Desenvolvimento de jogadores automatizados utilizando máquina de estados, comportamentos de direção e algoritmos de busca em grafos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/13541 |
Resumo: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Curso de Engenharia de Software, 2015. |
id |
UNB-2_dc15ec57ec825e01d50a14fb82678149 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/13541 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Andrade, Bruno Rodrigues deSerrano, MaurícioSerrano, MileneANDRADE, Bruno Rodrigues de. Desenvolvimento de jogadores automatizados utilizando máquina de estados, comportamentos de direção e algoritmos de busca em grafos. 2015. 147 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia de Software)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.http://bdm.unb.br/handle/10483/13541Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Curso de Engenharia de Software, 2015.O estudo de jogadores autônomos tem sido amplamente discutido desde a aparição de jogos eletrônicos ao redor do mundo. Vários cientistas e engenheiros têm empreendido esforços para definir uma Inteligência Artificial de jogadores automatizados adequada em contextos e jogos diferentes. O presente trabalho descreve uma proposta de desenvolver jogadores automatizados para o jogo Lost Gems (desenvolvido por Bruno Rodrigues, Luís Rezende, Felipe Perius, Henrique Prudêncio e Thamara Gabriella para a plataforma iOS). Estes jogadores possuem uma série de comportamentos pré-programados: percorrer o mapa, atirar em inimigos, capturar um objeto na base inimiga, entre outros. Essas estratégias foram implementadas utilizando-se de Máquina de Estados Finitos, Comportamentos de Direção, Grafos, Algoritmo de Busca de Menor Caminho. Os jogadores automatizados devem agir simulando o comportamento de jogadores humanos a fim de que o jogo se torne mais competitivo, e equilibrado na sua dificuldade.Submitted by Ruthlea Nascimento (ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2016-05-10T17:53:21Z No. of bitstreams: 1 2015_BrunoRodriguesdeAndrade.pdf: 3893523 bytes, checksum: 31f56e3a6cb0b945d4be8bd2ae0e4149 (MD5)Approved for entry into archive by Ruthlea Nascimento(ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2016-07-04T19:10:53Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2015_BrunoRodriguesdeAndrade.pdf: 3893523 bytes, checksum: 31f56e3a6cb0b945d4be8bd2ae0e4149 (MD5)Made available in DSpace on 2016-07-04T19:10:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015_BrunoRodriguesdeAndrade.pdf: 3893523 bytes, checksum: 31f56e3a6cb0b945d4be8bd2ae0e4149 (MD5)The study of autonomous agents has been widely discussed the emergence of electronic games around the world. Several scientists and scholars have made efforts to set a properly Artificial Inteligence of autonomous players in different contexts and games. This paper describes a proposal to develop automated agents for the game Lost Gems (developed by Bruno Rodrigues, Luís Rezende, Felipe Perius, Henrique Prudêncio and Thamara Gabriella for the iOS plataform). These agents have a number of pre-programmed behaviors: scroll the map, shoot in enemies, capture an object in the enemy base, among others. These strategies was implemented using Finite State Machine, Steering Behaviours, graphs, Shortest Path Algorithm. Automated players should act simulating the behavior of human players in order that the game becomes more competitive and balanced in its difficulty.Jogos eletrônicosJogadores automatizadosDesenvolvimento de jogadores automatizados utilizando máquina de estados, comportamentos de direção e algoritmos de busca em grafosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2016-07-04T19:10:53Z2016-07-04T19:10:53Z2016-07-04T19:10:53Z2015info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2015_BrunoRodriguesdeAndrade.pdf2015_BrunoRodriguesdeAndrade.pdfapplication/pdf3893523http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/13541/1/2015_BrunoRodriguesdeAndrade.pdf31f56e3a6cb0b945d4be8bd2ae0e4149MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/13541/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/13541/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream23148http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/13541/4/license_rdf9da0b6dfac957114c6a7714714b86306MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1859http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/13541/5/license.txta83775e1ad3c5954c60c38f0a9f3da2dMD5510483/135412016-07-04 16:10:53.602oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712016-07-04T19:10:53Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
Desenvolvimento de jogadores automatizados utilizando máquina de estados, comportamentos de direção e algoritmos de busca em grafos |
title |
Desenvolvimento de jogadores automatizados utilizando máquina de estados, comportamentos de direção e algoritmos de busca em grafos |
spellingShingle |
Desenvolvimento de jogadores automatizados utilizando máquina de estados, comportamentos de direção e algoritmos de busca em grafos Andrade, Bruno Rodrigues de Jogos eletrônicos Jogadores automatizados |
title_short |
Desenvolvimento de jogadores automatizados utilizando máquina de estados, comportamentos de direção e algoritmos de busca em grafos |
title_full |
Desenvolvimento de jogadores automatizados utilizando máquina de estados, comportamentos de direção e algoritmos de busca em grafos |
title_fullStr |
Desenvolvimento de jogadores automatizados utilizando máquina de estados, comportamentos de direção e algoritmos de busca em grafos |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento de jogadores automatizados utilizando máquina de estados, comportamentos de direção e algoritmos de busca em grafos |
title_sort |
Desenvolvimento de jogadores automatizados utilizando máquina de estados, comportamentos de direção e algoritmos de busca em grafos |
author |
Andrade, Bruno Rodrigues de |
author_facet |
Andrade, Bruno Rodrigues de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisorco.none.fl_str_mv |
Serrano, Maurício |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, Bruno Rodrigues de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Serrano, Milene |
contributor_str_mv |
Serrano, Milene |
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv |
Jogos eletrônicos Jogadores automatizados |
topic |
Jogos eletrônicos Jogadores automatizados |
description |
Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Curso de Engenharia de Software, 2015. |
publishDate |
2015 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-07-04T19:10:53Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-07-04T19:10:53Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-07-04T19:10:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ANDRADE, Bruno Rodrigues de. Desenvolvimento de jogadores automatizados utilizando máquina de estados, comportamentos de direção e algoritmos de busca em grafos. 2015. 147 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia de Software)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/handle/10483/13541 |
identifier_str_mv |
ANDRADE, Bruno Rodrigues de. Desenvolvimento de jogadores automatizados utilizando máquina de estados, comportamentos de direção e algoritmos de busca em grafos. 2015. 147 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia de Software)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
url |
http://bdm.unb.br/handle/10483/13541 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/13541/1/2015_BrunoRodriguesdeAndrade.pdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/13541/2/license_url http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/13541/3/license_text http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/13541/4/license_rdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/13541/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
31f56e3a6cb0b945d4be8bd2ae0e4149 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 a83775e1ad3c5954c60c38f0a9f3da2d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1801492992246153216 |