Comunicação e sustentabilidade : estratégia de marketing ou mudança de paradigma?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/11529 |
Resumo: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação Social, Comunicação Organizacional, 2015. |
id |
UNB-2_e697254193cc267f893bba1ca6590c78 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/11529 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Vieira, Marcus Campos da SilvaVidal, Delcia Maria de MattosVIEIRA, Marcus Campos da Silva. Comunicação e sustentabilidade: estratégia de marketing ou mudança de paradigma? 2015. 50 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.http://bdm.unb.br/handle/10483/11529Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação Social, Comunicação Organizacional, 2015.A sustentabilidade vem ganhando visibilidade no âmbito social e mercadológico, passando a ser um fator de competitividade das organizações. Muitas delas se apropriam do discurso sobre esse assunto visando um ganho positivo em sua imagem e reputação, divulgando suas ações em prol da sustentabilidade, fazendo campanhas e promoções, promovendo engajamento do público ou articulando-se com outras instituições. Este trabalho analisou como as organizações se apropriam do discurso sustentável para obter ganho de imagem, procurando saber se o discurso vem sempre associado a outras ações nesse sentido e que outras ações são essas. Para isso foram pesquisados conceitos de sustentabilidade, imagem e reputação organizacional. Com base nesses conceitos, foram analisados casos de organizações que fazem uso do caráter sustentável em seu posicionamento de mercado. A campanha “Disputa de Casas” promovida pela Brastemp e Finish, o Relatório de Responsabilidade Corporativa 2013 da ArcellorMital, ambos premiados pela ABAP, e o Instituto C&A são os casos analisados no trabalho. De acordo com as análises, percebe-se que comunicação e sustentabilidade se relacionam de diversas maneiras, cada uma ao seu modo.Submitted by Ruthlea Nascimento (ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2015-12-01T19:38:50Z No. of bitstreams: 1 2015_MarcusCamposdaSilvaVieira.pdf: 2575952 bytes, checksum: f63e9455d6a2e484904b15255aea5b94 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2015-12-04T12:08:49Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2015_MarcusCamposdaSilvaVieira.pdf: 2575952 bytes, checksum: f63e9455d6a2e484904b15255aea5b94 (MD5)Made available in DSpace on 2015-12-04T12:08:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015_MarcusCamposdaSilvaVieira.pdf: 2575952 bytes, checksum: f63e9455d6a2e484904b15255aea5b94 (MD5)SustentabilidadeComunicação nas organizaçõesResponsabilidade social da empresaComunicação e sustentabilidade : estratégia de marketing ou mudança de paradigma?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2015-12-04T12:08:49Z2015-12-04T12:08:49Z2015-12-04T12:08:49Z2015-06info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2015_MarcusCamposdaSilvaVieira.pdf2015_MarcusCamposdaSilvaVieira.pdfapplication/pdf2575952http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11529/1/2015_MarcusCamposdaSilvaVieira.pdff63e9455d6a2e484904b15255aea5b94MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain46http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11529/2/license_url587cd8ffae15c8598ed3c46d248a3f38MD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11529/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream21267http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11529/4/license_rdf73e23c2acaaf13389e092bd813e3223dMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1859http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11529/5/license.txt2e3d295932de1c87b944189ecc424241MD5510483/115292015-12-04 10:08:49.959oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712015-12-04T12:08:49Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
Comunicação e sustentabilidade : estratégia de marketing ou mudança de paradigma? |
title |
Comunicação e sustentabilidade : estratégia de marketing ou mudança de paradigma? |
spellingShingle |
Comunicação e sustentabilidade : estratégia de marketing ou mudança de paradigma? Vieira, Marcus Campos da Silva Sustentabilidade Comunicação nas organizações Responsabilidade social da empresa |
title_short |
Comunicação e sustentabilidade : estratégia de marketing ou mudança de paradigma? |
title_full |
Comunicação e sustentabilidade : estratégia de marketing ou mudança de paradigma? |
title_fullStr |
Comunicação e sustentabilidade : estratégia de marketing ou mudança de paradigma? |
title_full_unstemmed |
Comunicação e sustentabilidade : estratégia de marketing ou mudança de paradigma? |
title_sort |
Comunicação e sustentabilidade : estratégia de marketing ou mudança de paradigma? |
author |
Vieira, Marcus Campos da Silva |
author_facet |
Vieira, Marcus Campos da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Marcus Campos da Silva |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Vidal, Delcia Maria de Mattos |
contributor_str_mv |
Vidal, Delcia Maria de Mattos |
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv |
Sustentabilidade Comunicação nas organizações Responsabilidade social da empresa |
topic |
Sustentabilidade Comunicação nas organizações Responsabilidade social da empresa |
description |
Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação Social, Comunicação Organizacional, 2015. |
publishDate |
2015 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2015-06 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-12-04T12:08:49Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-12-04T12:08:49Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-12-04T12:08:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
VIEIRA, Marcus Campos da Silva. Comunicação e sustentabilidade: estratégia de marketing ou mudança de paradigma? 2015. 50 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/handle/10483/11529 |
identifier_str_mv |
VIEIRA, Marcus Campos da Silva. Comunicação e sustentabilidade: estratégia de marketing ou mudança de paradigma? 2015. 50 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
url |
http://bdm.unb.br/handle/10483/11529 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11529/1/2015_MarcusCamposdaSilvaVieira.pdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11529/2/license_url http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11529/3/license_text http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11529/4/license_rdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11529/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f63e9455d6a2e484904b15255aea5b94 587cd8ffae15c8598ed3c46d248a3f38 d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 73e23c2acaaf13389e092bd813e3223d 2e3d295932de1c87b944189ecc424241 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1813907858446614528 |