Yu gonplei nou ste odon : uma análise da personagem Lexa de “The 100”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/19977 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade, Habilitação em Publicidade e Propaganda, 2017. |
id |
UNB-2_e13e89f5d43de2b15f8ce7c2e8e88a06 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/19977 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Andrade, Bárbara Kelly Leão Coelho Dias deVianna, Bruna Cecilia Serafini ChanMachado, Liliane Maria MacedoANDRADE, Bárbara Kelly Leão Coelho Dias de; VIANNA, Bruna Cecilia Serafini Chan. Yu gonplei nou ste odon: uma análise da personagem Lexa de “The 100”. 2017. 77 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.http://bdm.unb.br/handle/10483/19977Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade, Habilitação em Publicidade e Propaganda, 2017.Esta monografia se propõe a analisar a personagem Lexa do seriado the 100 , produzida pela The CW. A personagem foi introduzida na segunda temporada do programa, tornando-se popular entre os fãs, rapidamente. Durante a temporada, a personagem revelou ser homossexual, o que atraiu a atenção do público LGBT, que passou a acompanhar e a se envolver com a história. Na temporada seguinte, no entanto, a personagem foi morta de forma polêmica, gerando grande revolta dos fãs e levantando questões sobre representatividade no meio audiovisual. Dessa forma, foi decidido estudar a construção da personagem, analisando elementos narrativos e técnicos observados em suas cenas, para discutir a possível reprodução de tropos narrativos negativos, apesar de uma apresentação inicial, aparentemente, positiva. O método utilizado para desenvolver o projeto foi a Análise de Conteúdo, como proposta por Laurence Bardin. Foi feita a decupagem de todas as cenas de Lexa presentes em 15 episódios do seriado, a partir das quais foram escolhidos três categorias para auxiliar na análise, a saber: a caracterização da personagem, sua relação com Clarke e sua morte. Após a exploração do material, concluiu-se que as duas hipóteses apresentadas durante a pré análise estavam corretas, de forma que a representação de Lexa reproduz, de fato, alguns tropos danosos. Deve-se, portanto, ter maior cuidado ao se produzir narrativas sobre minorias sociais e estimular a presença destas mesmas minorias nas áreas de criação e produção de conteúdo audiovisual.Submitted by Caroline Botelho Teixeira (carolineteixeira@bce.unb.br) on 2018-03-08T12:02:52Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_BarbaraKellyLeaoCoelhoDiasdeAndrade_BrunaCeciliaSerafiniChanVianna.pdf: 1724293 bytes, checksum: c0b04794f2094c4eb7f776b585d78ca7 (MD5)Approved for entry into archive by Ruthlea Nascimento (ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2018-04-23T14:20:39Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_BarbaraKellyLeaoCoelhoDiasdeAndrade_BrunaCeciliaSerafiniChanVianna.pdf: 1724293 bytes, checksum: c0b04794f2094c4eb7f776b585d78ca7 (MD5)Made available in DSpace on 2018-04-23T14:20:39Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_BarbaraKellyLeaoCoelhoDiasdeAndrade_BrunaCeciliaSerafiniChanVianna.pdf: 1724293 bytes, checksum: c0b04794f2094c4eb7f776b585d78ca7 (MD5)This monograph is proposed to analyse the character Lexa from the TV series The 100 produced by The CW. The character was introduced on the second season of the show, quickly becoming popular among the fans. During some point in this season the character revealed to be homossexual. That drew attention of the LGBT public who started to involve with the story. On the following season however the character was killed in a polemic way causing the fans to revolt but also bringing questions about representation in the audio-visual way. It was decided to study the construction of the character based on narrative and technical elements present in her scenes to discuss the possible reproduction of hurtful narrative tropes even though it had an initial positive presentation. The used method to develop the project was Content Analysis, proposed by Laurence Bardin. A decoupage of all Lexa’s scenes in 13 episodes was made, which from three categories to help de analysis were chosen. They were: the characterization of the character, her relationship with Clarke and her death. After the exploit of the material it was concluded that both presented hypothesis were correct, meaning that Lexa’s representation reproduces indeed hurtful tropes. Therefore, the