Em terra de chapinha, quem tem cachos é rainha : a visibilidade dos cabelos afrodescendentes nas campanhas publicitárias de Dove e Garnier Fructis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/12128 |
Resumo: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Comunicação Organizacional, 2015. |
id |
UNB-2_b912d18f949e1fb10029b0ff6094bfe5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/12128 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Oliveira, Gabriela de SouzaGeraldes, Elen CristinaOLIVEIRA, Gabriela de Souza. “Em terra de chapinha, quem tem cachos é rainha”: a visibilidade dos cabelos afrodescendentes nas campanhas publicitárias de Dove e Garnier Fructis. 2015. 85 f., il. Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.http://bdm.unb.br/handle/10483/12128Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Comunicação Organizacional, 2015.O presente trabalho tem como objetivo compreender como o cabelo afrodescendente é representado em campanhas publicitárias das marcas Dove e Garnier Fructis. Foram utilizadas como referencial teórico a contribuição de Nilma Gomes (2002), por vincular estudos relacionados a cabelos crespos e identidade de afrodescendentes, e algumas leituras sobre a história da população negra no país. Estas últimas, apresentadas neste trabalho principalmente pela obra “A invenção do ser negro” de Gislene dos Santos (2002), que descreve o cenário do percurso histórico das ideias que naturalizaram a inferioridade dos negros. Os procedimentos metodológicos envolveram revisão bibliográfica e a análise do discurso (com base na vertente francesa) de campanhas, para verificar como as marcas de cosméticos abordam a relação das mulheres e crianças negras com seus cabelos crespos e de que forma a publicidade interfere e expõe questões que sugerem polêmicas, como o racismo. As principais conclusões estão ligadas ao discurso do silêncio e à falta de aprofundamento da linguagem publicitária, tendo em vista que a veiculação de campanhas publicitárias que apresentam possíveis representações do corpo negro podem ser um termômetro para identificar a posição do afrodescendente dentro da sociedade.Submitted by Ruthlea Nascimento (ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2016-02-18T17:29:48Z No. of bitstreams: 1 2015_GabrieladeSouzaOliveira.pdf: 1087210 bytes, checksum: 79002e525b7b10341ef924f4b74b3061 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2016-02-22T13:00:48Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2015_GabrieladeSouzaOliveira.pdf: 1087210 bytes, checksum: 79002e525b7b10341ef924f4b74b3061 (MD5)Made available in DSpace on 2016-02-22T13:00:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015_GabrieladeSouzaOliveira.pdf: 1087210 bytes, checksum: 79002e525b7b10341ef924f4b74b3061 (MD5)This study aims to understand how the hair of afro-descendant people is represented at Dove’s and GarnierFructis’s advertising campaings. Nilma Gomes (2002) writing were used as a theoretical framework because it links studies related to curly hair and identity, as well as readings on the history of black people in the country presented here mainly throught "A invenção do ser negro" by Gislene dos Santos that describes the historical background of the ideas that naturalized the inferiority of black people. The methodological procedures involved bibliographic review and campaigns analysis based on the French examples to verify how the cosmetic brands takes up the relationship of black women and children with their curly hair and how advertising affects and exposes issues that suggest polemics, such as racism. The mainly conclusions are linked to the silent discourse and the lack of depth in the advertising language considering that the placement campaigns that presents possible representations of the black body can be a thermometer to identify the position of afrodescendant in society.CabeloCampanhas publicitáriasMulheres negrasEm terra de chapinha, quem tem cachos é rainha : a visibilidade dos cabelos afrodescendentes nas campanhas publicitárias de Dove e Garnier Fructisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2016-02-22T13:00:48Z2016-02-22T13:00:48Z2016-02-22T13:00:48Z2015-11info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2015_GabrieladeSouzaOliveira.pdf2015_GabrieladeSouzaOliveira.pdfapplication/pdf1087210http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12128/1/2015_GabrieladeSouzaOliveira.pdf79002e525b7b10341ef924f4b74b3061MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain46http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12128/2/license_url587cd8ffae15c8598ed3c46d248a3f38MD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12128/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream21267http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12128/4/license_rdf73e23c2acaaf13389e092bd813e3223dMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1859http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12128/5/license.txtc839d819fbf9d292c252d03de0d22e3bMD5510483/121282020-03-05 10:21:03.298oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712020-03-05T13:21:03Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
Em terra de chapinha, quem tem cachos é rainha : a visibilidade dos cabelos afrodescendentes nas campanhas publicitárias de Dove e Garnier Fructis |
title |
Em terra de chapinha, quem tem cachos é rainha : a visibilidade dos cabelos afrodescendentes nas campanhas publicitárias de Dove e Garnier Fructis |
spellingShingle |
Em terra de chapinha, quem tem cachos é rainha : a visibilidade dos cabelos afrodescendentes nas campanhas publicitárias de Dove e Garnier Fructis Oliveira, Gabriela de Souza Cabelo Campanhas publicitárias Mulheres negras |
title_short |
Em terra de chapinha, quem tem cachos é rainha : a visibilidade dos cabelos afrodescendentes nas campanhas publicitárias de Dove e Garnier Fructis |
title_full |
Em terra de chapinha, quem tem cachos é rainha : a visibilidade dos cabelos afrodescendentes nas campanhas publicitárias de Dove e Garnier Fructis |
title_fullStr |
Em terra de chapinha, quem tem cachos é rainha : a visibilidade dos cabelos afrodescendentes nas campanhas publicitárias de Dove e Garnier Fructis |
title_full_unstemmed |
Em terra de chapinha, quem tem cachos é rainha : a visibilidade dos cabelos afrodescendentes nas campanhas publicitárias de Dove e Garnier Fructis |
title_sort |
Em terra de chapinha, quem tem cachos é rainha : a visibilidade dos cabelos afrodescendentes nas campanhas publicitárias de Dove e Garnier Fructis |
author |
Oliveira, Gabriela de Souza |
author_facet |
Oliveira, Gabriela de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Gabriela de Souza |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Geraldes, Elen Cristina |
contributor_str_mv |
Geraldes, Elen Cristina |
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv |
Cabelo Campanhas publicitárias Mulheres negras |
topic |
Cabelo Campanhas publicitárias Mulheres negras |
description |
Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Comunicação Organizacional, 2015. |
publishDate |
2015 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2015-11 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-02-22T13:00:48Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-02-22T13:00:48Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-02-22T13:00:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Gabriela de Souza. “Em terra de chapinha, quem tem cachos é rainha”: a visibilidade dos cabelos afrodescendentes nas campanhas publicitárias de Dove e Garnier Fructis. 2015. 85 f., il. Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/handle/10483/12128 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Gabriela de Souza. “Em terra de chapinha, quem tem cachos é rainha”: a visibilidade dos cabelos afrodescendentes nas campanhas publicitárias de Dove e Garnier Fructis. 2015. 85 f., il. Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
url |
http://bdm.unb.br/handle/10483/12128 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12128/1/2015_GabrieladeSouzaOliveira.pdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12128/2/license_url http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12128/3/license_text http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12128/4/license_rdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12128/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
79002e525b7b10341ef924f4b74b3061 587cd8ffae15c8598ed3c46d248a3f38 d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 73e23c2acaaf13389e092bd813e3223d c839d819fbf9d292c252d03de0d22e3b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1813907866781745152 |