Estudos preliminares sobre o valor da marca agregado ao restaurante : o caso de um restaurante do tipo gastronômico de Brasília
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/321 http://dx.doi.org/10.26512/2008.08.TCC.321 |
Resumo: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2008. |
id |
UNB-2_fee6c00c094e32f86968bd13bc0a68fc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/321 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Figueiredo, Jane MotaGinani, Verônica CortezFIGUEIREDO, Jane Mota. Estudos preliminares sobre o valor da marca agregado ao restaurante: o caso de um restaurante do tipo gastronômico de Brasília. 2008. 42 f. Monografia (Especialização em Gastronomia e Saúde)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.http://bdm.unb.br/handle/10483/321http://dx.doi.org/10.26512/2008.08.TCC.321Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2008.O valor da marca passou a se constituir no diferencial de maior responsabilidade pela decisão de compra de um produto. É ele, em muitos casos, a única diferença entre um produto e outro. A marca é vislumbrada como sendo um suporte real da intangibilidade apontada como o elemento agregador das promessas dos benefícios junto do consumidor. O presente trabalho tem como objetivo analisar o valor atribuído pelo cliente à marca de um restaurante. Para isso, de forma específica busca-se entender o poder da marca no ciclo de vida de serviços de alimentação, investigar qual o perfil do consumidor e quanto a marca contribui para a fidelidade do cliente. Trata-se de um estudo de caso preliminar e inédito, pelo método indutivo, correlacionando em pesquisa descritiva, em forma de levantamento de dados, realizado em uma rede de restaurantes do tipo gastronômico localizado no Plano Piloto – Brasília/DF. Utilizando um questionário auto preenchido como instrumento, foram coletados 35 questionários via correio eletrônico e utilizado o Excel para tratamento dos dados coletados. Análises descritivas mostraram que a maior parte da amostra é feminina, freqüenta os estabelecimentos a mais de um ano, é casado, têm pós-graduação e recebe acima de 12 salários mínimos por mês. Os resultados demonstram que os clientes efetivamente valorizam e consideram a oferta dos serviços da rede de restaurantes, como um valor agregado ao produto e como um diferencial da marca, confirmando-o como atividade necessária na cadeia de valor da empresa.Submitted by Luis Felipe Souza Silva (luis@bce.unb.br) on 2009-06-30T19:04:37Z No. of bitstreams: 1 2008_JaneMotaFigueiredo.pdf: 114442 bytes, checksum: e4f2cf443fd4c1249df4773b1b803ff2 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2009-07-01T12:17:13Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2008_JaneMotaFigueiredo.pdf: 114442 bytes, checksum: e4f2cf443fd4c1249df4773b1b803ff2 (MD5)Made available in DSpace on 2009-07-01T12:17:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2008_JaneMotaFigueiredo.pdf: 114442 bytes, checksum: e4f2cf443fd4c1249df4773b1b803ff2 (MD5) Previous issue date: 2008-08-08The value of the mark passed if to constitute in the differential of bigger responsibility of the decision of purchase of a product. It is, in many cases, the only difference between a product and another one. The mark is glimpsed as being a real support of the pointed intangibilities as the aggregator element of the promises of the benefits next to the consumer. The present work has as objective to analyze the value attributed for the customer to the mark of a restaurant. For this, of specific form one search to understand the power of the mark in the cycle of life of feeding services, to investigate which the profile of the consumer and how much the mark contributes for the allegiance of the customer. One is about a study of preliminary and unknown case, for the inductive method, correlating in descriptive research, form datacollection, carried through in a net of restaurants of the gastronomic type located in the Plano Piloto - Brasília/DF. Using a filled auto questionnaire as instrument, 35 questionnaires had been collected saw e-mail and used Excel for treatment of the collected data. Descriptive analyses had shown that most of the sample is feminine, more than frequents the establishments the one year, is married, have after-graduation and receive above from 12 minimum wages for month. The results demonstrate that the customers effectively value and consider offer of the services of the net of restaurants, as an aggregate value to the product and as a differential of the mark, confirming it as necessary activity in the chain of value of the company.Marca