Por uma pedagogia teatral cômica : kkkk ? kkkk

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franco, Elison Oliveira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/15949
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2014.
id UNB_35c8a40513c45bf864a23bd8556b59b3
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/15949
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Por uma pedagogia teatral cômica : kkkk ? kkkkTeatro - educaçãoTeatro - comédiaDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2014.Um elemento jocoso, às vezes forçoso, surge em determinados processos artístico-pedagógicos ligados ao teatro, considerando o modo pelo qual os sujeitos envolvidos se comunicam em uma situação de jogo, improviso ou cena preparada. Nesta dissertação, objetivo analisá-lo visando desenvolver uma pedagogia teatral por meio do cômico, investigando suas possibilidades de comunicação e produção de conhecimento no processo de ensino-aprendizagem do teatro. Para isso, apoio-me nas seguintes estratégias metodológicas: descrição e reflexão sobre o meu percurso como artista, educador e pesquisador; realização de pesquisas de campo em escolas públicas de ensino médio do Distrito Federal/DF, no período de 2008 a 2011; entrevistas audiovisuais e semiestruturadas com artistas que trabalham com o cômico e o riso, seja em cena ou em oficinas de formação em espaços não formais e informais; relato da minha participação nos workshops oferecidos na Escola do Ator Cômico, em Curitiba, Paraná, no 2º semestre de 2012; e, finalmente, descrição e análise da aplicação da proposta, em 2013, em turmas do ensino médio em uma escola pública do Distrito Federal, entremeada com a avaliação que os estudantes fizeram a respeito das proposições que essa possível abordagem metodológica confere ao ensino-aprendizagem do teatro. Além desses instrumentos metodológicos que corporificaram esta pesquisa, utilizei como embasamento teórico estudos voltados para linha da Pedagogia do Teatro em diálogo com outros que se detiveram sobre o cômico e o riso em áreas do conhecimento como a Antropologia, a Educação, a Filosofia, a Literatura, a Pedagogia, dentre outras. Então, em meio a essa composição de instrumentais investigativos para a elaboração desta escrita, desejo ao leitor uma boa leitura... ______________________________________________________________________________ ABSTRACTA playful element, sometimes forcible, arises in certain artistic and pedagogical processes linked to the theater, considering the way in which those involved communicate in a game situation, scene or improvisation. At this research I intend to analyze it in order to develop a theater pedagogy through the comic, investigating its possibilities for communication and knowledge production in the process of teaching and learning of theater. To do so, I use the following methodological strategies: description and reflection on my journey as an artist, educator and researcher; field research conducted in public high schools in Distrito Federal (Federal District/Brazil) in the period from 2008 to 2011; audiovisual and semi-structured interviews with artists working with the comic and laughter, whether on stage or in training workshops in non-formal and informal spaces; report of my participation in workshops offered at the School of the Comic Actor in Curitiba, Paraná, in the second semester of 2012; and finally, description and analysis of the implementation of the proposal, in 2013, in high school classes in a public school in Distrito Federal, combined with the assessment that students provided about the propositions that this methodological approach grants to teaching and learning theater. In addition to these methodological tools that embodied this research, I used studies on the Pedagogy of Theatre as theoretical base line in dialogue with others that were focused on the comic and laughter from knowledge areas such as Anthropology, Education, Philosophy, Literature, Pedagogy, among others. Therefore, amidst this composition of investigative tools to elaborate this writing, I wish the reader a good read...Hartmann, LucianaFranco, Elison Oliveira2014-07-22T18:27:11Z2014-07-22T18:27:11Z2014-07-222014-05-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFRANCO, Elison Oliveira Por uma pedagogia teatral cômica: kkkk ? kkkk. 2014. 159, iii f., il. Dissertação (Mestrado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.http://repositorio.unb.br/handle/10482/15949A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-14T18:37:50Zoai:repositorio.unb.br:10482/15949Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-14T18:37:50Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Por uma pedagogia teatral cômica : kkkk ? kkkk
title Por uma pedagogia teatral cômica : kkkk ? kkkk
spellingShingle Por uma pedagogia teatral cômica : kkkk ? kkkk
Franco, Elison Oliveira
Teatro - educação
Teatro - comédia
title_short Por uma pedagogia teatral cômica : kkkk ? kkkk
title_full Por uma pedagogia teatral cômica : kkkk ? kkkk
title_fullStr Por uma pedagogia teatral cômica : kkkk ? kkkk
title_full_unstemmed Por uma pedagogia teatral cômica : kkkk ? kkkk
title_sort Por uma pedagogia teatral cômica : kkkk ? kkkk
author Franco, Elison Oliveira
author_facet Franco, Elison Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Hartmann, Luciana
dc.contributor.author.fl_str_mv Franco, Elison Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro - educação
Teatro - comédia
topic Teatro - educação
Teatro - comédia
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2014.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-22T18:27:11Z
2014-07-22T18:27:11Z
2014-07-22
2014-05-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FRANCO, Elison Oliveira Por uma pedagogia teatral cômica: kkkk ? kkkk. 2014. 159, iii f., il. Dissertação (Mestrado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/15949
identifier_str_mv FRANCO, Elison Oliveira Por uma pedagogia teatral cômica: kkkk ? kkkk. 2014. 159, iii f., il. Dissertação (Mestrado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/15949
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508225291091968