Ensino do português no contexto do Mercosul: revisitando o passado para compreender o presente e planejar futuras ações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Patricia Maria Campos de
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Belfort Duarte, Andrea Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Horizontes de Linguística Aplicada
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/861
Resumo: A fim de identificar medidas adotadas pelo governo brasileiro para fomentar a difusão da variante brasileira da língua portuguesa, bem como da cultura brasileira no âmbito do Mercosul, empreendemos esta pesquisa cujos propósitos foram: (1) revisitar as políticas adotadas pelo governo brasileiro para o caso em tela; (2) identificar grupos de demanda para o português como LE/L2; (3) apresentar dados que auxiliassem em uma análise da situação atual do ensino de português para os parceiros do Mercosul. Assim, apresentamos resultados de investigação de base documental, com o intuito de contribuir criticamente para uma reflexão sobre a difusão da língua portuguesa e da cultura brasileira, bem como sobre futuras ações para o ensino do português no Mercosul. Os resultados de nossa investigação apresentam propostas claras no tocante ao ensino-aprendizado do português pelos parceiros do Mercosul. Ressaltamos, ainda, a importância do Brasil como país que acolhe interessados em desenvolver estudos e atividades relacionadas ao trabalho. Dessa forma, verificamos a evidente necessidade de investimentos mais maciços em formação docente e pesquisas, além de incentivos para publicações teóricas e de materiais didáticos.
id UNB-30_5aa966946e4d936c20c2465d72de401a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/861
network_acronym_str UNB-30
network_name_str Revista Horizontes de Linguística Aplicada
repository_id_str
spelling Ensino do português no contexto do Mercosul: revisitando o passado para compreender o presente e planejar futuras açõesPortuguês língua estrangeira;Mercosul;Política linguísticaA fim de identificar medidas adotadas pelo governo brasileiro para fomentar a difusão da variante brasileira da língua portuguesa, bem como da cultura brasileira no âmbito do Mercosul, empreendemos esta pesquisa cujos propósitos foram: (1) revisitar as políticas adotadas pelo governo brasileiro para o caso em tela; (2) identificar grupos de demanda para o português como LE/L2; (3) apresentar dados que auxiliassem em uma análise da situação atual do ensino de português para os parceiros do Mercosul. Assim, apresentamos resultados de investigação de base documental, com o intuito de contribuir criticamente para uma reflexão sobre a difusão da língua portuguesa e da cultura brasileira, bem como sobre futuras ações para o ensino do português no Mercosul. Os resultados de nossa investigação apresentam propostas claras no tocante ao ensino-aprendizado do português pelos parceiros do Mercosul. Ressaltamos, ainda, a importância do Brasil como país que acolhe interessados em desenvolver estudos e atividades relacionadas ao trabalho. Dessa forma, verificamos a evidente necessidade de investimentos mais maciços em formação docente e pesquisas, além de incentivos para publicações teóricas e de materiais didáticos.Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada2011-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/86110.26512/rhla.v9i2.861Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 9 No. 2 (2010): Ensino de Português Língua Estrangeira; 13Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 9 n. 2 (2010): Ensino de Português Língua Estrangeira; 132237-09511677-9770reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicadainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/861/752Almeida, Patricia Maria Campos deBelfort Duarte, Andrea Limainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-14T01:39:22Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/861Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/oaihorizontesla@gmail.com2237-09511677-9770opendoar:2023-01-13T09:49:18.446309Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino do português no contexto do Mercosul: revisitando o passado para compreender o presente e planejar futuras ações
title Ensino do português no contexto do Mercosul: revisitando o passado para compreender o presente e planejar futuras ações
spellingShingle Ensino do português no contexto do Mercosul: revisitando o passado para compreender o presente e planejar futuras ações
Almeida, Patricia Maria Campos de
Português língua estrangeira;
Mercosul;
Política linguística
title_short Ensino do português no contexto do Mercosul: revisitando o passado para compreender o presente e planejar futuras ações
title_full Ensino do português no contexto do Mercosul: revisitando o passado para compreender o presente e planejar futuras ações
title_fullStr Ensino do português no contexto do Mercosul: revisitando o passado para compreender o presente e planejar futuras ações
title_full_unstemmed Ensino do português no contexto do Mercosul: revisitando o passado para compreender o presente e planejar futuras ações
title_sort Ensino do português no contexto do Mercosul: revisitando o passado para compreender o presente e planejar futuras ações
author Almeida, Patricia Maria Campos de
author_facet Almeida, Patricia Maria Campos de
Belfort Duarte, Andrea Lima
author_role author
author2 Belfort Duarte, Andrea Lima
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Patricia Maria Campos de
Belfort Duarte, Andrea Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Português língua estrangeira;
Mercosul;
Política linguística
topic Português língua estrangeira;
Mercosul;
Política linguística
description A fim de identificar medidas adotadas pelo governo brasileiro para fomentar a difusão da variante brasileira da língua portuguesa, bem como da cultura brasileira no âmbito do Mercosul, empreendemos esta pesquisa cujos propósitos foram: (1) revisitar as políticas adotadas pelo governo brasileiro para o caso em tela; (2) identificar grupos de demanda para o português como LE/L2; (3) apresentar dados que auxiliassem em uma análise da situação atual do ensino de português para os parceiros do Mercosul. Assim, apresentamos resultados de investigação de base documental, com o intuito de contribuir criticamente para uma reflexão sobre a difusão da língua portuguesa e da cultura brasileira, bem como sobre futuras ações para o ensino do português no Mercosul. Os resultados de nossa investigação apresentam propostas claras no tocante ao ensino-aprendizado do português pelos parceiros do Mercosul. Ressaltamos, ainda, a importância do Brasil como país que acolhe interessados em desenvolver estudos e atividades relacionadas ao trabalho. Dessa forma, verificamos a evidente necessidade de investimentos mais maciços em formação docente e pesquisas, além de incentivos para publicações teóricas e de materiais didáticos.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/861
10.26512/rhla.v9i2.861
url https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/861
identifier_str_mv 10.26512/rhla.v9i2.861
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/861/752
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
dc.source.none.fl_str_mv Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 9 No. 2 (2010): Ensino de Português Língua Estrangeira; 13
Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 9 n. 2 (2010): Ensino de Português Língua Estrangeira; 13
2237-0951
1677-9770
reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicada
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Horizontes de Linguística Aplicada
collection Revista Horizontes de Linguística Aplicada
repository.name.fl_str_mv Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv horizontesla@gmail.com
_version_ 1797051344826138624