Como o cinema discute o museu? : Memória, resistência, patrimônio e o poder da identidade em um estudo de caso : Museu Histórico de Bacurau, do filme Bacurau (2019)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | https://bdm.unb.br/handle/10483/28234 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2020. |
id |
UNB-2_ec93f39afdcb8e0c001b5dfb7b5e3d06 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/28234 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Santos, Karla Cristiane Rodrigues dosGomes, Ana Lúcia de AbreuSANTOS, Karla Cristiane Rodrigues dos. Como o cinema discute o museu?: Memória, resistência, patrimônio e o poder da identidade em um estudo de caso: Museu Histórico de Bacurau, do filme Bacurau (2019). 2020. 106 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.https://bdm.unb.br/handle/10483/28234Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2020.O presente trabalho tem como objetivo analisar de que maneira o cinema visualiza o museu como um espaço de resistência, memória, patrimônio e poder da identidade. Como objeto de estudo, selecionamos o Museu Histórico de Bacurau, do filme Bacurau (2019). Esse tema se deu em nosso trabalho por entendermos que existe ainda uma lacuna de diálogo entre a Museologia e a sétima arte, dois dispositivos midiáticos e enunciativos que têm muito mais em comum do que se imagina. Para tanto, foi necessário contextualizar, em um primeiro momento, a importância dos museus, do cinema e do objeto no século XIX. A partir daí, construímos a nossa posição enquanto sujeitos observadores. Em um segundo momento, apresentamos o movimento do Cangaço, e como o cinema e os museus o utilizaram, de suas próprias maneiras, durante o século XX até os dias atuais. Ao entendermos o contexto do movimento cangaceiro, no terceiro momento deste trabalho, analisamos o Museu Histórico de Bacurau pela ótica da Sociomuseologia. Observamos que esses espaços (o cinema e os museus), e no caso específico deste trabalho, juntos, também são ferramentas que contribuem para a criação de memórias, identidades, patrimônios e resistências, como a comunidade da cidade fictícia no filme.Submitted by Kathryn Araujo (kathrynaraujo@bce.unb.br) on 2021-02-25T11:40:04Z No. of bitstreams: 1 2020_KarlaCristianeRodriguesDosSantos_tcc.pdf: 1510764 bytes, checksum: 679bbb9501252bb4245c627e889c4341 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2021-08-18T17:36:57Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2020_KarlaCristianeRodriguesDosSantos_tcc.pdf: 1510764 bytes, checksum: 679bbb9501252bb4245c627e889c4341 (MD5)Made available in DSpace on 2021-08-18T17:36:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2020_KarlaCristianeRodriguesDosSantos_tcc.pdf: 1510764 bytes, checksum: 679bbb9501252bb4245c627e889c4341 (MD5)The present work aims to examine how cinema perceives the museum as a space of resistance, memory, heritage and power of identity. As the object of study, we selected the Bacurau Historical Museum, from the film Bacurau (2019). This theme took place in our work because we understand that there is still a dialogue gap between Museology and the seventh art, two media and enunciative devices that have much more in common than one imagines. Therefore, at first, it was necessary to contextualise the importance of museums, its objects and cinema in the 19th century. From there, we built our position as observing subjects. In a second moment, we presented the Cangaço movement, and how cinema and museums made use of it, in their own ways, during the 20th century to the present day. Once we understood the context of the cangaceiro movement, in the third moment of this work, we examined the Historical Museum of Bacurau from the perspective of Sociomuseology. We observed that these spaces (the cinema and the museum), and in the specific case of this work, together, are also tools that contribute to the creation of memories, identities, heritage and resistance, such as the community in the fictional city of the film.A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.info:eu-repo/semantics/openAccessMuseus - aspectos sociaisCinemaMemóriaIdentidade socialPatrimônio históricoComo o cinema discute o museu? : Memória, resistência, patrimônio e o poder da identidade em um estudo de caso : Museu Histórico de Bacurau, do filme Bacurau (2019)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2021-08-18T17:36:57Z2021-08-18T17:36:57Z2020porreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/28234/2/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD52ORIGINAL2020_KarlaCristianeRodriguesDosSantos_tcc.pdf2020_KarlaCristianeRodriguesDosSantos_tcc.pdfapplication/pdf1510764http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/28234/1/2020_KarlaCristianeRodriguesDosSantos_tcc.pdf679bbb9501252bb4245c627e889c4341MD5110483/282342021-08-18 14:36:57.074oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712021-08-18T17:36:57Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Como o cinema discute o museu? : Memória, resistência, patrimônio e o poder da identidade em um estudo de caso : Museu Histórico de Bacurau, do filme Bacurau (2019) |
title |
Como o cinema discute o museu? : Memória, resistência, patrimônio e o poder da identidade em um estudo de caso : Museu Histórico de Bacurau, do filme Bacurau (2019) |
spellingShingle |
Como o cinema discute o museu? : Memória, resistência, patrimônio e o poder da identidade em um estudo de caso : Museu Histórico de Bacurau, do filme Bacurau (2019) Santos, Karla Cristiane Rodrigues dos Museus - aspectos sociais Cinema Memória Identidade social Patrimônio histórico |
title_short |
Como o cinema discute o museu? : Memória, resistência, patrimônio e o poder da identidade em um estudo de caso : Museu Histórico de Bacurau, do filme Bacurau (2019) |
title_full |
Como o cinema discute o museu? : Memória, resistência, patrimônio e o poder da identidade em um estudo de caso : Museu Histórico de Bacurau, do filme Bacurau (2019) |
title_fullStr |
Como o cinema discute o museu? : Memória, resistência, patrimônio e o poder da identidade em um estudo de caso : Museu Histórico de Bacurau, do filme Bacurau (2019) |
title_full_unstemmed |
Como o cinema discute o museu? : Memória, resistência, patrimônio e o poder da identidade em um estudo de caso : Museu Histórico de Bacurau, do filme Bacurau (2019) |
title_sort |
Como o cinema discute o museu? : Memória, resistência, patrimônio e o poder da identidade em um estudo de caso : Museu Histórico de Bacurau, do filme Bacurau (2019) |
author |
Santos, Karla Cristiane Rodrigues dos |
author_facet |
Santos, Karla Cristiane Rodrigues dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Karla Cristiane Rodrigues dos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gomes, Ana Lúcia de Abreu |
contributor_str_mv |
Gomes, Ana Lúcia de Abreu |
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv |
Museus - aspectos sociais Cinema Memória Identidade social Patrimônio histórico |
topic |
Museus - aspectos sociais Cinema Memória Identidade social Patrimônio histórico |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2020. |
publishDate |
2020 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-08-18T17:36:57Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-08-18T17:36:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SANTOS, Karla Cristiane Rodrigues dos. Como o cinema discute o museu?: Memória, resistência, patrimônio e o poder da identidade em um estudo de caso: Museu Histórico de Bacurau, do filme Bacurau (2019). 2020. 106 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bdm.unb.br/handle/10483/28234 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Karla Cristiane Rodrigues dos. Como o cinema discute o museu?: Memória, resistência, patrimônio e o poder da identidade em um estudo de caso: Museu Histórico de Bacurau, do filme Bacurau (2019). 2020. 106 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
url |
https://bdm.unb.br/handle/10483/28234 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/28234/2/license.txt http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/28234/1/2020_KarlaCristianeRodriguesDosSantos_tcc.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
21554873e56ad8ddc69c092699b98f95 679bbb9501252bb4245c627e889c4341 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1813908038098092032 |