‘Wow, teacher!...’: characters’ voices echoing from an intraining teacher’s reflective diaries

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sant´ana, Tatiana Fernandes
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Melo, Geisiane Nunes de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Horizontes de Linguística Aplicada
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/7427
Resumo: In the initiation to teaching, one way for a teacher to reflect on his work is through autobiographical genres such as the reflective diary, for they reveal attitudes, social positions and identities, allowing the teacher to be heard (REICHMANN, 2009). In those kinds of productions, there are highlights on declarative mechanisms as the ”“ narrator’s, character’s and social ”“ voices (BAKHTIN [1992]2010; BRONCKART, 1999), that encircle the narrator’s speech and allow the reader to realise the present influences in the author’s professional actions. Based on Applied Linguistics (CAVALCANTE; MOITA LOPES, 1991), especially in the theoretical construct of Socio-Discursive Interactionism (BRONCKART, [1999]2009), this study presents as objectives: to identify characters’ voices that are in teacher’s speech in the classroom, and to investigate the influence of these voices on a Portuguese Language teacher, in basic education. This qualitative-interpretative research, (ERICKSON, 1989), after analysing two out of ten reflective diaries, reached the following results: characters’ voices are revealed when a teacher appeals to scenes of his work in order to (a) have his students’ recognition; (b) return to some practice that until the moment was not produced; or (c) report problems related to the school prescriptions, in an attempt of rebuilding his educational action. Keywords: Socio-Discursive Interactionism. Reflective diary. Character’s voice. Resumo Na iniciação à docência, uma forma de o professor refletir sobre seu trabalho é através de gêneros autobiográficos, como o diário reflexivo, por revelarem posicionamentos, posições sociais e identidades, permitindo o docente ser ouvido (REICHMANN, 2009). Em produções deste tipo, destacam-se mecanismos enunciativos, como as vozes ”“ de narrador, de personagem e social - (BAKHTIN [1992] 2010; BRONCKART, [1999]2009), que circundam o discurso do professor e permitem o leitor perceber as influências presentes nas ações profissionais do autor. Ancorado na Linguística Aplicada (CAVALCANTE; MOITA LOPES, 1991; MOITA LOPES, 2006), em especial, no construto teórico do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, [1999]2009), este estudo apresenta como objetivo: identificar as vozes de personagens que perpassam no discurso de um docente em sala de aula, investigando a influência destas vozes na prática de ensino de Língua Portuguesa, na educação básica. Esta pesquisa, de natureza qualitativo-interpretativa (ERICKSON, 1989), após analisar dois diários reflexivos, chegou aos seguintes resultados: as vozes de personagens se revelam quando o professor recorre a cenas do seu trabalho para ter o reconhecimento de seus alunos, para retomar alguma prática que até então não era a produtiva ou mesmo para relatar problemas relacionados às prescrições escolares, numa tentativa de reconstruir sua ação docente.  Palavras-chave: Interacionismo sociodiscursivo. Diário reflexivo. Voz de de personagens.     
id UNB-30_484dcf0ffd251a68d1de59d33b814720
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7427
network_acronym_str UNB-30
network_name_str Revista Horizontes de Linguística Aplicada
repository_id_str
spelling ‘Wow, teacher!...’: characters’ voices echoing from an intraining teacher’s reflective diaries“Nossa professor!...”: a voz de personagens que ecoa em diários reflexivos de um docente em formaçãoSocio-Discursive Interactionism. Reflective diary. Character’s voice.Interacionismo sociodiscursivo; diário reflexivo; voz de personagens In the initiation to teaching, one way for a teacher to reflect on his work is through autobiographical genres such as the reflective diary, for they reveal attitudes, social positions and identities, allowing the teacher to be heard (REICHMANN, 2009). In those kinds of productions, there are highlights on declarative mechanisms as the ”“ narrator’s, character’s and social ”“ voices (BAKHTIN [1992]2010; BRONCKART, 1999), that encircle the narrator’s speech and allow the reader to realise the present influences in the author’s professional actions. Based on Applied Linguistics (CAVALCANTE; MOITA LOPES, 1991), especially in the theoretical construct of Socio-Discursive Interactionism (BRONCKART, [1999]2009), this study presents as objectives: to identify characters’ voices that are in teacher’s speech in the classroom, and to investigate the influence of these voices on a Portuguese Language teacher, in basic education. This qualitative-interpretative research, (ERICKSON, 1989), after analysing two out of ten reflective diaries, reached the following results: characters’ voices are revealed when a teacher appeals to scenes of his work in order to (a) have his students’ recognition; (b) return to some practice that until the moment was not produced; or (c) report problems related to the school prescriptions, in an attempt of rebuilding his educational action. Keywords: Socio-Discursive Interactionism. Reflective diary. Character’s voice. Resumo Na iniciação à docência, uma forma de o professor refletir sobre seu trabalho é através de gêneros autobiográficos, como o diário reflexivo, por revelarem posicionamentos, posições sociais e