Status : publicitário : uma análise de semelhanças entre discursos da publicidade impressa e de usuários do Facebook
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/11748 |
Resumo: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade, 2015. |
id |
UNB-2_dc5d37830276d3b14eb193977a750755 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/11748 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Guimarães, Yago ArantesFormiga Sobrinho, Asdrúbal BorgesGUIMARÃES, Yago Arantes. Status: publicitário: uma análise de semelhanças entre discursos da publicidade impressa e de usuários do Facebook. 2015. 99 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.http://bdm.unb.br/handle/10483/11748Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade, 2015.O presente estudo propõe-se a apontar possíveis semelhanças entre elementos presentes nos textos postados por usuários comuns do Facebook, em suas páginas pessoais, e alguns artifícios persuasivos presentes em textos publicitários tidos como criativos. Na intenção de se atingir esse objetivo, propõe-se uma análise comparativa, coletando anúncios publicitários presentes nos anuários do Clube de Criação de São Paulo entre os anos de 1996 e 2012, e postagens pessoais de quatro usuários do Facebook, entre os anos de 2011 e 2015. O resultado foi um estudo que dissecou cada etapa do discurso publicitário tido como criativo, a fim de descobrir do que ele é composto, e abordou o processo evolutivo dos dois objetos, analisando a função da persuasão em cada um, esperando-se que, a partir disso, pudéssemos afirmar que o caráter persuasivo do discurso publicitário seria empregado também, mesmo que inconscientemente, por usuários do Facebook.Submitted by Ruthlea Nascimento (ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2015-11-27T15:46:11Z No. of bitstreams: 1 2015_YagoArantesGuimaraes.pdf: 10369886 bytes, checksum: 9290e31b29c5f091e9a38aaeaca108aa (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2016-01-28T13:31:03Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2015_YagoArantesGuimaraes.pdf: 10369886 bytes, checksum: 9290e31b29c5f091e9a38aaeaca108aa (MD5)Made available in DSpace on 2016-01-28T13:31:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015_YagoArantesGuimaraes.pdf: 10369886 bytes, checksum: 9290e31b29c5f091e9a38aaeaca108aa (MD5)This study proposes itself to identify possible similarities amongst the elements of the texts, which were posted by common Facebook users, in their private pages, and some persuasive tools of the advertising texts considered creative. In order to accomplish this goal, a comparative analysis is proposed, by collecting ads of São Paulo’s Creative Club yearbooks between the 1996 and 2012 and four Facebook users private posts made between 2011 and 2015. To get there, we based ourselves mostly in Carrascoza. The result was a study that has dissected each part of the advertising speech considered creative, in order to discover what is it made of, and that approached the evolution process of both objects, analyzing the persuasion role in each one of them, hoping that, by that, we can determine if the advertising speech is, even if unconsciously, being appropriated by Facebook users.PublicidadeFacebook (Rede social on-line)Internet na publicidadeStatus : publicitário : uma análise de semelhanças entre discursos da publicidade impressa e de usuários do Facebookinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2016-01-28T13:31:03Z2016-01-28T13:31:03Z2016-01-28T13:31:03Z2015-06info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2015_YagoArantesGuimaraes.pdf2015_YagoArantesGuimaraes.pdfapplication/pdf10369886http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11748/1/2015_YagoArantesGuimaraes.pdf9290e31b29c5f091e9a38aaeaca108aaMD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain43http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11748/2/license_url321f3992dd3875151d8801b773ab32edMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11748/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream19874http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11748/4/license_rdf38cb62ef53e6f513db2fb7e337df6485MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1859http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11748/5/license.txt397ab3c0565dae3c7a77cf12da0000d0MD5510483/117482017-04-12 11:15:41.346oai:bdm.unb.br:10483/11748TGljZW5zZSBncmFudGVkIGJ5IFJ1dGhsZWEgTmFzY2ltZW50byAocnV0aGxlYS5uYXNjaW1lbnRvQGdtYWlsLmNvbSkgb24gMjAxNS0xMS0yN1QxNTo0NjoxMVogKEdNVCk6CgrDiSBuZWNlc3PDoXJpbyBjb25jb3JkYXIgY29tIGEgbGljZW7Dp2EgZGUgZGlzdHJpYnVpw6fDo28gbsOjby1leGNsdXNpdmEsCmFudGVzIHF1ZSBvIGRvY3VtZW50byBwb3NzYSBhcGFyZWNlciBubyBSZXBvc2l0w7NyaW8uIFBvciBmYXZvciwgbGVpYSBhCmxpY2Vuw6dhIGF0ZW50YW1lbnRlLiBDYXNvIG5lY2Vzc2l0ZSBkZSBhbGd1bSBlc2NsYXJlY2ltZW50byBlbnRyZSBlbQpjb250YXRvIGF0cmF2w6lzIGRlOiBiZG1AYmNlLnVuYi5iciBvdSAzMTA3LTI2ODcuCgpMSUNFTsOHQSBERSBESVNUUklCVUnDh8ODTyBOw4NPLUVYQ0xVU0lWQQoKQW8gYXNzaW5hciBlIGVudHJlZ2FyIGVzdGEgbGljZW7Dp2EsIG8vYSBTci4vU3JhLiAoYXV0b3Igb3UgZGV0ZW50b3IgZG9zCmRpcmVpdG9zIGRlIGF1dG9yKToKCmEpIENvbmNlZGUgw6AgVW5pdmVyc2lkYWRlIGRlIEJyYXPDrWxpYSBvIGRpcmVpdG8gbsOjby1leGNsdXNpdm8gZGUKcmVwcm9kdXppciwgY29udmVydGVyIChjb21vIGRlZmluaWRvIGFiYWl4byksIGNvbXVuaWNhciBlL291CmRpc3RyaWJ1aXIgbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUgKGluY2x1aW5kbyBvIHJlc3Vtby9hYnN0cmFjdCkgZW0KZm9ybWF0byBkaWdpdGFsIG91IGltcHJlc3NvIGUgZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpby4KCmIpIERlY2xhcmEgcXVlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIMOpIHNldSB0cmFiYWxobyBvcmlnaW5hbCwgZSBxdWUKZGV0w6ltIG8gZGlyZWl0byBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gRGVjbGFyYQp0YW1iw6ltIHF1ZSBhIGVudHJlZ2EgZG8gZG9jdW1lbnRvIG7Do28gaW5mcmluZ2UsIHRhbnRvIHF1YW50byBsaGUgw6kKcG9zc8OtdmVsIHNhYmVyLCBvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBxdWFscXVlciBvdXRyYSBwZXNzb2Egb3UgZW50aWRhZGUuCgpjKSBTZSBvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSBjb250w6ltIG1hdGVyaWFsIGRvIHF1YWwgbsOjbyBkZXTDqW0gb3MKZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IsIGRlY2xhcmEgcXVlIG9idGV2ZSBhdXRvcml6YcOnw6NvIGRvIGRldGVudG9yIGRvcwpkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvciBwYXJhIGNvbmNlZGVyIMOgIFVuaXZlcnNpZGFkZSBkZSBCcmFzw61saWEgb3MgZGlyZWl0b3MKcmVxdWVyaWRvcyBwb3IgZXN0YSBsaWNlbsOnYSwgZSBxdWUgZXNzZSBtYXRlcmlhbCBjdWpvcyBkaXJlaXRvcyBzw6NvIGRlCnRlcmNlaXJvcyBlc3TDoSBjbGFyYW1lbnRlIGlkZW50aWZpY2FkbyBlIHJlY29uaGVjaWRvIG5vIHRleHRvIG91CmNvbnRlw7pkbyBkbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUuCgpTZSBvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSDDqSBiYXNlYWRvIGVtIHRyYWJhbGhvIGZpbmFuY2lhZG8gb3UgYXBvaWFkbwpwb3Igb3V0cmEgaW5zdGl0dWnDp8OjbyBxdWUgbsOjbyBhIFVuaXZlcnNpZGFkZSBkZSBCcmFzw61saWEsIGRlY2xhcmEgcXVlCmN1bXByaXUgcXVhaXNxdWVyIG9icmlnYcOnw7VlcyBleGlnaWRhcyBwZWxvIHJlc3BlY3Rpdm8gY29udHJhdG8gb3UKYWNvcmRvLgoKQSBVbml2ZXJzaWRhZGUgZGUgQnJhc8OtbGlhIGlkZW50aWZpY2Fyw6EgY2xhcmFtZW50ZSBvKHMpIHNldSAocykgbm9tZSAocykKY29tbyBvIChzKSBhdXRvciAoZXMpIG91IGRldGVudG9yIChlcykgZG9zIGRpcmVpdG9zIGRvIGRvY3VtZW50bwplbnRyZWd1ZSwgZSBuw6NvIGZhcsOhIHF1YWxxdWVyIGFsdGVyYcOnw6NvLCBwYXJhIGFsw6ltIGRhcyBwZXJtaXRpZGFzIHBvcgplc3RhIGxpY2Vuw6dhLgo=Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712017-04-12T14:15:41Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
