A vida de um artista do teatro errante : é errando e berrando que se aprende

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kahi, Filipe Nobuyuki Gomes
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: https://bdm.unb.br/handle/10483/24654
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2018.
id UNB-2_f33f7f1c3461cdb1901269c695c5aaea
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/24654
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Kahi, Filipe Nobuyuki GomesSantos, Luis Carlos Ribeiro dosKAHI, Filipe Nobuyuki Gomes. A vida de um artista do teatro errante: é errando e berrando que se aprende. 2018. 35 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.https://bdm.unb.br/handle/10483/24654Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2018.A Universidade de Brasília tem um papel importante na minha formação profissional e pessoal. Esta pesquisa parte da minha própria experiência como artista e dialoga com os conteúdos teóricos obtidos durante os anos de formação, numa tentativa de valorização da experiência como parte formadora do artista de teatro durante o curso de Artes Cênicas. No caminho pedagógico percorrido na universidade, alguns conhecimentos e relações de ensino-aprendizagem adquiridos fundamentaram minha formação: a trajetória teórica, o caminho sensorial e a experiências em cena. A experiência é parte formadora do oficio de ator e também da motivação de fazer arte, o ser artista no início do século XXI. Apresento e analiso nesta monografia os percursos para a formação e a iniciação ao ofício do ator na cidade de Brasília. As vias do artista e do educador das Artes Cênicas, do estudante ao profissional, a trajetória acadêmica como ator, a importância da vivência na formação, as inquietações e escolhas entre estudar arte até a inserção do artista do teatro no mercado de trabalho.Submitted by Caroline Botelho Teixeira (carolinebotelhoteixeira@gmail.com) on 2020-05-22T00:36:33Z No. of bitstreams: 1 2018_FilipeNobuyukiGomesKahi_tcc.pdf: 1207044 bytes, checksum: 243b81256c4273175bc6e2289eeb5063 (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca Digital de Monografias Gerência (bdm@bce.unb.br) on 2020-07-23T15:32:38Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2018_FilipeNobuyukiGomesKahi_tcc.pdf: 1207044 bytes, checksum: 243b81256c4273175bc6e2289eeb5063 (MD5)Made available in DSpace on 2020-07-23T15:32:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2018_FilipeNobuyukiGomesKahi_tcc.pdf: 1207044 bytes, checksum: 243b81256c4273175bc6e2289eeb5063 (MD5)The University of Brasilia is an important institution in my professional and personal formation. This research is part of my own experience as an artist and conects with the theoretical contents obtained during the formative years, in an attempt to value the experience as part of the artist’s work during the Performing Arts course. On the pedagogical pathway taken at university, some of the acquired learning-teaching knowledge and correlations were the foundations of my development: theoretical fundamentals, sensorial path and experiences on stage. Experience is part of the role of the actor and also the motivation to make art, the artist job at the beginning of the 21st century. I show and analyze in this monograph the trajetory for the formation and initiation to the actor's office in the city of Brasília. The paths of the artist and the educator of the Performing Arts, from the student to the professional, the academic trajectory as an actor, the importance of the experience in the formation, the restlessness and choices between studying art and the insertion of the artist of the theater in the labor market.A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar meu trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.info:eu-repo/semantics/openAccessTeatro - educaçãoInterpretação teatralEducaçãoTeatro brasileiroTeatro de grupoA vida de um artista do teatro errante : é errando e berrando que se aprendeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2020-07-23T15:32:38Z2020-07-23T15:32:38Z2018porreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/24654/2/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD52ORIGINAL2018_FilipeNobuyukiGomesKahi_tcc.pdf2018_FilipeNobuyukiGomesKahi_tcc.pdfapplication/pdf1207044http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/24654/1/2018_FilipeNobuyukiGomesKahi_tcc.pdf243b81256c4273175bc6e2289eeb5063MD5110483/246542020-07-23 12:32:38.168oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712020-07-23T15:32:38Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A vida de um artista do teatro errante : é errando e berrando que se aprende
title A vida de um artista do teatro errante : é errando e berrando que se aprende
spellingShingle A vida de um artista do teatro errante : é errando e berrando que se aprende
Kahi, Filipe Nobuyuki Gomes
Teatro - educação
Interpretação teatral
Educação
Teatro brasileiro
Teatro de grupo
title_short A vida de um artista do teatro errante : é errando e berrando que se aprende
title_full A vida de um artista do teatro errante : é errando e berrando que se aprende
title_fullStr A vida de um artista do teatro errante : é errando e berrando que se aprende
title_full_unstemmed A vida de um artista do teatro errante : é errando e berrando que se aprende
title_sort A vida de um artista do teatro errante : é errando e berrando que se aprende
author Kahi, Filipe Nobuyuki Gomes
author_facet Kahi, Filipe Nobuyuki Gomes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kahi, Filipe Nobuyuki Gomes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Luis Carlos Ribeiro dos
contributor_str_mv Santos, Luis Carlos Ribeiro dos
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Teatro - educação
Interpretação teatral
Educação
Teatro brasileiro
Teatro de grupo
topic Teatro - educação
Interpretação teatral
Educação
Teatro brasileiro
Teatro de grupo
description Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2018.
publishDate 2018
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-07-23T15:32:38Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-07-23T15:32:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv KAHI, Filipe Nobuyuki Gomes. A vida de um artista do teatro errante: é errando e berrando que se aprende. 2018. 35 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bdm.unb.br/handle/10483/24654
identifier_str_mv KAHI, Filipe Nobuyuki Gomes. A vida de um artista do teatro errante: é errando e berrando que se aprende. 2018. 35 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
url https://bdm.unb.br/handle/10483/24654
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/24654/2/license.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/24654/1/2018_FilipeNobuyukiGomesKahi_tcc.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 21554873e56ad8ddc69c092699b98f95
243b81256c4273175bc6e2289eeb5063
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801493113861046272