Viabilidade da aplicação do Balanced Scorecard em uma universidade pública : análise de uma unidade descentralizada da Universidade de Brasília (UnB)
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Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
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Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/1351 http://dx.doi.org/10.26512/2007.06.TCC.1351 |
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Lustosa, Ariosto NogueiraCarmona, Elder AyresMarcelino, Gileno FernandesLUSTOSA, Ariosto Nogueira; CARMONA, Elder Ayres. Viabilidade da aplicação do Balanced Scorecard em uma universidade pública: análise de uma unidade descentralizada da Universidade de Brasília (UnB). 2007. 80 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Gerencial)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.http://bdm.unb.br/handle/10483/1351http://dx.doi.org/10.26512/2007.06.TCC.1351Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, 2007.O planejamento do ensino superior no Brasil (especialmente no ensino de graduação) tem sido feita com base na experiência adquirida em estudos, projeções de cenários e planejamentos estratégicos. Estes instrumentos têm se mostrado eficientes e eficazes, em que pese o elevado custo. Na década de 90, Kaplan e Norton descreveram o Balanced Scorecard (BSC) como “um conjunto de indicadores que proporciona aos gerentes uma visão rápida e abrangente, de toda a empresa”. Estes indicadores são capazes de identificar e quantificar ações do passado e presente, bem como complementar, com indicadores operacionais, qual a satisfação dos clientes, identificar a razoabilidade dos processos internos e a capacidade da organização aprender e melhorar. Estes indicadores, ou medidores de desempenho buscam sintetizar as condições objetivas do mundo real em que a operação efetivamente acontece, traduzindo em números a situação do ambiente, do negócio, da interação entre eles, fazendo a ponte entre a organização e os executivos, de forma a dar conhecimento do desempenho alcançado, em quais condições isto se deu e as manifestações e tendências predominantes. A utilidade desses indicadores de desempenho, portanto, vai além da quantificação numérica dos resultados obtidos e além do conjunto de situações que circunscrevem a operação. Pode-se deduzir que os indicadores do desempenho norteiam as organizações no julgamento da operação e fornecem o referencial para as decisões que definirão o seu futuro. O presente trabalho objetiva, com base na metodologia Balanced Scorecard (BSC), descrever as características desse sistema de gestão estratégica e a sua aplicabilidade a uma universidade pública, tomando como ponto de partida uma Unidade Descentralizada da Universidade de Brasília (UnB)/Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (CESPE). Utilizou-se, como método de pesquisa, a pesquisa bibliográfica, levantamento de dados por meio de questionário fechado, entrevistas e visitas a empresas públicas que vivenciaram a implantação do Balanced Scorecard (BSC).Submitted by Fernanda Weschenfelder (fernandaw@bce.unb.br) on 2010-12-08T17:15:59Z No. of bitstreams: 1 2007_AriostoNogueira_ElderCarmona.pdf: 1130969 bytes, checksum: f9c63d56ff7dd0a330c563d75e034aea (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2010-12-09T11:00:07Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2007_AriostoNogueira_ElderCarmona.pdf: 1130969 bytes, checksum: f9c63d56ff7dd0a330c563d75e034aea (MD5)Made available in DSpace on 2010-12-09T11:00:07Z (GMT). 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