Conflitos macroculturais e a sala de aula de língua inglesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Helen Betane
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Rees, Dilys Karen
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Horizontes de Linguística Aplicada
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1402
Resumo: Resumo O presente artigo visa analisar o diálogo intercultural que ocorre em uma sala de aula de língua inglesa de uma escola pública da Rede Municipal de Ensino de Goiânia, capital do Estado de Goiás. Por se tratar de um estudo de cunho etnográfico, foram utilizadas as seguintes técnicas de geração de dados: a observação-participante, anotações de campo e gravações em vídeo. A partir desses instrumentos, procuramos, por meio da análise dos domínios culturais sugerida por Spradley (1980), interpretar os sentidos e os valores que os participantes atribuem às suas ações e às ações dos outros, como questionam seus papéis sociais e interpretam valores macroculturais de acordo com a sua própria microcultura. A análise dos dados demonstrou que o diálogo intercultural entre professora e alunos ocorre via embates. Também foi possível identificar os diferentes significados culturais que a sala de aula tem para a professora e para os alunos. Palavras-chave: interculturalidade ”“ macro e microculturas ”“ etnografia ”“ inglês- escola pública   Abstract This article discusses the intercultural dialogue between an English teacher and her students from a public school in Goiânia. It is a qualitative study based on ethnography in which the following instruments of generating data were used: participant observation, field notes and video recording. All the data are discussed following the ethnographic research directions and the domain analyses theory suggested by Spradley (1980).  Through the cultural domains, it was possible to identify how the participants interpret theirs and others’ actions, how they question their social roles and interpret some macrocultural values according to their own microculture. The data analyses demonstrated how  the intercultural dialogue between the teacher and her students is conflicted. In addition, it was possible to identify the different cultural meanings teacher and students give to the classroom. Keywords: intercultural dialogue ”“ macro and microcultures - ethnography ”“ English ”“ public school
id UNB-30_1fa65f312ecb04d4a7288c9ae46da33a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1402
network_acronym_str UNB-30
network_name_str Revista Horizontes de Linguística Aplicada
repository_id_str
spelling Conflitos macroculturais e a sala de aula de língua inglesaInterculturalidade;Macrocultura;Microculturas;Etnografia;Inglês;Escola públicaResumo O presente artigo visa analisar o diálogo intercultural que ocorre em uma sala de aula de língua inglesa de uma escola pública da Rede Municipal de Ensino de Goiânia, capital do Estado de Goiás. Por se tratar de um estudo de cunho etnográfico, foram utilizadas as seguintes técnicas de geração de dados: a observação-participante, anotações de campo e gravações em vídeo. A partir desses instrumentos, procuramos, por meio da análise dos domínios culturais sugerida por Spradley (1980), interpretar os sentidos e os valores que os participantes atribuem às suas ações e às ações dos outros, como questionam seus papéis sociais e interpretam valores macroculturais de acordo com a sua própria microcultura. A análise dos dados demonstrou que o diálogo intercultural entre professora e alunos ocorre via embates. Também foi possível identificar os diferentes significados culturais que a sala de aula tem para a professora e para os alunos. Palavras-chave: interculturalidade ”“ macro e microculturas ”“ etnografia ”“ inglês- escola pública   Abstract This article discusses the intercultural dialogue between an English teacher and her students from a public school in Goiânia. It is a qualitative study based on ethnography in which the following instruments of generating data were used: participant observation, field notes and video recording. All the data are discussed following the ethnographic research directions and the domain analyses theory suggested by Spradley (1980).  