identidades, permitindo o docente ser ouvido (REICHMANN, 2009). Em produções deste tipo, destacam-se mecanismos enunciativos, como as vozes ”“ de narrador, de personagem e social - (BAKHTIN [1992] 2010; BRONCKART, [1999]2009), que circundam o discurso do professor e permitem o leitor perceber as influências presentes nas ações profissionais do autor. Ancorado na Linguística Aplicada (CAVALCANTE; MOITA LOPES, 1991; MOITA LOPES, 2006), em especial, no construto teórico do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, [1999]2009), este estudo apresenta como objetivo: identificar as vozes de personagens que perpassam no discurso de um docente em sala de aula, investigando a influência destas vozes na prática de ensino de Língua Portuguesa, na educação básica. Esta pesquisa, de natureza qualitativo-interpretativa (ERICKSON, 1989), após analisar dois diários reflexivos, chegou aos seguintes resultados: as vozes de personagens se revelam quando o professor recorre a cenas do seu trabalho para ter o reconhecimento de seus alunos, para retomar alguma prática que até então não era a produtiva ou mesmo para relatar problemas relacionados às prescrições escolares, numa tentativa de reconstruir sua ação docente.  Palavras-chave: Interacionismo sociodiscursivo. Diário reflexivo. Voz de de personagens.      Resumo Na iniciação à docência, uma forma de o professor refletir sobre seu trabalho é através de gêneros autobiográficos, como o diário reflexivo, por revelarem posicionamentos, posições sociais e identidades, permitindo o docente ser ouvido (REICHMANN, 2009). Em produções deste tipo, destacam-se mecanismos enunciativos, como as vozes ”“ de narrador, de personagem e social - (BAKHTIN [1992] 2010; BRONCKART, [1999]2009), que circundam o discurso do professor e permitem o leitor perceber as influências presentes nas ações profissionais do autor. Ancorado na Linguística Aplicada (CAVALCANTE; MOITA LOPES, 1991; MOITA LOPES, 2006), em especial, no construto teórico do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, [1999]2009), este estudo apresenta como objetivo: identificar as vozes de personagens que perpassam no discurso de um docente em sala de aula, investigando a influência destas vozes na prática de ensino de Língua Portuguesa, na educação básica. Esta pesquisa, de natureza qualitativo-interpretativa (ERICKSON, 1989), após analisar dois diários reflexivos, chegou aos seguintes resultados: as vozes de personagens se revelam quando o professor recorre a cenas do seu trabalho para ter o reconhecimento de seus alunos, para retomar alguma prática que até então não era a produtiva ou mesmo para relatar problemas relacionados às prescrições escolares, numa tentativa de reconstruir sua ação docente.  Palavras-chave: Interacionismo sociodiscursivo. Diário reflexivo. Voz de de personagens.     Abstract In the initiation to teaching, one way for a teacher to reflect on his work is through autobiographical genres such as the reflective diary, for they reveal attitudes, social positions and identities, allowing the teacher to be heard (REICHMANN, 2009). In those kinds of productions, there are highlights on declarative mechanisms as the ”“ narrator’s, character’s and social ”“ voices (BAKHTIN [1992]2010; BRONCKART, 1999), that encircle the narrator’s speech and allow the reader to realise the present influences in the author’s professional actions. Based on Applied Linguistics (CAVALCANTE; MOITA LOPES, 1991), especially in the theoretical construct of Socio-Discursive Interactionism (BRONCKART, [1999]2009), this study presents as objectives: to identify characters’ voices that are in teacher’s speech in the classroom, and to investigate the influence of these voices on a Portuguese Language teacher, in basic education. This qualitative-interpretative research, (ERICKSON, 1989), after analysing two out of ten reflective diaries, reached the following results: characters’ voices are revealed when a teacher appeals to scenes of his work in order to (a) have his students’ recognition; (b) return to some practice that until the moment was not produced; or (c) report problems related to the school prescriptions, in an attempt of rebuilding his educational action. Keywords: Socio-Discursive Interactionism. Reflective diary. Character’s voice. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada2017-08-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/742710.26512/rhla.v16i1.7427Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 16 No. 1 (2017)Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 16 n. 1 (2017)2237-09511677-9770reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicadainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/7427/6160Copyright (c) 2018 Horizonteinfo:eu-repo/semantics/openAccessSant´ana, Tatiana FernandesMelo, Geisiane Nunes de2020-05-19T18:22:31Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7427Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/oaihorizontesla@gmail.com2237-09511677-9770opendoar:2023-01-13T09:49:23.879746Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv ‘Wow, teacher!...’: characters’ voices echoing from an intraining teacher’s reflective diaries
“Nossa professor!...”: a voz de personagens que ecoa em diários reflexivos de um docente em formação
title ‘Wow, teacher!...’: characters’ voices echoing from an intraining teacher’s reflective diaries
spellingShingle ‘Wow, teacher!...’: characters’ voices echoing from an intraining teacher’s reflective diaries
Sant´ana, Tatiana Fernandes
Socio-Discursive Interactionism. Reflective diary. Character’s voice.