registradaRestaurantes, bares, etc. - Brasília (DF)MarketingFidelização de clientesEstudos preliminares sobre o valor da marca agregado ao restaurante : o caso de um restaurante do tipo gastronômico de Brasíliainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisBRA2009-07-01T12:17:13Z2009-07-01T12:17:13Z2009-07-01T12:17:13Z2008-08-08info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2008_JaneMotaFigueiredo.pdf2008_JaneMotaFigueiredo.pdfapplication/pdf114442http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/321/1/2008_JaneMotaFigueiredo.pdfe4f2cf443fd4c1249df4773b1b803ff2MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1842http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/321/2/license.txta4c89215bdf96ac0d028ca2ed2873647MD52TEXT2008_JaneMotaFigueiredo.pdf.txt2008_JaneMotaFigueiredo.pdf.txttext/plain56129http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/321/3/2008_JaneMotaFigueiredo.pdf.txta75a959752b28621dfd24b28d8a46e1cMD5310483/3212021-06-18 22:12:21.826oai:bdm.unb.br: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 Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712021-06-19T01:12:21Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estudos preliminares sobre o valor da marca agregado ao restaurante : o caso de um restaurante do tipo gastronômico de Brasília |
title |
Estudos preliminares sobre o valor da marca agregado ao restaurante : o caso de um restaurante do tipo gastronômico de Brasília |
spellingShingle |
Estudos preliminares sobre o valor da marca agregado ao restaurante : o caso de um restaurante do tipo gastronômico de Brasília Figueiredo, Jane Mota Marca registrada Restaurantes, bares, etc. - Brasília (DF) Marketing Fidelização de clientes |
title_short |
Estudos preliminares sobre o valor da marca agregado ao restaurante : o caso de um restaurante do tipo gastronômico de Brasília |
title_full |
Estudos preliminares sobre o valor da marca agregado ao restaurante : o caso de um restaurante do tipo gastronômico de Brasília |
title_fullStr |
Estudos preliminares sobre o valor da marca agregado ao restaurante : o caso de um restaurante do tipo gastronômico de Brasília |
title_full_unstemmed |
Estudos preliminares sobre o valor da marca agregado ao restaurante : o caso de um restaurante do tipo gastronômico de Brasília |
title_sort |
Estudos preliminares sobre o valor da marca agregado ao restaurante : o caso de um restaurante do tipo gastronômico de Brasília |
author |
Figueiredo, Jane Mota |
author_facet |
Figueiredo, Jane Mota |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Figueiredo, Jane Mota |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ginani, Verônica Cortez |
contributor_str_mv |
Ginani, Verônica Cortez |
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv |
Marca registrada Restaurantes, bares, etc. - Brasília (DF) Marketing Fidelização de clientes |
topic |
Marca registrada Restaurantes, bares, etc. - Brasília (DF) Marketing Fidelização de clientes |
description |
Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2008. |
publishDate |
2008 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2008-08-08 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2009-07-01T12:17:13Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2009-07-01T12:17:13Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-07-01T12:17:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
FIGUEIREDO, Jane Mota. Estudos preliminares sobre o valor da marca agregado ao restaurante: o caso de um restaurante do tipo gastronômico de Brasília. 2008. 42 f. Monografia (Especialização em Gastronomia e Saúde)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/handle/10483/321 |
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.26512/2008.08.TCC.321 |
identifier_str_mv |
FIGUEIREDO, Jane Mota. Estudos preliminares sobre o valor da marca agregado ao restaurante: o caso de um restaurante do tipo gastronômico de Brasília. 2008. 42 f. Monografia (Especialização em Gastronomia e Saúde)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008. |
url |
http://bdm.unb.br/handle/10483/321 http://dx.doi.org/10.26512/2008.08.TCC.321 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/321/1/2008_JaneMotaFigueiredo.pdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/321/2/license.txt http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/321/3/2008_JaneMotaFigueiredo.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e4f2cf443fd4c1249df4773b1b803ff2 a4c89215bdf96ac0d028ca2ed2873647 a75a959752b28621dfd24b28d8a46e1c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1801492861899767808 |