A influência da cultura na percepção do consumidor : os produtos da marca Casino na França e no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/15109 |
Resumo: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Comunicação Social –Comunicação Organizacional, 2016. |
id |
UNB-2_e174cca72d75cd20c3b784e63bd72030 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/15109 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Luz, MarianaDantas, Edmundo BrandãoLUZ, Mariana. A influência da cultura na percepção do consumidor: os produtos da marca Casino na França e no Brasil. 2016. 129 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.http://bdm.unb.br/handle/10483/15109Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Comunicação Social –Comunicação Organizacional, 2016.Esta pesquisa teve como objetivo analisar a influência da cultura na percepção do consumidor em relação aos produtos da marca Casino, uma empresa francesa de varejo que chegou ao Brasil em 2005. Para isto, foram analisadas e comparadas as atitudes e comportamentos do consumidor brasileiro e francês em relação aos mesmos produtos da marca, com o intuito de definir qual o nível de influência da cultura de cada país na percepção destes consumidores em relação à qualidade, utilização e relevância dos produtos Casino. Esta análise foi desenvolvida por meio de entrevistas em profundidade com especialistas para melhor entendimento do cenário em que a pesquisa se insere e de aplicação de questionários com os consumidores brasileiros e franceses, para a compreensão de como enxergam os produtos e a marca Casino, identificando se a cultura influencia estes pensamentos. Além disso, para fundamentar este trabalho, foi feita uma pesquisa bibliográfica nas áreas do consumo e da relação cultural, incluindo conceitos como: Efeito país de origem, Cultura, Consumo, Varejo, Mercado Global, Percepção e Imagem.Submitted by Aline Almeida (alinealmeida@bce.unb.br) on 2016-10-14T16:30:54Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2016_MarianaLuz_tcc.pdf: 8513644 bytes, checksum: 14e531df63344652f880cea5bad32ec0 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2016-11-03T13:45:50Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2016_MarianaLuz_tcc.pdf: 8513644 bytes, checksum: 14e531df63344652f880cea5bad32ec0 (MD5)Made available in DSpace on 2016-11-03T13:45:50Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2016_MarianaLuz_tcc.pdf: 8513644 bytes, checksum: 14e531df63344652f880cea5bad32ec0 (MD5)This research aims to analyse the influence of culture on the consumer’s perception in relation to the Casino brand’s products. Casino is a French retail company that arrived in Brazil in 2005. With this in mind, the attitudes and the behaviour of the Brazilian and French consumers will be analysed and compared, with the same products of this brand, in order to define the level of influence of the culture of each country in the perception of consumers regarding the quality, usage and relevance of Casino products. This analysis will be developed through in-depth interviews with experts to better understand the scenario in which the research is developed and with Brazilian and French consumers, to understand how they see the products and the Casino brand, identifying to which level culture influences these thoughts. In addition, to support this work, a literature search will be made in the areas of consumption and cultural relations, including concepts such as country of origin effect, Culture, Consumer, Retail, Global Markets, perception and image.Cette recherche vise à analyser l'influence de la culture sur la perception des consommateurs par rapport aux produits de la marque Casino, une entreprise française de vente au rétail qui est arrivé au Brésil en 2005. Pour cela, se seront analysés et comparés les attitudes et le comportement du consommateur brésilien et français pour les mêmes produits de la marque, afin de définir le niveau d'influence de la culture de chaque pays dans la perception des consommateurs quant à la qualité, l'utilisation et la pertinence des produits Casino. Cette analyse sera développée grâce à des entretiens approfondis avec des experts afin de mieux comprendre le scénario dans lequel la recherche fait partie et avec les consommateurs brésiliens et français, pour mieux comprendre comment ils voient les produits et la marque Casino, et identifier comment la culture influence ces pensées. En plus, pour soutenir ce travail, une recherche documentaire sera faite dans les domaines de la consommation et de relations culturelles, y compris les concepts tels que l'effet pays d’origine, la culture, les consommateurs, le commerce global, la perception et l'image.MarketingComportamento do consumidorMarca de produtosA influência da cultura na percepção do consumidor : os produtos da marca Casino na França e no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2016-11-03T13:45:50Z2016-11-03T13:45:50Z2016-06info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2016_MarianaLuz_tcc.pdf2016_MarianaLuz_tcc.pdfapplication/pdf8513644http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/15109/1/2016_MarianaLuz_tcc.pdf14e531df63344652f880cea5bad32ec0MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain46http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/15109/2/license_url587cd8ffae15c8598ed3c46d248a3f38MD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/15109/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/15109/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1758http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/15109/5/license.txt48fee5d355e169b5219b5efc5a9ad174MD5510483/151092016-11-03 11:45:50.619oai:bdm.unb.br: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 Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712016-11-03T13:45:50Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A influência da cultura na percepção do consumidor : os produtos da marca Casino na França e no Brasil |
title |
A influência da cultura na percepção do consumidor : os produtos da marca Casino na França e no Brasil |
spellingShingle |
A influência da cultura na percepção do consumidor : os produtos da marca Casino na França e no Brasil Luz, Mariana Marketing Comportamento do consumidor Marca de produtos |
title_short |
A influência da cultura na percepção do consumidor : os produtos da marca Casino na França e no Brasil |
title_full |
A influência da cultura na percepção do consumidor : os produtos da marca Casino na França e no Brasil |
title_fullStr |
A influência da cultura na percepção do consumidor : os produtos da marca Casino na França e no Brasil |
title_full_unstemmed |
A influência da cultura na percepção do consumidor : os produtos da marca Casino na França e no Brasil |
title_sort |
A influência da cultura na percepção do consumidor : os produtos da marca Casino na França e no Brasil |
author |
Luz, Mariana |
author_facet |
Luz, Mariana |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Luz, Mariana |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Dantas, Edmundo Brandão |
contributor_str_mv |
Dantas, Edmundo Brandão |
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv |
Marketing Comportamento do consumidor Marca de produtos |
topic |
Marketing Comportamento do consumidor Marca de produtos |
description |
Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Comunicação Social –Comunicação Organizacional, 2016. |
publishDate |
2016 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2016-06 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-11-03T13:45:50Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-11-03T13:45:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
LUZ, Mariana. A influência da cultura na percepção do consumidor: os produtos da marca Casino na França e no Brasil. 2016. 129 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/handle/10483/15109 |
identifier_str_mv |
LUZ, Mariana. A influência da cultura na percepção do consumidor: os produtos da marca Casino na França e no Brasil. 2016. 129 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
url |
http://bdm.unb.br/handle/10483/15109 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/15109/1/2016_MarianaLuz_tcc.pdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/15109/2/license_url http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/15109/3/license_text http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/15109/4/license_rdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/15109/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
14e531df63344652f880cea5bad32ec0 587cd8ffae15c8598ed3c46d248a3f38 d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 48fee5d355e169b5219b5efc5a9ad174 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1813907900381265920 |