Through the cultural domains, it was possible to identify how the participants interpret theirs and others’ actions, how they question their social roles and interpret some macrocultural values according to their own microculture. The data analyses demonstrated how  the intercultural dialogue between the teacher and her students is conflicted. In addition, it was possible to identify the different cultural meanings teacher and students give to the classroom. Keywords: intercultural dialogue ”“ macro and microcultures - ethnography ”“ English ”“ public schoolPrograma de Pós-Graduação em Linguística Aplicada2016-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/140210.26512/rhla.v14i2.1402Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 14 No. 2 (2015)Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 14 n. 2 (2015)2237-09511677-9770reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicadainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1402/1239Ferreira, Helen BetaneRees, Dilys Kareninfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-02T12:03:40Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1402Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/oaihorizontesla@gmail.com2237-09511677-9770opendoar:2023-01-13T09:49:22.384952Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Conflitos macroculturais e a sala de aula de língua inglesa
title Conflitos macroculturais e a sala de aula de língua inglesa
spellingShingle Conflitos macroculturais e a sala de aula de língua inglesa
Ferreira, Helen Betane
Interculturalidade;
Macrocultura;
Microculturas;
Etnografia;
Inglês;
Escola pública
title_short Conflitos macroculturais e a sala de aula de língua inglesa
title_full Conflitos macroculturais e a sala de aula de língua inglesa
title_fullStr Conflitos macroculturais e a sala de aula de língua inglesa
title_full_unstemmed Conflitos macroculturais e a sala de aula de língua inglesa
title_sort Conflitos macroculturais e a sala de aula de língua inglesa
author Ferreira, Helen Betane
author_facet Ferreira, Helen Betane
Rees, Dilys Karen
author_role author
author2 Rees, Dilys Karen
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Helen Betane
Rees, Dilys Karen
dc.subject.por.fl_str_mv Interculturalidade;
Macrocultura;
Microculturas;
Etnografia;
Inglês;
Escola pública
topic Interculturalidade;
Macrocultura;
Microculturas;
Etnografia;
Inglês;
Escola pública
description Resumo O presente artigo visa analisar o diálogo intercultural que ocorre em uma sala de aula de língua inglesa de uma escola pública da Rede Municipal de Ensino de Goiânia, capital do Estado de Goiás. Por se tratar de um estudo de cunho etnográfico, foram utilizadas as seguintes técnicas de geração de dados: a observação-participante, anotações de campo e gravações em vídeo. A partir desses instrumentos, procuramos, por meio da análise dos domínios culturais sugerida por Spradley (1980), interpretar os sentidos e os valores que os participantes atribuem às suas ações e às ações dos outros, como questionam seus papéis sociais e interpretam valores macroculturais de acordo com a sua própria microcultura. A análise dos dados demonstrou que o diálogo intercultural entre professora e alunos ocorre via embates. Também foi possível identificar os diferentes significados culturais que a sala de aula tem para a professora e para os alunos. Palavras-chave: interculturalidade ”“ macro e microculturas ”“ etnografia ”“ inglês- escola pública   Abstract This article discusses the intercultural dialogue between an English teacher and her students from a public school in Goiânia. It is a qualitative study based on ethnography in which the following instruments of generating data were used: participant observation, field notes and video recording. All the data are discussed following the ethnographic research directions and the domain analyses theory suggested by Spradley (1980).  Through the cultural domains, it was possible to identify how the participants interpret theirs and others’ actions, how they question their social roles and interpret some macrocultural values according to their own microculture. The data analyses demonstrated how  the intercultural dialogue between the teacher and her students is conflicted. In addition, it was possible to identify the different cultural meanings teacher and students give to the classroom. Keywords: intercultural dialogue ”“ macro and microcultures - ethnography ”“ English ”“ public school
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1402
10.26512/rhla.v14i2.1402
url https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1402
identifier_str_mv 10.26512/rhla.v14i2.1402
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1402/1239
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
dc.source.none.fl_str_mv Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 14 No. 2 (2015)
Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 14 n. 2 (2015)
2237-0951
1677-9770
reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicada
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Horizontes de Linguística Aplicada
collection Revista Horizontes de Linguística Aplicada
repository.name.fl_str_mv Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv horizontesla@gmail.com
_version_ 1797051345330503680