narratives about social minorities should be produced more carefully and the presence of these minorities in writing and producing areas of audio-visual should be stimulated.RepresentatividadeFeminismoLesbianismoTelevisão - seriadosComunidade LGBTAnálise de conteúdo (Comunicação)Yu gonplei nou ste odon : uma análise da personagem Lexa de “The 100”info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2018-04-23T14:20:39Z2018-04-23T14:20:39Z2017-12-06info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2017_BarbaraKellyLeaoCoelhoDiasdeAndrade_BrunaCeciliaSerafiniChanVianna.pdf2017_BarbaraKellyLeaoCoelhoDiasdeAndrade_BrunaCeciliaSerafiniChanVianna.pdfapplication/pdf1724293http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19977/1/2017_BarbaraKellyLeaoCoelhoDiasdeAndrade_BrunaCeciliaSerafiniChanVianna.pdfc0b04794f2094c4eb7f776b585d78ca7MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19977/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19977/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19977/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19977/5/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD5510483/199772018-04-23 11:20:39.925oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712018-04-23T14:20:39Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Yu gonplei nou ste odon : uma análise da personagem Lexa de “The 100” |
title |
Yu gonplei nou ste odon : uma análise da personagem Lexa de “The 100” |
spellingShingle |
Yu gonplei nou ste odon : uma análise da personagem Lexa de “The 100” Andrade, Bárbara Kelly Leão Coelho Dias de Representatividade Feminismo Lesbianismo Televisão - seriados Comunidade LGBT Análise de conteúdo (Comunicação) |
title_short |
Yu gonplei nou ste odon : uma análise da personagem Lexa de “The 100” |
title_full |
Yu gonplei nou ste odon : uma análise da personagem Lexa de “The 100” |
title_fullStr |
Yu gonplei nou ste odon : uma análise da personagem Lexa de “The 100” |
title_full_unstemmed |
Yu gonplei nou ste odon : uma análise da personagem Lexa de “The 100” |
title_sort |
Yu gonplei nou ste odon : uma análise da personagem Lexa de “The 100” |
author |
Andrade, Bárbara Kelly Leão Coelho Dias de |
author_facet |
Andrade, Bárbara Kelly Leão Coelho Dias de Vianna, Bruna Cecilia Serafini Chan |
author_role |
author |
author2 |
Vianna, Bruna Cecilia Serafini Chan |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, Bárbara Kelly Leão Coelho Dias de Vianna, Bruna Cecilia Serafini Chan |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Machado, Liliane Maria Macedo |
contributor_str_mv |
Machado, Liliane Maria Macedo |
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv |
Representatividade Feminismo Lesbianismo Televisão - seriados Comunidade LGBT Análise de conteúdo (Comunicação) |
topic |
Representatividade Feminismo Lesbianismo Televisão - seriados Comunidade LGBT Análise de conteúdo (Comunicação) |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade, Habilitação em Publicidade e Propaganda, 2017. |
publishDate |
2017 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2017-12-06 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-04-23T14:20:39Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-04-23T14:20:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ANDRADE, Bárbara Kelly Leão Coelho Dias de; VIANNA, Bruna Cecilia Serafini Chan. Yu gonplei nou ste odon: uma análise da personagem Lexa de “The 100”. 2017. 77 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/handle/10483/19977 |
identifier_str_mv |
ANDRADE, Bárbara Kelly Leão Coelho Dias de; VIANNA, Bruna Cecilia Serafini Chan. Yu gonplei nou ste odon: uma análise da personagem Lexa de “The 100”. 2017. 77 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
url |
http://bdm.unb.br/handle/10483/19977 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19977/1/2017_BarbaraKellyLeaoCoelhoDiasdeAndrade_BrunaCeciliaSerafiniChanVianna.pdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19977/2/license_url http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19977/3/license_text http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19977/4/license_rdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19977/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c0b04794f2094c4eb7f776b585d78ca7 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 21554873e56ad8ddc69c092699b98f95 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1813907952201891840 |