Leitura e transferência de aprendizagem de língua estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Seba, Rosângela Guimarães
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Queiroz, Sávio Silveira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Horizontes de Linguística Aplicada
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1321
Resumo: Apesar de a literatura reconhecer a importância da transferência para a aprendizagem de língua estrangeira, poucos pesquisadores brasileiros têm dedicado seus estudos a esse fenômeno. Este estudo de caso qualitativo e exploratório buscou investigar os processos de aquisição e de transferência de estratégias de aprendizagem de alunos universitários brasileiros no contexto de leitura em Inglês para Fins Acadêmicos. Os dados, analisados interpretativamente, foram coletados em quatro estágios, por meio de questionários/inventários, diário de campo, atividades avaliativas de compreensão textual, justificativas dos participantes para o uso (ou não) de certas estratégias, e relatórios finais. Os resultados indicaram que a transferência de certas estratégias foi efetiva, favorecendo positivamente a compreensão textual em inglês. Fundamentado na teoria psicogenética de Piaget (1995, 1978), no conceito de transferência de Haskell (2001) e nas estratégias de aprendizagem de Oxford (1990), o estudo pretende contribuir para uma melhor compreensão dos processos de construção e transferência do conhecimento como resultado da interação do leitor com o texto a partir da tomada de consciência das estratégias de aprendizagem de inglês como língua estrangeira.
id UNB-30_5584650f96d6e9d056bb35d2929e2810
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1321
network_acronym_str UNB-30
network_name_str Revista Horizontes de Linguística Aplicada
repository_id_str
spelling Leitura e transferência de aprendizagem de língua estrangeiraAprendizagem de língua estrangeira;Leitura;Tomada de consciência;Transferência de aprendizagem;Estratégias de aprendizagemApesar de a literatura reconhecer a importância da transferência para a aprendizagem de língua estrangeira, poucos pesquisadores brasileiros têm dedicado seus estudos a esse fenômeno. Este estudo de caso qualitativo e exploratório buscou investigar os processos de aquisição e de transferência de estratégias de aprendizagem de alunos universitários brasileiros no contexto de leitura em Inglês para Fins Acadêmicos. Os dados, analisados interpretativamente, foram coletados em quatro estágios, por meio de questionários/inventários, diário de campo, atividades avaliativas de compreensão textual, justificativas dos participantes para o uso (ou não) de certas estratégias, e relatórios finais. Os resultados indicaram que a transferência de certas estratégias foi efetiva, favorecendo positivamente a compreensão textual em inglês. Fundamentado na teoria psicogenética de Piaget (1995, 1978), no conceito de transferência de Haskell (2001) e nas estratégias de aprendizagem de Oxford (1990), o estudo pretende contribuir para uma melhor compreensão dos processos de construção e transferência do conhecimento como resultado da interação do leitor com o texto a partir da tomada de consciência das estratégias de aprendizagem de inglês como língua estrangeira.Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada2014-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/132110.26512/rhla.v12i2.1321Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 12 No. 2 (2013)Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 12 n. 2 (2013)2237-09511677-9770reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicadainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1321/1153Seba, Rosângela GuimarãesQueiroz, Sávio Silveira deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-17T03:48:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1321Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/oaihorizontesla@gmail.com2237-09511677-9770opendoar:2023-01-13T09:49:21.201478Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Leitura e transferência de aprendizagem de língua estrangeira
title Leitura e transferência de aprendizagem de língua estrangeira
spellingShingle Leitura e transferência de aprendizagem de língua estrangeira
Seba, Rosângela Guimarães
Aprendizagem de língua estrangeira;
Leitura;
Tomada de consciência;
Transferência de aprendizagem;
Estratégias de aprendizagem
title_short Leitura e transferência de aprendizagem de língua estrangeira
title_full Leitura e transferência de aprendizagem de língua estrangeira
title_fullStr Leitura e transferência de aprendizagem de língua estrangeira
title_full_unstemmed Leitura e transferência de aprendizagem de língua estrangeira
title_sort Leitura e transferência de aprendizagem de língua estrangeira
author Seba, Rosângela Guimarães
author_facet Seba, Rosângela Guimarães
Queiroz, Sávio Silveira de
author_role author
author2 Queiroz, Sávio Silveira de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Seba, Rosângela Guimarães
Queiroz, Sávio Silveira de
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem de língua estrangeira;
Leitura;
Tomada de consciência;
Transferência de aprendizagem;
Estratégias de aprendizagem
topic Aprendizagem de língua estrangeira;
Leitura;
Tomada de consciência;
Transferência de aprendizagem;
Estratégias de aprendizagem
description Apesar de a literatura reconhecer a importância da transferência para a aprendizagem de língua estrangeira, poucos pesquisadores brasileiros têm dedicado seus estudos a esse fenômeno. Este estudo de caso qualitativo e exploratório buscou investigar os processos de aquisição e de transferência de estratégias de aprendizagem de alunos universitários brasileiros no contexto de leitura em Inglês para Fins Acadêmicos. Os dados, analisados interpretativamente, foram coletados em quatro estágios, por meio de questionários/inventários, diário de campo, atividades avaliativas de compreensão textual, justificativas dos participantes para o uso (ou não) de certas estratégias, e relatórios finais. Os resultados indicaram que a transferência de certas estratégias foi efetiva, favorecendo positivamente a compreensão textual em inglês. Fundamentado na teoria psicogenética de Piaget (1995, 1978), no conceito de transferência de Haskell (2001) e nas estratégias de aprendizagem de Oxford (1990), o estudo pretende contribuir para uma melhor compreensão dos processos de construção e transferência do conhecimento como resultado da interação do leitor com o texto a partir da tomada de consciência das estratégias de aprendizagem de inglês como língua estrangeira.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1321
10.26512/rhla.v12i2.1321
url https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1321
identifier_str_mv 10.26512/rhla.v12i2.1321
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1321/1153
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
dc.source.none.fl_str_mv Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 12 No. 2 (2013)
Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 12 n. 2 (2013)
2237-0951
1677-9770
reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicada
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Horizontes de Linguística Aplicada
collection Revista Horizontes de Linguística Aplicada
repository.name.fl_str_mv Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv horizontesla@gmail.com
_version_ 1797051344274587648