Tomada de decisão pelo método AHP : escolha de escritório de advocacia com base em atributos de preferência dos clientes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Resende, José Alexandre Simões Seabra
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/5314
Resumo: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2013.
id UNB-2_f442f845434e6d8870582ae9c9ba267b
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/5314
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Resende, José Alexandre Simões SeabraAlbuquerque, Pedro Henrique MeloRESENDE, José Alexandre Simões Seabra. Tomada de decisão pelo método AHP: escolha de escritório de advocacia com base em atributos de preferência dos clientes. 2013. 60 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.http://bdm.unb.br/handle/10483/5314Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2013.A presente monografia se baseia no processo de tomada de decisão do cliente, analisando sua avaliação quanto ás características, atributos de qualidade e notoriedade dos serviços prestados. Constatação essencial para empresa, uma vez que o estudo das escolhas pessoais do consumidor, além de aperfeiçoar a prestação do serviço almejado, propicia o reconhecimento da empresa no mercado. Discute-se, assim, a essencialidade da compreensão das escolhas pessoais do cliente, a fim de alcançar o êxito profissional. No estudo em apreço, o foco consiste em identificar a maneira pela qual os clientes selecionam escritórios de advocacia para representação de seus interesses. Finda a pesquisa exploratória, se faz possível oferecer aos gestores essa ferramenta de decisão, imperativa para se angariar novos clientes e obter notoriedade na área jurídica. Por meio do método AHP para tomada de decisão multicriterial, foi viável a análise e comparação dos dados obtidos de questionários aplicados ao gestor e aos potenciais clientes de um escritório de advocacia. A partir das análises dos resultados, observa-se que, mesmo para empresas já atuantes e experientes no mercado de Brasília, existem espaços para melhoras estratégicas de modo que a empresa ofereça com precisão o aspirado pelos clientes. De maior relevância, pode-se citar a diferença entre a visão dos gestores e dos clientes em relação à atribuição de importância para os critérios advogado e serviço. Para os gestores, o atributo advogado é o de maior importância, porém, como explica Trolesi (2005), o cliente não distingue a especificidade do serviço oferecido pelo advogado e atribui maior importância para um critério de características mais genéricas, o critério serviço.Submitted by Elna Araujo (elna@bce.unb.br) on 2013-06-06T00:48:25Z No. of bitstreams: 1 2013_JoseAlexandreSimoesSeabraResende.pdf: 634511 bytes, checksum: 7e64216cdc7c60544479f1cda23fbc2a (MD5)Approved for entry into archive by Thayse Cantanhede(thaysenatalia@bce.unb.br) on 2013-06-06T21:52:03Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2013_JoseAlexandreSimoesSeabraResende.pdf: 634511 bytes, checksum: 7e64216cdc7c60544479f1cda23fbc2a (MD5)Made available in DSpace on 2013-06-06T21:52:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2013_JoseAlexandreSimoesSeabraResende.pdf: 634511 bytes, checksum: 7e64216cdc7c60544479f1cda23fbc2a (MD5)Processo decisórioConsumidores - preferênciaMarketing jurídicoEscritórios de advocaciaTomada de decisão pelo método AHP : escolha de escritório de advocacia com base em atributos de preferência dos clientesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2013-06-06T21:52:03Z2013-06-06T21:52:03Z2013-06-06T21:52:03Z2013-02-20info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2013_JoseAlexandreSimoesSeabraResende.pdf2013_JoseAlexandreSimoesSeabraResende.pdfapplication/pdf634511http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5314/1/2013_JoseAlexandreSimoesSeabraResende.pdf7e64216cdc7c60544479f1cda23fbc2aMD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5314/2/license_urlfd26723f8d7edacdb29e3f03465c3b03MD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5314/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream23599http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5314/4/license_rdf9e2b7f6edbd693264102b96ece20428aMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1840http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5314/5/license.txt76d6ed70f994c190b777afefae8a73eeMD5510483/53142013-06-06 18:52:03.743oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712013-06-06T21:52:03Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv Tomada de decisão pelo método AHP : escolha de escritório de advocacia com base em atributos de preferência dos clientes
title Tomada de decisão pelo método AHP : escolha de escritório de advocacia com base em atributos de preferência dos clientes
spellingShingle Tomada de decisão pelo método AHP : escolha de escritório de advocacia com base em atributos de preferência dos clientes
Resende, José Alexandre Simões Seabra
Processo decisório
Consumidores - preferência
Marketing jurídico
Escritórios de advocacia
title_short Tomada de decisão pelo método AHP : escolha de escritório de advocacia com base em atributos de preferência dos clientes
title_full Tomada de decisão pelo método AHP : escolha de escritório de advocacia com base em atributos de preferência dos clientes
title_fullStr Tomada de decisão pelo método AHP : escolha de escritório de advocacia com base em atributos de preferência dos clientes
title_full_unstemmed Tomada de decisão pelo método AHP : escolha de escritório de advocacia com base em atributos de preferência dos clientes
title_sort Tomada de decisão pelo método AHP : escolha de escritório de advocacia com base em atributos de preferência dos clientes
author Resende, José Alexandre Simões Seabra
author_facet Resende, José Alexandre Simões Seabra
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Resende, José Alexandre Simões Seabra
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Albuquerque, Pedro Henrique Melo
contributor_str_mv Albuquerque, Pedro Henrique Melo
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Processo decisório
Consumidores - preferência
Marketing jurídico
Escritórios de advocacia
topic Processo decisório
Consumidores - preferência
Marketing jurídico
Escritórios de advocacia
description Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2013.
publishDate 2013
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2013-02-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-06-06T21:52:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2013-06-06T21:52:03Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-06-06T21:52:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv RESENDE, José Alexandre Simões Seabra. Tomada de decisão pelo método AHP: escolha de escritório de advocacia com base em atributos de preferência dos clientes. 2013. 60 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/5314
identifier_str_mv RESENDE, José Alexandre Simões Seabra. Tomada de decisão pelo método AHP: escolha de escritório de advocacia com base em atributos de preferência dos clientes. 2013. 60 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/5314
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5314/1/2013_JoseAlexandreSimoesSeabraResende.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5314/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5314/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5314/4/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5314/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 7e64216cdc7c60544479f1cda23fbc2a
fd26723f8d7edacdb29e3f03465c3b03
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
9e2b7f6edbd693264102b96ece20428a
76d6ed70f994c190b777afefae8a73ee
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801492912449519616