Conflitos macroculturais e a sala de aula de língua inglesa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Horizontes de Linguística Aplicada |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1402 |
Resumo: | Resumo O presente artigo visa analisar o diálogo intercultural que ocorre em uma sala de aula de língua inglesa de uma escola pública da Rede Municipal de Ensino de Goiânia, capital do Estado de Goiás. Por se tratar de um estudo de cunho etnográfico, foram utilizadas as seguintes técnicas de geração de dados: a observação-participante, anotações de campo e gravações em vídeo. A partir desses instrumentos, procuramos, por meio da análise dos domínios culturais sugerida por Spradley (1980), interpretar os sentidos e os valores que os participantes atribuem à s suas ações e à s ações dos outros, como questionam seus papéis sociais e interpretam valores macroculturais de acordo com a sua própria microcultura. A análise dos dados demonstrou que o diálogo intercultural entre professora e alunos ocorre via embates. Também foi possível identificar os diferentes significados culturais que a sala de aula tem para a professora e para os alunos. Palavras-chave: interculturalidade ”“ macro e microculturas ”“ etnografia ”“ inglês- escola pública Abstract This article discusses the intercultural dialogue between an English teacher and her students from a public school in Goiânia. It is a qualitative study based on ethnography in which the following instruments of generating data were used: participant observation, field notes and video recording. All the data are discussed following the ethnographic research directions and the domain analyses theory suggested by Spradley (1980). Through the cultural domains, it was possible to identify how the participants interpret theirs and others’ actions, how they question their social roles and interpret some macrocultural values according to their own microculture. The data analyses demonstrated how the intercultural dialogue between the teacher and her students is conflicted. In addition, it was possible to identify the different cultural meanings teacher and students give to the classroom. Keywords: intercultural dialogue ”“ macro and microcultures - ethnography ”“ English ”“ public school |
id |
UNB-30_1fa65f312ecb04d4a7288c9ae46da33a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1402 |
network_acronym_str |
UNB-30 |
network_name_str |
Revista Horizontes de Linguística Aplicada |
repository_id_str |
|
spelling |
Conflitos macroculturais e a sala de aula de língua inglesaInterculturalidade;Macrocultura;Microculturas;Etnografia;Inglês;Escola públicaResumo O presente artigo visa analisar o diálogo intercultural que ocorre em uma sala de aula de língua inglesa de uma escola pública da Rede Municipal de Ensino de Goiânia, capital do Estado de Goiás. Por se tratar de um estudo de cunho etnográfico, foram utilizadas as seguintes técnicas de geração de dados: a observação-participante, anotações de campo e gravações em vídeo. A partir desses instrumentos, procuramos, por meio da análise dos domínios culturais sugerida por Spradley (1980), interpretar os sentidos e os valores que os participantes atribuem à s suas ações e à s ações dos outros, como questionam seus papéis sociais e interpretam valores macroculturais de acordo com a sua própria microcultura. A análise dos dados demonstrou que o diálogo intercultural entre professora e alunos ocorre via embates. Também foi possível identificar os diferentes significados culturais que a sala de aula tem para a professora e para os alunos. Palavras-chave: interculturalidade ”“ macro e microculturas ”“ etnografia ”“ inglês- escola pública Abstract This article discusses the intercultural dialogue between an English teacher and her students from a public school in Goiânia. It is a qualitative study based on ethnography in which the following instruments of generating data were used: participant observation, field notes and video recording. All the data are discussed following the ethnographic research directions and the domain analyses theory suggested by Spradley (1980). Through the cultural domains, it was possible to identify how the participants interpret theirs and others’ actions, how they question their social roles and interpret some macrocultural values according to their own microculture. The data analyses demonstrated how the intercultural dialogue between the teacher and her students is conflicted. In addition, it was possible to identify the different cultural meanings teacher and students give to the classroom. Keywords: intercultural dialogue ”“ macro and microcultures - ethnography ”“ English ”“ public schoolPrograma de Pós-Graduação