Status : publicitário : uma análise de semelhanças entre discursos da publicidade impressa e de usuários do Facebook |
title |
Status : publicitário : uma análise de semelhanças entre discursos da publicidade impressa e de usuários do Facebook |
spellingShingle |
Status : publicitário : uma análise de semelhanças entre discursos da publicidade impressa e de usuários do Facebook Guimarães, Yago Arantes Publicidade Facebook (Rede social on-line) Internet na publicidade |
title_short |
Status : publicitário : uma análise de semelhanças entre discursos da publicidade impressa e de usuários do Facebook |
title_full |
Status : publicitário : uma análise de semelhanças entre discursos da publicidade impressa e de usuários do Facebook |
title_fullStr |
Status : publicitário : uma análise de semelhanças entre discursos da publicidade impressa e de usuários do Facebook |
title_full_unstemmed |
Status : publicitário : uma análise de semelhanças entre discursos da publicidade impressa e de usuários do Facebook |
title_sort |
Status : publicitário : uma análise de semelhanças entre discursos da publicidade impressa e de usuários do Facebook |
author |
Guimarães, Yago Arantes |
author_facet |
Guimarães, Yago Arantes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guimarães, Yago Arantes |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Formiga Sobrinho, Asdrúbal Borges |
contributor_str_mv |
Formiga Sobrinho, Asdrúbal Borges |
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv |
Publicidade Facebook (Rede social on-line) Internet na publicidade |
topic |
Publicidade Facebook (Rede social on-line) Internet na publicidade |
description |
Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade, 2015. |
publishDate |
2015 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2015-06 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-01-28T13:31:03Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-01-28T13:31:03Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-01-28T13:31:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
GUIMARÃES, Yago Arantes. Status: publicitário: uma análise de semelhanças entre discursos da publicidade impressa e de usuários do Facebook. 2015. 99 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/handle/10483/11748 |
identifier_str_mv |
GUIMARÃES, Yago Arantes. Status: publicitário: uma análise de semelhanças entre discursos da publicidade impressa e de usuários do Facebook. 2015. 99 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
url |
http://bdm.unb.br/handle/10483/11748 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11748/1/2015_YagoArantesGuimaraes.pdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11748/2/license_url http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11748/3/license_text http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11748/4/license_rdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11748/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9290e31b29c5f091e9a38aaeaca108aa 321f3992dd3875151d8801b773ab32ed d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 38cb62ef53e6f513db2fb7e337df6485 397ab3c0565dae3c7a77cf12da0000d0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1813907858321833984 |