Leitura e transferência de aprendizagem de língua estrangeira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Horizontes de Linguística Aplicada |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1321 |
Resumo: | Apesar de a literatura reconhecer a importância da transferência para a aprendizagem de língua estrangeira, poucos pesquisadores brasileiros têm dedicado seus estudos a esse fenômeno. Este estudo de caso qualitativo e exploratório buscou investigar os processos de aquisição e de transferência de estratégias de aprendizagem de alunos universitários brasileiros no contexto de leitura em Inglês para Fins Acadêmicos. Os dados, analisados interpretativamente, foram coletados em quatro estágios, por meio de questionários/inventários, diário de campo, atividades avaliativas de compreensão textual, justificativas dos participantes para o uso (ou não) de certas estratégias, e relatórios finais. Os resultados indicaram que a transferência de certas estratégias foi efetiva, favorecendo positivamente a compreensão textual em inglês. Fundamentado na teoria psicogenética de Piaget (1995, 1978), no conceito de transferência de Haskell (2001) e nas estratégias de aprendizagem de Oxford (1990), o estudo pretende contribuir para uma melhor compreensão dos processos de construção e transferência do conhecimento como resultado da interação do leitor com o texto a partir da tomada de consciência das estratégias de aprendizagem de inglês como língua estrangeira. |
id |
UNB-30_5584650f96d6e9d056bb35d2929e2810 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1321 |
network_acronym_str |
UNB-30 |
network_name_str |
Revista Horizontes de Linguística Aplicada |
repository_id_str |
|
spelling |
Leitura e transferência de aprendizagem de língua estrangeiraAprendizagem de língua estrangeira;Leitura;Tomada de consciência;Transferência de aprendizagem;Estratégias de aprendizagemApesar de a literatura reconhecer a importância da transferência para a aprendizagem de língua estrangeira, poucos pesquisadores brasileiros têm dedicado seus estudos a esse fenômeno. Este estudo de caso qualitativo e exploratório buscou investigar os processos de aquisição e de transferência de estratégias de aprendizagem de alunos universitários brasileiros no contexto de leitura em Inglês para Fins Acadêmicos. Os dados, analisados interpretativamente, foram coletados em quatro estágios, por meio de questionários/inventários, diário de campo, atividades avaliativas de compreensão textual, justificativas dos participantes para o uso (ou não) de certas estratégias, e relatórios finais. Os resultados indicaram que a transferência de certas estratégias foi efetiva, favorecendo positivamente a compreensão textual em inglês. Fundamentado na teoria psicogenética de Piaget (1995, 1978), no conceito de transferência de Haskell (2001) e nas estratégias de aprendizagem de Oxford (1990), o estudo pretende contribuir para uma melhor compreensão dos processos de construção e transferência do conhecimento como resultado da interação do leitor com o texto a partir da tomada de consciência das estratégias de aprendizagem de inglês como língua estrangeira.Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada2014-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/132110.26512/rhla.v12i2.1321Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 12 No. 2 (2013)Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 12 n. 2 (2013)2237-09511677-9770reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicadainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1321/1153Seba, Rosângela GuimarãesQueiroz, Sávio Silveira deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-17T03:48:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1321Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/oaihorizontesla@gmail.com2237-09511677-9770opendoar:2023-01-13T09:49:21.201478Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Leitura e transferência de aprendizagem de língua estrangeira |
title |
Leitura e transferência de aprendizagem de língua estrangeira |
spellingShingle |
Leitura e transferência de aprendizagem de língua estrangeira Seba, Rosângela Guimarães Aprendizagem de língua estrangeira; Leitura; Tomada de consciência; Transferência de aprendizagem; Estratégias de aprendizagem |
title_short |
Leitura e transferência de aprendizagem de língua estrangeira |
title_full |
Leitura e transferência de aprendizagem de língua estrangeira |
title_fullStr |
Leitura e transferência de aprendizagem de língua estrangeira |
title_full_unstemmed |
Leitura e transferência de aprendizagem de língua estrangeira |
title_sort |
Leitura e transferência de aprendizagem de língua estrangeira |
author |
Seba, Rosângela Guimarães |
author_facet |
Seba, Rosângela Guimarães Queiroz, Sávio Silveira de |
author_role |
author |
author2 |
Queiroz, Sávio Silveira de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Seba, Rosângela Guimarães Queiroz, Sávio Silveira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem de língua estrangeira; Leitura; Tomada de consciência; Transferência de aprendizagem; Estratégias de aprendizagem |
topic |
Aprendizagem de língua estrangeira; Leitura; Tomada de consciência; Transferência de aprendizagem; Estratégias de aprendizagem |
description |
Apesar de a literatura reconhecer a importância da transferência para a aprendizagem de língua estrangeira, poucos pesquisadores brasileiros têm dedicado seus estudos a esse fenômeno. Este estudo de caso qualitativo e exploratório buscou investigar os processos de aquisição e de transferência de estratégias de aprendizagem de alunos universitários brasileiros no contexto de leitura em Inglês para Fins Acadêmicos. Os dados, analisados interpretativamente, foram coletados em quatro estágios, por meio de questionários/inventários, diário de campo, atividades avaliativas de compreensão textual, justificativas dos participantes para o uso (ou não) de certas estratégias, e relatórios finais. Os resultados indicaram que a transferência de certas estratégias foi efetiva, favorecendo positivamente a compreensão textual em inglês. Fundamentado na teoria psicogenética de Piaget (1995, 1978), no conceito de transferência de Haskell (2001) e nas estratégias de aprendizagem de Oxford (1990), o estudo pretende contribuir para uma melhor compreensão dos processos de construção e transferência do conhecimento como resultado da interação do leitor com o texto a partir da tomada de consciência das estratégias de aprendizagem de inglês como língua estrangeira. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1321 10.26512/rhla.v12i2.1321 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1321 |
identifier_str_mv |
10.26512/rhla.v12i2.1321 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1321/1153 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 12 No. 2 (2013) Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 12 n. 2 (2013) 2237-0951 1677-9770 reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicada instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Revista Horizontes de Linguística Aplicada |
collection |
Revista Horizontes de Linguística Aplicada |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
horizontesla@gmail.com |
_version_ |
1797051344274587648 |