Um evento de (bi)letramento em língua indígena: reflexos de uma política linguística Terena

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nincao, Onilda Sanches
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Horizontes de Linguística Aplicada
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1204
Resumo: Este texto apresenta dados de pesquisa realizada junto a professores indígenas a partir de oficinas de produção de textos em língua Terena que tiveram como objetivo produzir textos nessa língua a fim de servirem à produção de material didático na escola. A metodologia adotada seguiu os preceitos sugeridos por Vóvio e Souza (2005) para pesquisas na área de Linguística Aplicada que focalizam práticas sociais de letramento. As oficinas de produção de textos em língua Terena tiveram a participação de 16 professores indígenas. Os dados foram analisados a partir do pressuposto de que (a) em contextos bilíngues, as línguas não ocupam compartimentos isolados (Maher, 2007a), (b) há uma conjunção entre as práticas de letramento nas duas línguas em questão (Hornberger, 1989/2003) e (c) o letramento não tem o mesmo significado nos diferentes contextos culturais (Street, 2006). Os resultados demonstraram que o biletramento que emergiu nas oficinas de textos focalizadas evidencia um procedimento cultural Terena que encontra justificativa nas construções identitárias desse povo ao longo da história, emergindo a escrita em uma função simbólica de indianidade Terena, com força política e combativa.
id UNB-30_0d2b5426ad032465c42a003405440745
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1204
network_acronym_str UNB-30
network_name_str Revista Horizontes de Linguística Aplicada
repository_id_str
spelling Um evento de (bi)letramento em língua indígena: reflexos de uma política linguística TerenaTexto;Professor Indígena;Língua TerenaEste texto apresenta dados de pesquisa realizada junto a professores indígenas a partir de oficinas de produção de textos em língua Terena que tiveram como objetivo produzir textos nessa língua a fim de servirem à produção de material didático na escola. A metodologia adotada seguiu os preceitos sugeridos por Vóvio e Souza (2005) para pesquisas na área de Linguística Aplicada que focalizam práticas sociais de letramento. As oficinas de produção de textos em língua Terena tiveram a participação de 16 professores indígenas. Os dados foram analisados a partir do pressuposto de que (a) em contextos bilíngues, as línguas não ocupam compartimentos isolados (Maher, 2007a), (b) há uma conjunção entre as práticas de letramento nas duas línguas em questão (Hornberger, 1989/2003) e (c) o letramento não tem o mesmo significado nos diferentes contextos culturais (Street, 2006). Os resultados demonstraram que o biletramento que emergiu nas oficinas de textos focalizadas evidencia um procedimento cultural Terena que encontra justificativa nas construções identitárias desse povo ao longo da história, emergindo a escrita em uma função simbólica de indianidade Terena, com força política e combativa.Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada2013-03-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/120410.26512/rhla.v11i2.1204Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 11 No. 2 (2012)Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 11 n. 2 (2012)2237-09511677-9770reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicadainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1204/1046Nincao, Onilda Sanchesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-17T03:53:33Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1204Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/oaihorizontesla@gmail.com2237-09511677-9770opendoar:2023-01-13T09:49:20.383115Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Um evento de (bi)letramento em língua indígena: reflexos de uma política linguística Terena
title Um evento de (bi)letramento em língua indígena: reflexos de uma política linguística Terena
spellingShingle Um evento de (bi)letramento em língua indígena: reflexos de uma política linguística Terena
Nincao, Onilda Sanches
Texto;
Professor Indígena;
Língua Terena
title_short Um evento de (bi)letramento em língua indígena: reflexos de uma política linguística Terena
title_full Um evento de (bi)letramento em língua indígena: reflexos de uma política linguística Terena
title_fullStr Um evento de (bi)letramento em língua indígena: reflexos de uma política linguística Terena
title_full_unstemmed Um evento de (bi)letramento em língua indígena: reflexos de uma política linguística Terena
title_sort Um evento de (bi)letramento em língua indígena: reflexos de uma política linguística Terena
author Nincao, Onilda Sanches
author_facet Nincao, Onilda Sanches
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nincao, Onilda Sanches
dc.subject.por.fl_str_mv Texto;
Professor Indígena;
Língua Terena
topic Texto;
Professor Indígena;
Língua Terena
description Este texto apresenta dados de pesquisa realizada junto a professores indígenas a partir de oficinas de produção de textos em língua Terena que tiveram como objetivo produzir textos nessa língua a fim de servirem à produção de material didático na escola. A metodologia adotada seguiu os preceitos sugeridos por Vóvio e Souza (2005) para pesquisas na área de Linguística Aplicada que focalizam práticas sociais de letramento. As oficinas de produção de textos em língua Terena tiveram a participação de 16 professores indígenas. Os dados foram analisados a partir do pressuposto de que (a) em contextos bilíngues, as línguas não ocupam compartimentos isolados (Maher, 2007a), (b) há uma conjunção entre as práticas de letramento nas duas línguas em questão (Hornberger, 1989/2003) e (c) o letramento não tem o mesmo significado nos diferentes contextos culturais (Street, 2006). Os resultados demonstraram que o biletramento que emergiu nas oficinas de textos focalizadas evidencia um procedimento cultural Terena que encontra justificativa nas construções identitárias desse povo ao longo da história, emergindo a escrita em uma função simbólica de indianidade Terena, com força política e combativa.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-03-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1204
10.26512/rhla.v11i2.1204
url https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1204
identifier_str_mv 10.26512/rhla.v11i2.1204
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1204/1046
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
dc.source.none.fl_str_mv Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 11 No. 2 (2012)
Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 11 n. 2 (2012)
2237-0951
1677-9770
reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicada
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Horizontes de Linguística Aplicada
collection Revista Horizontes de Linguística Aplicada
repository.name.fl_str_mv Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv horizontesla@gmail.com
_version_ 1797051345274929152