Projeto conceitual de um veículo para todo terreno
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/13529 |
Resumo: | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Curso de Engenharia Automotiva, 2015. |
id |
UNB-2_f04648095cc81a2a1e0f94eb30a1900b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/13529 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Dalvi, Pedro HenriqueMoura, Henrique Gomes deMiranda, Mateus RodriguesDALVI, Pedro Henrique. Projeto conceitual de um veículo para todo terreno. 2015. 129 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.http://bdm.unb.br/handle/10483/13529Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Curso de Engenharia Automotiva, 2015.Para o desenvolvimento de novos produtos, o projetista utiliza de informações tais como necessidades do consumidor, mercado existente, observações sobre o meio e demais produtos similares, bem como pesquisas aplicadas para a concretização de uma ideia ou conceito. Dentro desse cenário altamente abrangente também se encaixam requisitos técnicos indispensáveis para a implementação das soluções de engenharia, adotadas para promover as funcionalidades desse novo produto. Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo desenvolver um projeto conceito de um veículo todo terreno (conhecido pela sigla inglesa ATV – All terrain vehicle), monoposto, destinado ao uso especializado, que possua, como diferencial, uma suspensão e cambagem que atuem tanto de forma passiva quanto de forma ativa, comandada manualmente, promovendo um melhor controle e sensação de integração com o veículo por parte do piloto. Para elaboração, análise e gestão de projetos serão utilizadas ferramentas para identificar as principais necessidades, os requisitos técnicos, sistemas e subsistemas incorporados à solução, bem como novos dispositivos que se façam necessários ao veículo. Espera-se, portanto, como resultado final desse trabalho a definição das etapas iniciais de um projeto conceitual veicular que compreenda a caracterização e proposições técnicas suficientes para etapas futuras de prototipagem física, testes e validação.Submitted by Ruthlea Nascimento (ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2016-05-23T20:04:13Z No. of bitstreams: 1 2015_PedroHenriqueDalvi.pdf: 7670851 bytes, checksum: be343070c9c83d88066ae14fad721dd4 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2016-07-04T14:34:43Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2015_PedroHenriqueDalvi.pdf: 7670851 bytes, checksum: be343070c9c83d88066ae14fad721dd4 (MD5)Made available in DSpace on 2016-07-04T14:34:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015_PedroHenriqueDalvi.pdf: 7670851 bytes, checksum: be343070c9c83d88066ae14fad721dd4 (MD5)For the development of new products, the designer uses information such as user needs, existing market, observations of the means and other similar products, as well as applied research for the realization of an idea or concept. Within this highly embracing scenario also fit technical requirements for the implementation of engineering solutions adopted to promote the features of this new product. This course conclusion work aims to develop a project concept of an all terrain vehicle (ATV known by the English acronym), single seat, for the specialized use, that has, as a differential, suspension and camber acting both passively and actively, commanded manually, promoting better control and a feeling of integration with the vehicle by the driver. Tools for preparation, analysis and project management will be used to identify key needs, technical requirements, systems and subsystems incorporated into the solution as well as new devices that may be needed to the vehicle. It is expected therefore, as final result of this work to define the early stages of a conceptual design vehicle that comprises the characterization and sufficient technical proposals for future stages of physical prototyping, testing and validation.AutomóveisVeículosAutomóveis - projetos e construçãoProjeto conceitual de um veículo para todo terrenoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2016-07-04T14:34:43Z2016-07-04T14:34:43Z2016-07-04T14:34:43Z2015-12-10info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2015_PedroHenriqueDalvi.pdf2015_PedroHenriqueDalvi.pdfapplication/pdf7670851http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/13529/1/2015_PedroHenriqueDalvi.pdfbe343070c9c83d88066ae14fad721dd4MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/13529/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/13529/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream23148http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/13529/4/license_rdf9da0b6dfac957114c6a7714714b86306MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1859http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/13529/5/license.txt20f1f1c963d2625ccaace7e854287383MD5510483/135292017-03-22 