em Linguística Aplicada2016-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/140210.26512/rhla.v14i2.1402Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 14 No. 2 (2015)Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 14 n. 2 (2015)2237-09511677-9770reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicadainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1402/1239Ferreira, Helen BetaneRees, Dilys Kareninfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-02T12:03:40Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1402Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/oaihorizontesla@gmail.com2237-09511677-9770opendoar:2023-01-13T09:49:22.384952Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conflitos macroculturais e a sala de aula de língua inglesa |
title |
Conflitos macroculturais e a sala de aula de língua inglesa |
spellingShingle |
Conflitos macroculturais e a sala de aula de língua inglesa Ferreira, Helen Betane Interculturalidade; Macrocultura; Microculturas; Etnografia; Inglês; Escola pública |
title_short |
Conflitos macroculturais e a sala de aula de língua inglesa |
title_full |
Conflitos macroculturais e a sala de aula de língua inglesa |
title_fullStr |
Conflitos macroculturais e a sala de aula de língua inglesa |
title_full_unstemmed |
Conflitos macroculturais e a sala de aula de língua inglesa |
title_sort |
Conflitos macroculturais e a sala de aula de língua inglesa |
author |
Ferreira, Helen Betane |
author_facet |
Ferreira, Helen Betane Rees, Dilys Karen |
author_role |
author |
author2 |
Rees, Dilys Karen |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Helen Betane Rees, Dilys Karen |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interculturalidade; Macrocultura; Microculturas; Etnografia; Inglês; Escola pública |
topic |
Interculturalidade; Macrocultura; Microculturas; Etnografia; Inglês; Escola pública |
description |
Resumo O presente artigo visa analisar o diálogo intercultural que ocorre em uma sala de aula de língua inglesa de uma escola pública da Rede Municipal de Ensino de Goiânia, capital do Estado de Goiás. Por se tratar de um estudo de cunho etnográfico, foram utilizadas as seguintes técnicas de geração de dados: a observação-participante, anotações de campo e gravações em vídeo. A partir desses instrumentos, procuramos, por meio da análise dos domínios culturais sugerida por Spradley (1980), interpretar os sentidos e os valores que os participantes atribuem à s suas ações e à s ações dos outros, como questionam seus papéis sociais e interpretam valores macroculturais de acordo com a sua própria microcultura. A análise dos dados demonstrou que o diálogo intercultural entre professora e alunos ocorre via embates. Também foi possível identificar os diferentes significados culturais que a sala de aula tem para a professora e para os alunos. Palavras-chave: interculturalidade ”“ macro e microculturas ”“ etnografia ”“ inglês- escola pública Abstract This article discusses the intercultural dialogue between an English teacher and her students from a public school in Goiânia. It is a qualitative study based on ethnography in which the following instruments of generating data were used: participant observation, field notes and video recording. All the data are discussed following the ethnographic research directions and the domain analyses theory suggested by Spradley (1980). Through the cultural domains, it was possible to identify how the participants interpret theirs and others’ actions, how they question their social roles and interpret some macrocultural values according to their own microculture. The data analyses demonstrated how the intercultural dialogue between the teacher and her students is conflicted. In addition, it was possible to identify the different cultural meanings teacher and students give to the classroom. Keywords: intercultural dialogue ”“ macro and microcultures - ethnography ”“ English ”“ public school |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1402 10.26512/rhla.v14i2.1402 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1402 |
identifier_str_mv |
10.26512/rhla.v14i2.1402 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1402/1239 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 14 No. 2 (2015) Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 14 n. 2 (2015) 2237-0951 1677-9770 reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicada instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Revista Horizontes de Linguística Aplicada |
collection |
Revista Horizontes de Linguística Aplicada |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
horizontesla@gmail.com |
_version_ |
1797051345330503680 |