Como o cinema discute o museu? : Memória, resistência, patrimônio e o poder da identidade em um estudo de caso : Museu Histórico de Bacurau, do filme Bacurau (2019)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Karla Cristiane Rodrigues dos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: https://bdm.unb.br/handle/10483/28234
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2020.
id UNB-2_ec93f39afdcb8e0c001b5dfb7b5e3d06
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/28234
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Santos, Karla Cristiane Rodrigues dosGomes, Ana Lúcia de AbreuSANTOS, Karla Cristiane Rodrigues dos. Como o cinema discute o museu?: Memória, resistência, patrimônio e o poder da identidade em um estudo de caso: Museu Histórico de Bacurau, do filme Bacurau (2019). 2020. 106 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.https://bdm.unb.br/handle/10483/28234Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2020.O presente trabalho tem como objetivo analisar de que maneira o cinema visualiza o museu como um espaço de resistência, memória, patrimônio e poder da identidade. Como objeto de estudo, selecionamos o Museu Histórico de Bacurau, do filme Bacurau (2019). Esse tema se deu em nosso trabalho por entendermos que existe ainda uma lacuna de diálogo entre a Museologia e a sétima arte, dois dispositivos midiáticos e enunciativos que têm muito mais em comum do que se imagina. Para tanto, foi necessário contextualizar, em um primeiro momento, a importância dos museus, do cinema e do objeto no século XIX. A partir daí, construímos a nossa posição enquanto sujeitos observadores. Em um segundo momento, apresentamos o movimento do Cangaço, e como o cinema e os museus o utilizaram, de suas próprias maneiras, durante o século XX até os dias atuais. Ao entendermos o contexto do movimento cangaceiro, no terceiro momento deste trabalho, analisamos o Museu Histórico de Bacurau pela ótica da Sociomuseologia. Observamos que esses espaços (o cinema e os museus), e no caso específico deste trabalho, juntos, também são ferramentas que contribuem para a criação de memórias, identidades, patrimônios e resistências, como a comunidade da cidade fictícia no filme.Submitted by Kathryn Araujo (kathrynaraujo@bce.unb.br) on 2021-02-25T11:40:04Z No. of bitstreams: 1 2020_KarlaCristianeRodriguesDosSantos_tcc.pdf: 1510764 bytes, checksum: 679bbb9501252bb4245c627e889c4341 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2021-08-18T17:36:57Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2020_KarlaCristianeRodriguesDosSantos_tcc.pdf: 1510764 bytes, checksum: 679bbb9501252bb4245c627e889c4341 (MD5)Made available in DSpace on 2021-08-18T17:36:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2020_KarlaCristianeRodriguesDosSantos_tcc.pdf: 1510764 bytes, checksum: 679bbb9501252bb4245c627e889c4341 (MD5)The present work aims to examine how cinema perceives the museum as a space of resistance, memory, heritage and power of identity. As the object of study, we selected the Bacurau Historical Museum, from the film Bacurau (2019). This theme took place in our work because we understand that there is still a dialogue gap between Museology and the seventh art, two media and enunciative devices that have much more in common than one imagines. Therefore, at first, it was necessary to contextualise the importance of museums, its objects and cinema in the 19th century. From there, we built our position as observing subjects. In a second moment, we presented the Cangaço movement, and how cinema and museums made use of it, in their own ways, during the 20th century to the present day. Once we understood the context of the cangaceiro movement, in the third moment of this work, we examined the Historical Museum of Bacurau from the perspective of Sociomuseology. We observed that these spaces (the cinema and the museum), and in the specific case of this work, together, are also tools that contribute to the creation of memories, identities, heritage and resistance, such as the community in the fictional city of the film.A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.info:eu-repo/semantics/openAccessMuseus - aspectos sociaisCinemaMemóriaIdentidade socialPatrimônio históricoComo o cinema discute o museu? : Memória, resistência, patrimônio e o poder da identidade em um estudo de caso : Museu Histórico de Bacurau, do filme Bacurau (2019)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2021-08-18T17:36:57Z2021-08-18T17:36:57Z2020porreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/28234/2/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD52ORIGINAL2020_KarlaCristianeRodriguesDosSantos_tcc.pdf2020_KarlaCristianeRodriguesDosSantos_tcc.pdfapplication/pdf1510764http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/28234/1/2020_KarlaCristianeRodriguesDosSantos_tcc.pdf679bbb9501252bb4245c627e889c4341MD5110483/282342021-08-18 14:36:57.074oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712021-08-18T17:36:57Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Como o cinema discute o museu? : Memória, resistência, patrimônio e o poder da identidade em um estudo de caso : Museu Histórico de Bacurau, do filme Bacurau (2019)
title Como o cinema discute o museu? : Memória, resistência, patrimônio e o poder da identidade em um estudo de caso : Museu Histórico de Bacurau, do filme Bacurau (2019)
spellingShingle Como o cinema discute o museu? : Memória, resistência, patrimônio e o poder da identidade em um estudo de caso : Museu Histórico de Bacurau, do filme Bacurau (2019)
Santos, Karla Cristiane Rodrigues dos
Museus - aspectos sociais
Cinema
Memória
Identidade social
Patrimônio histórico
title_short Como o cinema discute o museu? : Memória, resistência, patrimônio e o poder da identidade em um estudo de caso : Museu Histórico de Bacurau, do filme Bacurau (2019)
title_full Como o cinema discute o museu? : Memória, resistência, patrimônio e o poder da identidade em um estudo de caso : Museu Histórico de Bacurau, do filme Bacurau (2019)
title_fullStr Como o cinema discute o museu? : Memória, resistência, patrimônio e o poder da identidade em um estudo de caso : Museu Histórico de Bacurau, do filme Bacurau (2019)
title_full_unstemmed Como o cinema discute o museu? : Memória, resistência, patrimônio e o poder da identidade em um estudo de caso : Museu Histórico de Bacurau, do filme Bacurau (2019)
title_sort Como o cinema discute o museu? : Memória, resistência, patrimônio e o poder da identidade em um estudo de caso : Museu Histórico de Bacurau, do filme Bacurau (2019)
author Santos, Karla Cristiane Rodrigues dos
author_facet Santos, Karla Cristiane Rodrigues dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Karla Cristiane Rodrigues dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gomes, Ana Lúcia de Abreu
contributor_str_mv Gomes, Ana Lúcia de Abreu
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Museus - aspectos sociais
Cinema
Memória
Identidade social
Patrimônio histórico
topic Museus - aspectos sociais
Cinema
Memória
Identidade social
Patrimônio histórico
description Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2020.
publishDate 2020
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-18T17:36:57Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-08-18T17:36:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTOS, Karla Cristiane Rodrigues dos. Como o cinema discute o museu?: Memória, resistência, patrimônio e o poder da identidade em um estudo de caso: Museu Histórico de Bacurau, do filme Bacurau (2019). 2020. 106 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bdm.unb.br/handle/10483/28234
identifier_str_mv SANTOS, Karla Cristiane Rodrigues dos. Como o cinema discute o museu?: Memória, resistência, patrimônio e o poder da identidade em um estudo de caso: Museu Histórico de Bacurau, do filme Bacurau (2019). 2020. 106 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
url https://bdm.unb.br/handle/10483/28234
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/28234/2/license.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/28234/1/2020_KarlaCristianeRodriguesDosSantos_tcc.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 21554873e56ad8ddc69c092699b98f95
679bbb9501252bb4245c627e889c4341
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801493142813278208