18:19:38.182oai:bdm.unb.br:10483/13529TGljZW5zZSBncmFudGVkIGJ5IFJ1dGhsZWEgTmFzY2ltZW50byAocnV0aGxlYS5uYXNjaW1lbnRvQGdtYWlsLmNvbSkgb24gMjAxNi0wNS0yM1QyMDowNDoxM1ogKEdNVCk6CgrDiSBuZWNlc3PDoXJpbyBjb25jb3JkYXIgY29tIGEgbGljZW7Dp2EgZGUgZGlzdHJpYnVpw6fDo28gbsOjby1leGNsdXNpdmEsCmFudGVzIHF1ZSBvIGRvY3VtZW50byBwb3NzYSBhcGFyZWNlciBubyBSZXBvc2l0w7NyaW8uIFBvciBmYXZvciwgbGVpYSBhCmxpY2Vuw6dhIGF0ZW50YW1lbnRlLiBDYXNvIG5lY2Vzc2l0ZSBkZSBhbGd1bSBlc2NsYXJlY2ltZW50byBlbnRyZSBlbQpjb250YXRvIGF0cmF2w6lzIGRlOiBiZG1AYmNlLnVuYi5iciBvdSAzMTA3LTI2ODcuCgpMSUNFTsOHQSBERSBESVNUUklCVUnDh8ODTyBOw4NPLUVYQ0xVU0lWQQoKQW8gYXNzaW5hciBlIGVudHJlZ2FyIGVzdGEgbGljZW7Dp2EsIG8vYSBTci4vU3JhLiAoYXV0b3Igb3UgZGV0ZW50b3IgZG9zCmRpcmVpdG9zIGRlIGF1dG9yKToKCmEpIENvbmNlZGUgw6AgVW5pdmVyc2lkYWRlIGRlIEJyYXPDrWxpYSBvIGRpcmVpdG8gbsOjby1leGNsdXNpdm8gZGUKcmVwcm9kdXppciwgY29udmVydGVyIChjb21vIGRlZmluaWRvIGFiYWl4byksIGNvbXVuaWNhciBlL291CmRpc3RyaWJ1aXIgbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUgKGluY2x1aW5kbyBvIHJlc3Vtby9hYnN0cmFjdCkgZW0KZm9ybWF0byBkaWdpdGFsIG91IGltcHJlc3NvIGUgZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpby4KCmIpIERlY2xhcmEgcXVlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIMOpIHNldSB0cmFiYWxobyBvcmlnaW5hbCwgZSBxdWUKZGV0w6ltIG8gZGlyZWl0byBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gRGVjbGFyYQp0YW1iw6ltIHF1ZSBhIGVudHJlZ2EgZG8gZG9jdW1lbnRvIG7Do28gaW5mcmluZ2UsIHRhbnRvIHF1YW50byBsaGUgw6kKcG9zc8OtdmVsIHNhYmVyLCBvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBxdWFscXVlciBvdXRyYSBwZXNzb2Egb3UgZW50aWRhZGUuCgpjKSBTZSBvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSBjb250w6ltIG1hdGVyaWFsIGRvIHF1YWwgbsOjbyBkZXTDqW0gb3MKZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IsIGRlY2xhcmEgcXVlIG9idGV2ZSBhdXRvcml6YcOnw6NvIGRvIGRldGVudG9yIGRvcwpkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvciBwYXJhIGNvbmNlZGVyIMOgIFVuaXZlcnNpZGFkZSBkZSBCcmFzw61saWEgb3MgZGlyZWl0b3MKcmVxdWVyaWRvcyBwb3IgZXN0YSBsaWNlbsOnYSwgZSBxdWUgZXNzZSBtYXRlcmlhbCBjdWpvcyBkaXJlaXRvcyBzw6NvIGRlCnRlcmNlaXJvcyBlc3TDoSBjbGFyYW1lbnRlIGlkZW50aWZpY2FkbyBlIHJlY29uaGVjaWRvIG5vIHRleHRvIG91CmNvbnRlw7pkbyBkbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUuCgpTZSBvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSDDqSBiYXNlYWRvIGVtIHRyYWJhbGhvIGZpbmFuY2lhZG8gb3UgYXBvaWFkbwpwb3Igb3V0cmEgaW5zdGl0dWnDp8OjbyBxdWUgbsOjbyBhIFVuaXZlcnNpZGFkZSBkZSBCcmFzw61saWEsIGRlY2xhcmEgcXVlCmN1bXByaXUgcXVhaXNxdWVyIG9icmlnYcOnw7VlcyBleGlnaWRhcyBwZWxvIHJlc3BlY3Rpdm8gY29udHJhdG8gb3UKYWNvcmRvLgoKQSBVbml2ZXJzaWRhZGUgZGUgQnJhc8OtbGlhIGlkZW50aWZpY2Fyw6EgY2xhcmFtZW50ZSBvKHMpIHNldSAocykgbm9tZSAocykKY29tbyBvIChzKSBhdXRvciAoZXMpIG91IGRldGVudG9yIChlcykgZG9zIGRpcmVpdG9zIGRvIGRvY3VtZW50bwplbnRyZWd1ZSwgZSBuw6NvIGZhcsOhIHF1YWxxdWVyIGFsdGVyYcOnw6NvLCBwYXJhIGFsw6ltIGRhcyBwZXJtaXRpZGFzIHBvcgplc3RhIGxpY2Vuw6dhLgo=Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712017-03-22T21:19:38Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
Projeto conceitual de um veículo para todo terreno |
title |
Projeto conceitual de um veículo para todo terreno |
spellingShingle |
Projeto conceitual de um veículo para todo terreno Dalvi, Pedro Henrique Veículos Automóveis - projetos e construção Automóveis |
title_short |
Projeto conceitual de um veículo para todo terreno |
title_full |
Projeto conceitual de um veículo para todo terreno |
title_fullStr |
Projeto conceitual de um veículo para todo terreno |
title_full_unstemmed |
Projeto conceitual de um veículo para todo terreno |
title_sort |
Projeto conceitual de um veículo para todo terreno |
author |
Dalvi, Pedro Henrique |
author_facet |
Dalvi, Pedro Henrique |
author_role |
author |
dc.contributor.advisorco.none.fl_str_mv |
Moura, Henrique Gomes de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dalvi, Pedro Henrique |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Miranda, Mateus Rodrigues |
contributor_str_mv |
Miranda, Mateus Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Veículos Automóveis - projetos e construção |
topic |
Veículos Automóveis - projetos e construção Automóveis |
dc.subject.keyword.none.fl_str_mv |
Automóveis |
description |
Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Curso de Engenharia Automotiva, 2015. |
publishDate |
2015 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2015-12-10 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-07-04T14:34:43Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-07-04T14:34:43Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-07-04T14:34:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
DALVI, Pedro Henrique. Projeto conceitual de um veículo para todo terreno. 2015. 129 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/handle/10483/13529 |
identifier_str_mv |
DALVI, Pedro Henrique. Projeto conceitual de um veículo para todo terreno. 2015. 129 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
url |
http://bdm.unb.br/handle/10483/13529 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/13529/1/2015_PedroHenriqueDalvi.pdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/13529/2/license_url http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/13529/3/license_text http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/13529/4/license_rdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/13529/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
be343070c9c83d88066ae14fad721dd4 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 20f1f1c963d2625ccaace7e854287383 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1813907879189544960 |