Estimativa da qualidade de mapas procedurais para jogos do gênero roguelike

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Gustavo Jaruga
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/9486
Resumo: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Curso de Engenharia de Software, 2014.
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spelling Cruz, Gustavo JarugaCosta Júnior, Edson Alves daCRUZ, Gustavo Jaruga. Estimativa da qualidade de mapas procedurais para jogos do gênero roguelike. 2014. 88 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia de Software)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.http://bdm.unb.br/handle/10483/9486Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Curso de Engenharia de Software, 2014.Conteúdos gerados proceduralmente, isto é, criados de maneira automática e aleatória, estão cada vez mais presentes em jogos para dar o apelo a sua rejogabilidade ao depararse com situações sempre diferentes. A adequação destes mapas automatizados pode por vezes se basear apenas no sentimento sem nenhuma métrica efetiva para aferir a qualidade dos mesmos o que pode levar o processo da construção dos algoritmos de mapas longo e repetitivo. A fim de identificar métricas que caracterizem para um bom mapa foram analisadas as principais características da jogabilidade do gênero roguelike. Tais métricas caracterizarão um indicador que será utilizado para estimar a qualidade de um mapa. Para tal fim, foi desenvolvida uma ferramenta capaz de realizar testes através de jogos simulados automáticos para um dado mapa de entrada, que permitiu a extração das métricas de jogo e a estimação da qualidade do mapa para assegurar que os valores esperados para o mapa estão correspondentes as expectativas. O objetivo deste trabalho não é retirar o usuário do processo e sim deixar nas mãos dos desenvolvedores uma poderosa ferramenta capaz de agilizar o processo de produção de mapas e aumentando a eficácia dos testes utilizando usuários. ________________________________________________________________________________ ABSTRACTProcedurally generated content, that is, created in an automated and random manner, are increasingly present in games to give the appeal for its replayability by facing different situations each time. The adaptation of such maps can be at times based on feeling without any effective metric to support it. That can lead to long and repetitive tests. In order to identify the metrics that defines a good map, the main characteristics of the roguelike genre was analysed. Such metrics will compose a indicator which will be used to estimate the quality of a map. It was developed a tool capable of using a map data as input to perform an automated simulation of games to assure the quality of the map based in several metrics and their expected values. The objective of this work is not to remove the user from the proccess but to give the developers a powerfull tool capable of quicken the production of automated maps and increasing the effectiveness of the user in the latter tests.Submitted by Ruthlea Nascimento (ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2015-01-26T14:57:13Z No. of bitstreams: 1 2014_GustavoJarugaCruz.pdf: 2191101 bytes, checksum: c1c21e3e4934b32e4f1842caa37cc9b5 (MD5)Approved for entry into archive by Ruthlea Nascimento(ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2015-01-26T15:52:18Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2014_GustavoJarugaCruz.pdf: 2191101 bytes, checksum: c1c21e3e4934b32e4f1842caa37cc9b5 (MD5)Made available in DSpace on 2015-01-26T15:52:18Z (GMT). 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