Status : publicitário : uma análise de semelhanças entre discursos da publicidade impressa e de usuários do Facebook

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Yago Arantes
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/11748
Resumo: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade, 2015.
id UNB-2_dc5d37830276d3b14eb193977a750755
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/11748
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Guimarães, Yago ArantesFormiga Sobrinho, Asdrúbal BorgesGUIMARÃES, Yago Arantes. Status: publicitário: uma análise de semelhanças entre discursos da publicidade impressa e de usuários do Facebook. 2015. 99 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.http://bdm.unb.br/handle/10483/11748Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade, 2015.O presente estudo propõe-se a apontar possíveis semelhanças entre elementos presentes nos textos postados por usuários comuns do Facebook, em suas páginas pessoais, e alguns artifícios persuasivos presentes em textos publicitários tidos como criativos. Na intenção de se atingir esse objetivo, propõe-se uma análise comparativa, coletando anúncios publicitários presentes nos anuários do Clube de Criação de São Paulo entre os anos de 1996 e 2012, e postagens pessoais de quatro usuários do Facebook, entre os anos de 2011 e 2015. O resultado foi um estudo que dissecou cada etapa do discurso publicitário tido como criativo, a fim de descobrir do que ele é composto, e abordou o processo evolutivo dos dois objetos, analisando a função da persuasão em cada um, esperando-se que, a partir disso, pudéssemos afirmar que o caráter persuasivo do discurso publicitário seria empregado também, mesmo que inconscientemente, por usuários do Facebook.Submitted by Ruthlea Nascimento (ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2015-11-27T15:46:11Z No. of bitstreams: 1 2015_YagoArantesGuimaraes.pdf: 10369886 bytes, checksum: 9290e31b29c5f091e9a38aaeaca108aa (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2016-01-28T13:31:03Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2015_YagoArantesGuimaraes.pdf: 10369886 bytes, checksum: 9290e31b29c5f091e9a38aaeaca108aa (MD5)Made available in DSpace on 2016-01-28T13:31:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015_YagoArantesGuimaraes.pdf: 10369886 bytes, checksum: 9290e31b29c5f091e9a38aaeaca108aa (MD5)This study proposes itself to identify possible similarities amongst the elements of the texts, which were posted by common Facebook users, in their private pages, and some persuasive tools of the advertising texts considered creative. In order to accomplish this goal, a comparative analysis is proposed, by collecting ads of São Paulo’s Creative Club yearbooks between the 1996 and 2012 and four Facebook users private posts made between 2011 and 2015. To get there, we based ourselves mostly in Carrascoza. The result was a study that has dissected each part of the advertising speech considered creative, in order to discover what is it made of, and that approached the evolution process of both objects, analyzing the persuasion role in each one of them, hoping that, by that, we can determine if the advertising speech is, even if unconsciously, being appropriated by Facebook users.PublicidadeFacebook (Rede social on-line)Internet na publicidadeStatus : publicitário : uma análise de semelhanças entre discursos da publicidade impressa e de usuários do Facebookinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2016-01-28T13:31:03Z2016-01-28T13:31:03Z2016-01-28T13:31:03Z2015-06info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2015_YagoArantesGuimaraes.pdf2015_YagoArantesGuimaraes.pdfapplication/pdf10369886http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11748/1/2015_YagoArantesGuimaraes.pdf9290e31b29c5f091e9a38aaeaca108aaMD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain43http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11748/2/license_url321f3992dd3875151d8801b773ab32edMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11748/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream19874http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11748/4/license_rdf38cb62ef53e6f513db2fb7e337df6485MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1859http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11748/5/license.txt397ab3c0565dae3c7a77cf12da0000d0MD5510483/117482017-04-12 11:15:41.346oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712017-04-12T14:15:41Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv Status : publicitário : uma análise de semelhanças entre discursos da publicidade impressa e de usuários do Facebook
title Status : publicitário : uma análise de semelhanças entre discursos da publicidade impressa e de usuários do Facebook
spellingShingle Status : publicitário : uma análise de semelhanças entre discursos da publicidade impressa e de usuários do Facebook
Guimarães, Yago Arantes
Publicidade
Facebook (Rede social on-line)
Internet na publicidade
title_short Status : publicitário : uma análise de semelhanças entre discursos da publicidade impressa e de usuários do Facebook
title_full Status : publicitário : uma análise de semelhanças entre discursos da publicidade impressa e de usuários do Facebook
title_fullStr Status : publicitário : uma análise de semelhanças entre discursos da publicidade impressa e de usuários do Facebook
title_full_unstemmed Status : publicitário : uma análise de semelhanças entre discursos da publicidade impressa e de usuários do Facebook
title_sort Status : publicitário : uma análise de semelhanças entre discursos da publicidade impressa e de usuários do Facebook
author Guimarães, Yago Arantes
author_facet Guimarães, Yago Arantes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães, Yago Arantes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Formiga Sobrinho, Asdrúbal Borges
contributor_str_mv Formiga Sobrinho, Asdrúbal Borges
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Publicidade
Facebook (Rede social on-line)
Internet na publicidade
topic Publicidade
Facebook (Rede social on-line)
Internet na publicidade
description Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade, 2015.
publishDate 2015
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2015-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-01-28T13:31:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-01-28T13:31:03Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-01-28T13:31:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv GUIMARÃES, Yago Arantes. Status: publicitário: uma análise de semelhanças entre discursos da publicidade impressa e de usuários do Facebook. 2015. 99 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/11748
identifier_str_mv GUIMARÃES, Yago Arantes. Status: publicitário: uma análise de semelhanças entre discursos da publicidade impressa e de usuários do Facebook. 2015. 99 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/11748
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11748/1/2015_YagoArantesGuimaraes.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11748/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11748/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11748/4/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11748/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 9290e31b29c5f091e9a38aaeaca108aa
321f3992dd3875151d8801b773ab32ed
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
38cb62ef53e6f513db2fb7e337df6485
397ab3c0565dae3c7a77cf12da0000d0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801492975773024256