Os mapas in game: uso dos elementos cartográficos para interpretação dos mapas em jogos eletrônicos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11449/252087 |
Resumo: | Este estudo propõe uma análise sobre o uso e compreensão dos elementos cartográficos em mapas de jogos eletrônicos, com a finalidade de examinar como jogadores interagem e interpretam essas representações, com especial atenção aos elementos cartográficos essenciais, como título, legenda, escala, e outros que caracterizam os mapas. O foco principal reside na investigação de três jogos selecionados, onde cada análise destaca a presença e a utilização dos mapas e suas características. A pesquisa visa demonstrar como a Cartografia é habilmente integrada em vários contextos dentro dos jogos eletrônicos, buscando identificar, de maneira fundamental, a compreensão de mapas que muitas vezes fogem aos padrões convencionais da sociedade. Ao explorar a presença desses elementos em jogos específicos, pretende-se também examinar como a interpretação de mapas não convencionais é facilitada ou desafiada pelos jogadores. Este trabalho visa contribuir para o entendimento mais amplo de como os elementos cartográficos são empregados na esfera dos jogos, destacando a importância de sua presença e influência na experiência do jogador |
id |
UNSP_af8f5b4b1a2c57a4badb27faab860590 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/252087 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Os mapas in game: uso dos elementos cartográficos para interpretação dos mapas em jogos eletrônicosIn-game maps: use of cartographic elements for interpretation of maps in electronic gamesGamesLudicidadeJogabilidadeElementos do mapaImersãoElementos cartográficosMapas em jogos eletrônicosEste estudo propõe uma análise sobre o uso e compreensão dos elementos cartográficos em mapas de jogos eletrônicos, com a finalidade de examinar como jogadores interagem e interpretam essas representações, com especial atenção aos elementos cartográficos essenciais, como título, legenda, escala, e outros que caracterizam os mapas. O foco principal reside na investigação de três jogos selecionados, onde cada análise destaca a presença e a utilização dos mapas e suas características. A pesquisa visa demonstrar como a Cartografia é habilmente integrada em vários contextos dentro dos jogos eletrônicos, buscando identificar, de maneira fundamental, a compreensão de mapas que muitas vezes fogem aos padrões convencionais da sociedade. Ao explorar a presença desses elementos em jogos específicos, pretende-se também examinar como a interpretação de mapas não convencionais é facilitada ou desafiada pelos jogadores. Este trabalho visa contribuir para o entendimento mais amplo de como os elementos cartográficos são empregados na esfera dos jogos, destacando a importância de sua presença e influência na experiência do jogadorThis study proposes an analysis of the use and understanding of cartographic elements in electronic game maps, with the purpose of examining how players interact and interpret these representations, with special attention to essential cartographic elements, such as title, legend, scale, and others that characterize the maps. The main focus lies on the investigation of three selected games, where each analysis highlights the presence and use of maps and their characteristics. The research aims to demonstrate how Cartography is skillfully integrated into various contexts within electronic games, seeking to identify, in a fundamental way, the understanding of maps that often deviate from society's conventional standards. By exploring the presence of these elements in specific games, we also aim to examine how the interpretation of unconventional maps is facilitated or challenged by players. This work aims to contribute to a broader understanding of how cartographic elements are used in the gaming sphere, highlighting the importance of their presence and influence on the player's experience.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Sena, Carla Cristina Reinaldo Gimenes de [UNESP]Oliveira, Alan Guilherme Santos de2023-12-18T16:49:03Z2023-12-18T16:49:03Z2023-12-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfapplication/pdfOLIVEIRA, Alan Guilherme Santos de. Os mapas in game: uso dos elementos cartográficos para interpretação dos mapas em jogos eletrônicos. 2023. 83 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Geografia) - Faculdade de Ciências, Tecnologia e Educação, Ourinhos, 2023.https://hdl.handle.net/11449/252087porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-12-11T15:19:00Zoai:repositorio.unesp.br:11449/252087Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-12-11T15:19Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os mapas in game: uso dos elementos cartográficos para interpretação dos mapas em jogos eletrônicos In-game maps: use of cartographic elements for interpretation of maps in electronic games |
title |
Os mapas in game: uso dos elementos cartográficos para interpretação dos mapas em jogos eletrônicos |
spellingShingle |
Os mapas in game: uso dos elementos cartográficos para interpretação dos mapas em jogos eletrônicos Oliveira, Alan Guilherme Santos de Games Ludicidade Jogabilidade Elementos do mapa Imersão Elementos cartográficos Mapas em jogos eletrônicos |
title_short |
Os mapas in game: uso dos elementos cartográficos para interpretação dos mapas em jogos eletrônicos |
title_full |
Os mapas in game: uso dos elementos cartográficos para interpretação dos mapas em jogos eletrônicos |
title_fullStr |
Os mapas in game: uso dos elementos cartográficos para interpretação dos mapas em jogos eletrônicos |
title_full_unstemmed |
Os mapas in game: uso dos elementos cartográficos para interpretação dos mapas em jogos eletrônicos |
title_sort |
Os mapas in game: uso dos elementos cartográficos para interpretação dos mapas em jogos eletrônicos |
author |
Oliveira, Alan Guilherme Santos de |
author_facet |
Oliveira, Alan Guilherme Santos de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sena, Carla Cristina Reinaldo Gimenes de [UNESP] |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Alan Guilherme Santos de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Games Ludicidade Jogabilidade Elementos do mapa Imersão Elementos cartográficos Mapas em jogos eletrônicos |
topic |
Games Ludicidade Jogabilidade Elementos do mapa Imersão Elementos cartográficos Mapas em jogos eletrônicos |
description |
Este estudo propõe uma análise sobre o uso e compreensão dos elementos cartográficos em mapas de jogos eletrônicos, com a finalidade de examinar como jogadores interagem e interpretam essas representações, com especial atenção aos elementos cartográficos essenciais, como título, legenda, escala, e outros que caracterizam os mapas. O foco principal reside na investigação de três jogos selecionados, onde cada análise destaca a presença e a utilização dos mapas e suas características. A pesquisa visa demonstrar como a Cartografia é habilmente integrada em vários contextos dentro dos jogos eletrônicos, buscando identificar, de maneira fundamental, a compreensão de mapas que muitas vezes fogem aos padrões convencionais da sociedade. Ao explorar a presença desses elementos em jogos específicos, pretende-se também examinar como a interpretação de mapas não convencionais é facilitada ou desafiada pelos jogadores. Este trabalho visa contribuir para o entendimento mais amplo de como os elementos cartográficos são empregados na esfera dos jogos, destacando a importância de sua presença e influência na experiência do jogador |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-18T16:49:03Z 2023-12-18T16:49:03Z 2023-12-07 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Alan Guilherme Santos de. Os mapas in game: uso dos elementos cartográficos para interpretação dos mapas em jogos eletrônicos. 2023. 83 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Geografia) - Faculdade de Ciências, Tecnologia e Educação, Ourinhos, 2023. https://hdl.handle.net/11449/252087 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Alan Guilherme Santos de. Os mapas in game: uso dos elementos cartográficos para interpretação dos mapas em jogos eletrônicos. 2023. 83 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Geografia) - Faculdade de Ciências, Tecnologia e Educação, Ourinhos, 2023. |
url |
https://hdl.handle.net/11449/252087 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriounesp@unesp.br |
_version_ |
1824434079872843776 |