizando máquina de estados, comportamentos de direção e algoritmos de busca em grafosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2016-07-04T19:10:53Z2016-07-04T19:10:53Z2016-07-04T19:10:53Z2015info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2015_BrunoRodriguesdeAndrade.pdf2015_BrunoRodriguesdeAndrade.pdfapplication/pdf3893523http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/13541/1/2015_BrunoRodriguesdeAndrade.pdf31f56e3a6cb0b945d4be8bd2ae0e4149MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/13541/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/13541/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream23148http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/13541/4/license_rdf9da0b6dfac957114c6a7714714b86306MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1859http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/13541/5/license.txta83775e1ad3c5954c60c38f0a9f3da2dMD5510483/135412016-07-04 16:10:53.602oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712016-07-04T19:10:53Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv Desenvolvimento de jogadores automatizados utilizando máquina de estados, comportamentos de direção e algoritmos de busca em grafos
title Desenvolvimento de jogadores automatizados utilizando máquina de estados, comportamentos de direção e algoritmos de busca em grafos
spellingShingle Desenvolvimento de jogadores automatizados utilizando máquina de estados, comportamentos de direção e algoritmos de busca em grafos
Andrade, Bruno Rodrigues de
Jogos eletrônicos
Jogadores automatizados
title_short Desenvolvimento de jogadores automatizados utilizando máquina de estados, comportamentos de direção e algoritmos de busca em grafos
title_full Desenvolvimento de jogadores automatizados utilizando máquina de estados, comportamentos de direção e algoritmos de busca em grafos
title_fullStr Desenvolvimento de jogadores automatizados utilizando máquina de estados, comportamentos de direção e algoritmos de busca em grafos
title_full_unstemmed Desenvolvimento de jogadores automatizados utilizando máquina de estados, comportamentos de direção e algoritmos de busca em grafos
title_sort Desenvolvimento de jogadores automatizados utilizando máquina de estados, comportamentos de direção e algoritmos de busca em grafos
author Andrade, Bruno Rodrigues de
author_facet Andrade, Bruno Rodrigues de
author_role author
dc.contributor.advisorco.none.fl_str_mv Serrano, Maurício
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Bruno Rodrigues de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Serrano, Milene
contributor_str_mv Serrano, Milene
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Jogos eletrônicos
Jogadores automatizados
topic Jogos eletrônicos
Jogadores automatizados
description Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Curso de Engenharia de Software, 2015.
publishDate 2015
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-07-04T19:10:53Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-07-04T19:10:53Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-07-04T19:10:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ANDRADE, Bruno Rodrigues de. Desenvolvimento de jogadores automatizados utilizando máquina de estados, comportamentos de direção e algoritmos de busca em grafos. 2015. 147 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia de Software)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/13541
identifier_str_mv ANDRADE, Bruno Rodrigues de. Desenvolvimento de jogadores automatizados utilizando máquina de estados, comportamentos de direção e algoritmos de busca em grafos. 2015. 147 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia de Software)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/13541
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/13541/1/2015_BrunoRodriguesdeAndrade.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/13541/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/13541/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/13541/4/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/13541/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 31f56e3a6cb0b945d4be8bd2ae0e4149
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
9da0b6dfac957114c6a7714714b86306
a83775e1ad3c5954c60c38f0a9f3da2d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801492992246153216