Comicidade física ou o exercício da não vaidade : análise do processo de transposição da cena de Mr. Bean para o espetáculo “Cinema Pelado”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camargo Neto, Jerônimo Felipe
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/18965
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2017.
id UNB-2_f46af169a0c8be22ff131f4638457b75
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/18965
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Camargo Neto, Jerônimo FelipeCarneiro, Felícia JohanssonCAMARGO NETO, Jerônimo Felipe. Comicidade física ou o exercício da não vaidade: análise do processo de transposição da cena de Mr. Bean para o espetáculo “Cinema Pelado”. 2017. 45 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.http://bdm.unb.br/handle/10483/18965Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2017.A presente pesquisa tem por objetivo refletir sobre os aspectos que compõem a comicidade, a partir da análise do processo de construção de uma cena presente no espetáculo “Cinema Pelado”, resultado da disciplina de Diplomação em Artes Cênicas 1, 1/2017. Tal cena foi baseada numa esquete televisiva do personagem Mr. Bean, interpretado pelo ator Rowan Atkinson, que se desenvolve sem diálogos falados, priorizando exclusivamente a linguagem gestual do intérprete. Para analisar como a comicidade se desenvolve na cena em questão, recorro a teorias de Vladimir Propp e Henri Bergson, que fazem um apanhado histórico e social sobre o cômico, discorrendo sobre os principais elementos capazes de gerar comicidade. A partir dessa análise, reflito sobre o meu processo de desenvolvimento da cena, levando em consideração os elementos teatrais que me auxiliaram. Mais especificamente, reflito sobre a linguagem da comédia física que se desenvolve em cenas de diálogos que não são amparados pelo suporte do texto escrito, focalizando meu próprio processo de composição e interpretação.Submitted by Caroline Botelho Teixeira (carolineteixeira@bce.unb.br) on 2018-01-11T13:58:25Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_JeronimoFelipeCamargoNeto.pdf: 1635398 bytes, checksum: 40ef2d0860030ad2c209dadf290f99a6 (MD5)Approved for entry into archive by Ruthlea Nascimento (ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2018-01-12T17:25:09Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_JeronimoFelipeCamargoNeto.pdf: 1635398 bytes, checksum: 40ef2d0860030ad2c209dadf290f99a6 (MD5)Made available in DSpace on 2018-01-12T17:25:09Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_JeronimoFelipeCamargoNeto.pdf: 1635398 bytes, checksum: 40ef2d0860030ad2c209dadf290f99a6 (MD5)ComicidadeComédiaTeatroPersonagens no teatroTeatro - interpretaçãoComicidade física ou o exercício da não vaidade : análise do processo de transposição da cena de Mr. Bean para o espetáculo “Cinema Pelado”info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2018-01-12T17:25:09Z2018-01-12T17:25:09Z2017-12-06info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2017_JeronimoFelipeCamargoNeto.pdf2017_JeronimoFelipeCamargoNeto.pdfapplication/pdf1635398http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/18965/1/2017_JeronimoFelipeCamargoNeto.pdf40ef2d0860030ad2c209dadf290f99a6MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/18965/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/18965/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/18965/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/18965/5/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD5510483/189652018-01-12 15:25:09.604oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712018-01-12T17:25:09Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Comicidade física ou o exercício da não vaidade : análise do processo de transposição da cena de Mr. Bean para o espetáculo “Cinema Pelado”
title Comicidade física ou o exercício da não vaidade : análise do processo de transposição da cena de Mr. Bean para o espetáculo “Cinema Pelado”
spellingShingle Comicidade física ou o exercício da não vaidade : análise do processo de transposição da cena de Mr. Bean para o espetáculo “Cinema Pelado”
Camargo Neto, Jerônimo Felipe
Comicidade
Comédia
Teatro
Personagens no teatro
Teatro - interpretação
title_short Comicidade física ou o exercício da não vaidade : análise do processo de transposição da cena de Mr. Bean para o espetáculo “Cinema Pelado”
title_full Comicidade física ou o exercício da não vaidade : análise do processo de transposição da cena de Mr. Bean para o espetáculo “Cinema Pelado”
title_fullStr Comicidade física ou o exercício da não vaidade : análise do processo de transposição da cena de Mr. Bean para o espetáculo “Cinema Pelado”
title_full_unstemmed Comicidade física ou o exercício da não vaidade : análise do processo de transposição da cena de Mr. Bean para o espetáculo “Cinema Pelado”
title_sort Comicidade física ou o exercício da não vaidade : análise do processo de transposição da cena de Mr. Bean para o espetáculo “Cinema Pelado”
author Camargo Neto, Jerônimo Felipe
author_facet Camargo Neto, Jerônimo Felipe
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Camargo Neto, Jerônimo Felipe
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carneiro, Felícia Johansson
contributor_str_mv Carneiro, Felícia Johansson
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Comicidade
Comédia
Teatro
Personagens no teatro
Teatro - interpretação
topic Comicidade
Comédia
Teatro
Personagens no teatro
Teatro - interpretação
description Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2017.
publishDate 2017
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2017-12-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-01-12T17:25:09Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-01-12T17:25:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CAMARGO NETO, Jerônimo Felipe. Comicidade física ou o exercício da não vaidade: análise do processo de transposição da cena de Mr. Bean para o espetáculo “Cinema Pelado”. 2017. 45 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/18965
identifier_str_mv CAMARGO NETO, Jerônimo Felipe. Comicidade física ou o exercício da não vaidade: análise do processo de transposição da cena de Mr. Bean para o espetáculo “Cinema Pelado”. 2017. 45 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/18965
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/18965/1/2017_JeronimoFelipeCamargoNeto.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/18965/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/18965/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/18965/4/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/18965/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 40ef2d0860030ad2c209dadf290f99a6
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
21554873e56ad8ddc69c092699b98f95
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1813907945291776000