Textual, ideational and interpersonal metafunctions in multimodal Spanish coursebooks

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Larisse Lázaro Santos
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Ferraz, Janaina Aquino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Horizontes de Linguística Aplicada
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/7430
Resumo:   This paper analyzes how the multimodal texts and metafunctions are inserted in the LD Spanish. The research is focused on the theoretical Systemic Functional Linguistics Halliday (1978), the basis of studies of the Theory of Social Semiotics / Multimodality (KRESS; van LEEUWEN, 2006) and Cluster Analysis (BALDRY; THIBAULT, 2006), define the multimodal text as one that has its meanings carried by several semiosis. The article is configured as a qualitative research that focuses on the (re) interpretation of data. The analyzes allow reflection on the composition of multimodal texts in LD, showing the peculiarities inherent to its composition, and how language is understood as part of sociocultural context. Keywords: Multimodal texts. Metafunctions. Textbook.   Resumo Este artigo analisa como os textos multimodais e as metafunções estão inseridas no LD de espanhol. A pesquisa é centrada nos pressupostos teóricos da Linguística Sistêmico-Funcional de Halliday (1978), base teórica dos estudos da Teoria da Semiótica Social/Multimodalidade (KRESS; van LEEUWEN, 2006) e Análise de Clusters (BALDRY; THIBAULT, 2006), que definem o texto multimodal como aquele que tem seus significados realizados por várias semioses. O artigo configura-se como uma pesquisa de natureza qualitativa em que se privilegia a (re)interpretação de dados. As análises permitem reflexão sobre a composição dos textos multimodais no LD, demonstrando as peculiaridades inerentes à sua composição e como a língua é entendida como parte do contexto sociocultural. Palavras-chave: Textos multimodais. Metafunções. Livro didático.  
id UNB-30_50517c351c713991e8c03ca8336d52d6
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7430
network_acronym_str UNB-30
network_name_str Revista Horizontes de Linguística Aplicada
repository_id_str
spelling Textual, ideational and interpersonal metafunctions in multimodal Spanish coursebooksAs metafunções textual, ideacional e interpessoal em textos multimodais de livros didáticos de espanholMultimodal texts. Metafunctions. Textbook.textos multimodais; metafunções; livro didático   This paper analyzes how the multimodal texts and metafunctions are inserted in the LD Spanish. The research is focused on the theoretical Systemic Functional Linguistics Halliday (1978), the basis of studies of the Theory of Social Semiotics / Multimodality (KRESS; van LEEUWEN, 2006) and Cluster Analysis (BALDRY; THIBAULT, 2006), define the multimodal text as one that has its meanings carried by several semiosis. The article is configured as a qualitative research that focuses on the (re) interpretation of data. The analyzes allow reflection on the composition of multimodal texts in LD, showing the peculiarities inherent to its composition, and how language is understood as part of sociocultural context. Keywords: Multimodal texts. Metafunctions. Textbook.   Resumo Este artigo analisa como os textos multimodais e as metafunções estão inseridas no LD de espanhol. A pesquisa é centrada nos pressupostos teóricos da Linguística Sistêmico-Funcional de Halliday (1978), base teórica dos estudos da Teoria da Semiótica Social/Multimodalidade (KRESS; van LEEUWEN, 2006) e Análise de Clusters (BALDRY; THIBAULT, 2006), que definem o texto multimodal como aquele que tem seus significados realizados por várias semioses. O artigo configura-se como uma pesquisa de natureza qualitativa em que se privilegia a (re)interpretação de dados. As análises permitem reflexão sobre a composição dos textos multimodais no LD, demonstrando as peculiaridades inerentes à sua composição e como a língua é entendida como parte do contexto sociocultural. Palavras-chave: Textos multimodais. Metafunções. Livro didático.  Este artigo analisa como os textos multimodais e as metafunções estão inseridas no LD de espanhol. A pesquisa é centrada nos pressupostos teóricos da Linguística Sistêmico-Funcional de Halliday (1978), base teórica dos estudos da Teoria da Semiótica Social/Multimodalidade (KRESS; van LEEUWEN, 2006) e Análise de Clusters (BALDRY; THIBAULT, 2006), que definem o texto multimodal como aquele que tem seus significados realizados por várias semioses. O artigo configura-se como uma pesquisa de natureza qualitativa em que se privilegia a (re)interpretação de dados. As análises permitem reflexão sobre a composição dos textos multimodais no LD, demonstrando as peculiaridades inerentes à sua composição e como a língua é entendida como parte do contexto sociocultural. Palavras-chave: Textos multimodais. Metafunções. Livro didático. Abstract This paper analyzes how the multimodal texts and metafunctions are inserted in the LD Spanish. The research is focused on the theoretical Systemic Functional Linguistics Halliday (1978), the basis of studies of the Theory of Social Semiotics / Multimodality (KRESS; van LEEUWEN, 2006) and Cluster Analysis (BALDRY; THIBAULT, 2006), define the multimodal text as one that has its meanings carried by several semiosis. The article is configured as a qualitative research that focuses on the (re) interpretation of data. The analyzes allow reflection on the composition of multimodal texts in LD, showing the peculiarities inherent to its composition, and how language is understood as part of sociocultural context. Keywords: Multimodal texts. Metafunctions. Textbook.Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada2017-07-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/743010.26512/rhla.v16i2.7430Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 16 No. 2 (2017)Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 16 n. 2 (2017)2237-09511677-9770reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicadainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/7430/6163Pinheiro, Larisse Lázaro SantosFerraz, Janaina Aquinoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-17T03:34:31Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7430Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/oaihorizontesla@gmail.com2237-09511677-9770opendoar:2023-01-13T09:49:24.061386Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Textual, ideational and interpersonal metafunctions in multimodal Spanish coursebooks
As metafunções textual, ideacional e interpessoal em textos multimodais de livros didáticos de espanhol
title Textual, ideational and interpersonal metafunctions in multimodal Spanish coursebooks
spellingShingle Textual, ideational and interpersonal metafunctions in multimodal Spanish coursebooks
Pinheiro, Larisse Lázaro Santos
Multimodal texts. Metafunctions. Textbook.
textos multimodais; metafunções; livro didático
title_short Textual, ideational and interpersonal metafunctions in multimodal Spanish coursebooks
title_full Textual, ideational and interpersonal metafunctions in multimodal Spanish coursebooks
title_fullStr Textual, ideational and interpersonal metafunctions in multimodal Spanish coursebooks
title_full_unstemmed Textual, ideational and interpersonal metafunctions in multimodal Spanish coursebooks
title_sort Textual, ideational and interpersonal metafunctions in multimodal Spanish coursebooks
author Pinheiro, Larisse Lázaro Santos
author_facet Pinheiro, Larisse Lázaro Santos
Ferraz, Janaina Aquino
author_role author
author2 Ferraz, Janaina Aquino
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Larisse Lázaro Santos
Ferraz, Janaina Aquino
dc.subject.por.fl_str_mv Multimodal texts. Metafunctions. Textbook.
textos multimodais; metafunções; livro didático
topic Multimodal texts. Metafunctions. Textbook.
textos multimodais; metafunções; livro didático
description   This paper analyzes how the multimodal texts and metafunctions are inserted in the LD Spanish. The research is focused on the theoretical Systemic Functional Linguistics Halliday (1978), the basis of studies of the Theory of Social Semiotics / Multimodality (KRESS; van LEEUWEN, 2006) and Cluster Analysis (BALDRY; THIBAULT, 2006), define the multimodal text as one that has its meanings carried by several semiosis. The article is configured as a qualitative research that focuses on the (re) interpretation of data. The analyzes allow reflection on the composition of multimodal texts in LD, showing the peculiarities inherent to its composition, and how language is understood as part of sociocultural context. Keywords: Multimodal texts. Metafunctions. Textbook.   Resumo Este artigo analisa como os textos multimodais e as metafunções estão inseridas no LD de espanhol. A pesquisa é centrada nos pressupostos teóricos da Linguística Sistêmico-Funcional de Halliday (1978), base teórica dos estudos da Teoria da Semiótica Social/Multimodalidade (KRESS; van LEEUWEN, 2006) e Análise de Clusters (BALDRY; THIBAULT, 2006), que definem o texto multimodal como aquele que tem seus significados realizados por várias semioses. O artigo configura-se como uma pesquisa de natureza qualitativa em que se privilegia a (re)interpretação de dados. As análises permitem reflexão sobre a composição dos textos multimodais no LD, demonstrando as peculiaridades inerentes à sua composição e como a língua é entendida como parte do contexto sociocultural. Palavras-chave: Textos multimodais. Metafunções. Livro didático.  
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/7430
10.26512/rhla.v16i2.7430
url https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/7430
identifier_str_mv 10.26512/rhla.v16i2.7430
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/7430/6163
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
dc.source.none.fl_str_mv Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 16 No. 2 (2017)
Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 16 n. 2 (2017)
2237-0951
1677-9770
reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicada
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Horizontes de Linguística Aplicada
collection Revista Horizontes de Linguística Aplicada
repository.name.fl_str_mv Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv horizontesla@gmail.com
_version_ 1797051345393418240