Introdução à banalidade do mal em Hannah Arendt : reflexões filosóficas em tempos sombrios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Colem, Indi Nara Corrêa Fernandes
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/22607
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia, 2018.
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spelling Colem, Indi Nara Corrêa FernandesAlmeida, Maria Cecília Pedreira deCOLEM, Indi Nara Corrêa Fernandes. Introdução à banalidade do mal em Hannah Arendt: reflexões filosóficas em tempos sombrios. 2018. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Filosofia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.http://bdm.unb.br/handle/10483/22607Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia, 2018.O presente trabalho pretende discorrer acerca dos caminhos que Hannah Arendt percorre para entender a filosofia moral como necessária para a compreensão dos eventos políticos totalitários de sua época. Primeiramente, apresentar os aspectos gerais que influenciaram a era moderna a pretender uma ruptura com a tradição e como isto se relaciona com alguns eventos da era moderna que contribuíram para o que a autora chamou de o “divórcio entre o conhecimento e o pensamento”, assuntos trabalhados nas obras Origens do totalitarismo e A condição humana. Em seguida, investigar como essa problemática, isto é, a separação entre pensamento e conhecimento, se relaciona com o termo banalidade do mal. Tendo em vista que com o termo banalidade do mal Arendt quer, em linhas gerais, afirmar a perda da capacidade de pensar, a monografia pretende analisar a tese apresentada pela autora, na qual Eichmann e muitos dos que participaram dos fenômenos totalitários não eram necessariamente maus, apenas não conseguiam pensar de forma crítica os acontecimentos em que estavam inseridos. Por conseguinte, é objetivo deste trabalho abordar as principais questões acerca da filosofia moral – a saber, o caráter dialógico do pensar, ou seja, a relação silenciosa que o indivíduo é capaz de estabelecer consigo mesmo como imprescindível para o pensar – às quais Arendt se deteve logo após a sua cobertura do julgamento de Adolf Eichmann, que estão elencadas principalmente na obra Responsabilidade e Julgamento. Por fim, pretende-se, nessa exposição, analisar a afirmação de Arendt de que o maior mal, tratado em sua obra Eichmann em Jerusálem, é cometido por aquele que se recusa a pensar, ou melhor, por aquele que não se reconhece mais como seu próprio interlocutor, abandonando a si mesmo e deixando de se constituir como alguém.Submitted by Bruno Cunha (cunhabrn@gmail.com) on 2019-10-10T13:28:44Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2018_IndiNaraCorreaColem_tcc_.pdf: 521807 bytes, checksum: c3371fea4bf27df5147871a92cddd2a2 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2019-10-14T12:52:50Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2018_IndiNaraCorreaColem_tcc_.pdf: 521807 bytes, checksum: c3371fea4bf27df5147871a92cddd2a2 (MD5)Made available in DSpace on 2019-10-14T12:52:50Z (GMT). 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Then, I am going to argue that this very break between knowledge and thought relates to Arendt’s discussions on the banality of evil, a process that according to Arendt threatens mankind with the gradually diminishing of the capacity of thinking. In the context created by this hypothesis, Arendt’s analysis of Eichmann’s attitudes towards Jews during the Nazi period in Germany will be examined. More specifically, I argue that according to Arendt’s interpretation of Eichmann’s engagement with the Nazi party the main issue concerning his practical orientation was not the evil character of his actions per se, but rather the considerable lack of critical understanding of the events in which Nazi officials were general involved. Therefore, this dissertation aims at critically considering some of Arendt’s main contributions to moral philosophy, as they were discussed for instance in “Responsibility and Judgment”, which she developed based on her famous journalistic coverage of Eichmann’s trial. More specifically, my exposition focuses on the so-called dialogical nature of thought, the silent relation established by the individual with itself, and that according to Arendt constitutes an unavoidable condition for thinking as well. Finally, based on the interpretative hypothesis delineated along the chapters, which indicate as characteristic for Arendt’s thought a very intense connection between moral philosophy and political comprehension, the dissertation culminates with an attempt to interpret Arendt’s assertion, mentioned in “Eichmann in Jerusalem”, that the greatest evil is inflicted by those who refuse to reflect upon the circumstances which determine action, or rather by those who no longer recognize their interlocutor, thereby abandoning themselves, as well as preventing the very process through which one constitutes oneself as an individual.TotalitarismoMoralArendt, Hannah, 1906-1975Introdução à banalidade do mal em Hannah Arendt : reflexões filosóficas em tempos sombriosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2019-10-14T12:52:50Z2019-10-14T12:52:50Z2018-12-03info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22607/5/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD55CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22607/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22607/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22607/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54ORIGINAL2018_IndiNaraCorreaColem_tcc_.pdf2018_IndiNaraCorreaColem_tcc_.pdfapplication/pdf521807http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22607/1/2018_IndiNaraCorreaColem_tcc_.pdfc3371fea4bf27df5147871a92cddd2a2MD5110483/226072019-10-14 09:52:50.456oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712019-10-14T12:52:50Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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