Pronunciation intelligibility in Brazilian learners’ English and listeners’ threshold

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Neide Cesar
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Revista Horizontes de Linguística Aplicada
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/7429
Resumo: This article focuses on issues related to the role played by the listeners as evaluators of L2 learners’ pronunciation intelligibility. First, I discuss listeners’ threshold of intelligibility and listener variables. Linguistic and non-linguistic variables are identified. Then, I report on the qualitative results of an experimental study, whose listeners’ thresholds influenced their evaluations about the intelligibility of Brazilian learners’ pronunciation. Finally, I conclude with implications of the present discussion for future pronunciation intelligibility studies involving Brazilians learners’ English. Keywords: pronunciation intelligibility. listeners’ threshold. Brazilian learners. Resumo Este artigo focaliza aspectos relacionados aos ouvintes que atuam como avaliadores da inteligibilidade da pronúncia de aprendizes de uma língua estrangeira. Primeiro, o limiar de inteligibilidade de ouvintes e suas variáveis são discutidas. Variáveis linguísticas e não linguísticas são identificadas. Em seguida, resultados qualitativos de um estudo experimental, cujo limiar de inteligibilidade dos ouvintes influenciou suas avaliações da inteligibilidade da pronúncia de aprendizes brasileiros de inglês, são relatados. Finalmente, as implicações da presente discussão para estudos em inteligibilidade de pronúncia envolvendo aprendizes brasileiros de inglês são apresentadas. Palavras-chave: inteligibilidade de pronúncia. limiar do ouvinte. aprendizes brasileiros.
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spelling Pronunciation intelligibility in Brazilian learners’ English and listeners’ thresholdInteligibilidade de pronúncia de aprendizes brasileiros de inglês e o limiar de inteligibilidade do ouvintepronunciation intelligibility. listeners’ threshold. Brazilian learnersinteligibilidade de pronúncia. limiar do ouvinte. aprendizes brasileirosThis article focuses on issues related to the role played by the listeners as evaluators of L2 learners’ pronunciation intelligibility. First, I discuss listeners’ threshold of intelligibility and listener variables. Linguistic and non-linguistic variables are identified. Then, I report on the qualitative results of an experimental study, whose listeners’ thresholds influenced their evaluations about the intelligibility of Brazilian learners’ pronunciation. Finally, I conclude with implications of the present discussion for future pronunciation intelligibility studies involving Brazilians learners’ English. Keywords: pronunciation intelligibility. listeners’ threshold. Brazilian learners. Resumo Este artigo focaliza aspectos relacionados aos ouvintes que atuam como avaliadores da inteligibilidade da pronúncia de aprendizes de uma língua estrangeira. Primeiro, o limiar de inteligibilidade de ouvintes e suas variáveis são discutidas. Variáveis linguísticas e não linguísticas são identificadas. Em seguida, resultados qualitativos de um estudo experimental, cujo limiar de inteligibilidade dos ouvintes influenciou suas avaliações da inteligibilidade da pronúncia de aprendizes brasileiros de inglês, são relatados. Finalmente, as implicações da presente discussão para estudos em inteligibilidade de pronúncia envolvendo aprendizes brasileiros de inglês são apresentadas. Palavras-chave: inteligibilidade de pronúncia. limiar do ouvinte. aprendizes brasileiros.Este artigo focaliza aspectos relacionados aos ouvintes que atuam como avaliadores da inteligibilidade da pronúncia de aprendizes de uma língua estrangeira. Primeiro, o limiar de inteligibilidade de ouvintes e suas variáveis são discutidas. Variáveis linguísticas e não linguísticas são identificadas. Em seguida, resultados qualitativos de um estudo experimental, cujo limiar de inteligibilidade dos ouvintes influenciou suas avaliações da inteligibilidade da pronúncia de aprendizes brasileiros de inglês, são relatados. Finalmente, as implicações da presente discussão para estudos em inteligibilidade de pronúncia envolvendo aprendizes brasileiros de inglês são apresentadas. Palavras-chave: inteligibilidade de pronúncia. limiar do ouvinte. aprendizes brasileiros. Abstract This article focuses on issues related to the role played by the listeners as evaluators of L2 learners’ pronunciation intelligibility. First, I discuss listeners’ threshold of intelligibility and listener variables. Linguistic and non-linguistic variables are identified. Then, I report on the qualitative results of an experimental study, whose listeners’ thresholds influenced their evaluations about the intelligibility of Brazilian learners’ pronunciation. Finally, I conclude with implications of the present discussion for future pronunciation intelligibility studies involving Brazilians learners’ English. Keywords: pronunciation intelligibility. listeners’ threshold. Brazilian learners.Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada2017-08-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/742910.26512/rhla.v16i2.7429Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 16 No. 2 (2017)Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 16 n. 2 (2017)2237-09511677-9770reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicadainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBenghttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/7429/6162Cruz, Neide Cesarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-17T03:33:37Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7429Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/oaihorizontesla@gmail.com2237-09511677-9770opendoar:2023-01-13T09:49:24.009411Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)false
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