Análise da eficiência operacional dos aeroportos brasileiros entre os anos de 2009 e 2012
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/16175 |
Resumo: | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2016. |
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Ivanowski, Jonas de OliveiraFreire, Fátima de SouzaIVANOWSKI, Jonas de Oliveira. Análise da eficiência operacional dos aeroportos brasileiros entre os anos de 2009 e 2012. 2016. 58 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.http://bdm.unb.br/handle/10483/16175Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2016.O objetivo principal do trabalho foi analisar a evolução do índice de eficiência operacional dos aeroportos brasileiros, assim como verificar quais variáveis econômicas tiveram impactos positivos e negativos sobre o resultado. O índice de eficiência calculado pela Anac leva em consideração o montante de passageiros e cargas processados e os gastos do aeroporto em cada ano, tais como pessoal, material de consumo, despesas administrativas, impostos e encargos sociais. Foram coletadas informações do índice de eficiência operacional dos 17 principais aeroportos administrados pela Infraero, além do preço do dólar, preço do petróleo e PIB do país durante o período de 2009 a 2012. As informações foram extraídas dos relatórios de desempenho operacional dos aeroportos, publicados pela Anac e também do relatório financeiro dos aeroportos da Infraero. Foram feitas análises nas variações dos custos operacionais e na evolução do indicador Work Load Unit (WLU) dos aeroportos selecionados. Conclui-se que a média do índice de eficiência operacional dos aeroportos tem aumentado entre o período de 2009 a 2012, passando de 51,36 para 63,68, respectivamente, representando uma variação de quase 24%. O PIB brasileiro, a taxa de câmbio entre dólar e real, o preço médio internacional do barril de petróleo são fatores que ajudam a explicar tal melhora no índice de eficiência, pois as variações observadas de tais fatores influenciaram no aumento de passageiros transportados. O crescimento da demanda do transporte aéreo frente ao modal rodoviário foi outro fator relevante que auxiliou para que houvesse crescimentos de tais índices de desempenho operacionais.Submitted by Aline Almeida (alinealmeida@bce.unb.br) on 2017-02-21T17:03:45Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2016_JonasDeOliveiraIvanowski_tcc.pdf: 979906 bytes, checksum: a42521e039df4ab2d0c6ecf62e59a9b2 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2017-03-06T13:21:09Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2016_JonasDeOliveiraIvanowski_tcc.pdf: 979906 bytes, checksum: a42521e039df4ab2d0c6ecf62e59a9b2 (MD5)Made available in DSpace on 2017-03-06T13:21:09Z (GMT). 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