Interacionismo sociodiscursivo; diário reflexivo; voz de personagens
title_short ‘Wow, teacher!...’: characters’ voices echoing from an intraining teacher’s reflective diaries
title_full ‘Wow, teacher!...’: characters’ voices echoing from an intraining teacher’s reflective diaries
title_fullStr ‘Wow, teacher!...’: characters’ voices echoing from an intraining teacher’s reflective diaries
title_full_unstemmed ‘Wow, teacher!...’: characters’ voices echoing from an intraining teacher’s reflective diaries
title_sort ‘Wow, teacher!...’: characters’ voices echoing from an intraining teacher’s reflective diaries
author Sant´ana, Tatiana Fernandes
author_facet Sant´ana, Tatiana Fernandes
Melo, Geisiane Nunes de
author_role author
author2 Melo, Geisiane Nunes de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sant´ana, Tatiana Fernandes
Melo, Geisiane Nunes de
dc.subject.por.fl_str_mv Socio-Discursive Interactionism. Reflective diary. Character’s voice.
Interacionismo sociodiscursivo; diário reflexivo; voz de personagens
topic Socio-Discursive Interactionism. Reflective diary. Character’s voice.
Interacionismo sociodiscursivo; diário reflexivo; voz de personagens
description In the initiation to teaching, one way for a teacher to reflect on his work is through autobiographical genres such as the reflective diary, for they reveal attitudes, social positions and identities, allowing the teacher to be heard (REICHMANN, 2009). In those kinds of productions, there are highlights on declarative mechanisms as the ”“ narrator’s, character’s and social ”“ voices (BAKHTIN [1992]2010; BRONCKART, 1999), that encircle the narrator’s speech and allow the reader to realise the present influences in the author’s professional actions. Based on Applied Linguistics (CAVALCANTE; MOITA LOPES, 1991), especially in the theoretical construct of Socio-Discursive Interactionism (BRONCKART, [1999]2009), this study presents as objectives: to identify characters’ voices that are in teacher’s speech in the classroom, and to investigate the influence of these voices on a Portuguese Language teacher, in basic education. This qualitative-interpretative research, (ERICKSON, 1989), after analysing two out of ten reflective diaries, reached the following results: characters’ voices are revealed when a teacher appeals to scenes of his work in order to (a) have his students’ recognition; (b) return to some practice that until the moment was not produced; or (c) report problems related to the school prescriptions, in an attempt of rebuilding his educational action. Keywords: Socio-Discursive Interactionism. Reflective diary. Character’s voice. Resumo Na iniciação à docência, uma forma de o professor refletir sobre seu trabalho é através de gêneros autobiográficos, como o diário reflexivo, por revelarem posicionamentos, posições sociais e identidades, permitindo o docente ser ouvido (REICHMANN, 2009). Em produções deste tipo, destacam-se mecanismos enunciativos, como as vozes ”“ de narrador, de personagem e social - (BAKHTIN [1992] 2010; BRONCKART, [1999]2009), que circundam o discurso do professor e permitem o leitor perceber as influências presentes nas ações profissionais do autor. Ancorado na Linguística Aplicada (CAVALCANTE; MOITA LOPES, 1991; MOITA LOPES, 2006), em especial, no construto teórico do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, [1999]2009), este estudo apresenta como objetivo: identificar as vozes de personagens que perpassam no discurso de um docente em sala de aula, investigando a influência destas vozes na prática de ensino de Língua Portuguesa, na educação básica. Esta pesquisa, de natureza qualitativo-interpretativa (ERICKSON, 1989), após analisar dois diários reflexivos, chegou aos seguintes resultados: as vozes de personagens se revelam quando o professor recorre a cenas do seu trabalho para ter o reconhecimento de seus alunos, para retomar alguma prática que até então não era a produtiva ou mesmo para relatar problemas relacionados às prescrições escolares, numa tentativa de reconstruir sua ação docente.  Palavras-chave: Interacionismo sociodiscursivo. Diário reflexivo. Voz de de personagens.     
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/7427
10.26512/rhla.v16i1.7427
url https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/7427
identifier_str_mv 10.26512/rhla.v16i1.7427
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/7427/6160
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Horizonte
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Horizonte
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
dc.source.none.fl_str_mv Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 16 No. 1 (2017)
Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 16 n. 1 (2017)
2237-0951
1677-9770
reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicada
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Horizontes de Linguística Aplicada
collection Revista Horizontes de Linguística Aplicada
repository.name.fl_str_mv Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv horizontesla@gmail.com
_version_ 1797051345385029632