Uma experiência com sala de bate-papo (chat) no ensino de língua estrangeira na escola pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Hélvio Frank de
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Coelho, Fabrízia Lúcia da Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Horizontes de Linguística Aplicada
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1198
Resumo: Recursos tecnológicos inovadores disponíveis em escolas públicas podem ser muito bem explorados na prática docente por meio de métodos e metodologias que, de certa forma, proporcionem ao aluno uma ampla rede de oportunidades de (re)configurar seu modo de construir conhecimento em uma língua estrangeira (LE) e com vistas a refletir sobre a própria abordagem de aprender. Nesse contexto, torna-se indispensável, além da disposição e reflexão docente para usar a ferramenta, uma postura discente autônoma e ativa diante da aprendizagem para utilizar ambientes interativos e significativos com aplicações de atividades online. Com o objetivo de identificar e analisar as possibilidades de usos da LE (inglês) através da aplicação da ferramenta Omegle.com, um chat aleatório gratuito, que possibilita pessoas de várias partes do mundo interagir em diversas línguas, um experiência foi conduzida em uma escola estadual pública, com uma turma do primeiro ano do ensino médio, em uma cidade do interior de Goiás no primeiro semestre de 2011. Vinte e um participantes utilizaram o bate-papo virtual para interagir na língua proposta com diversas pessoas provenientes de várias partes do mundo. Os dados foram coletados por meio dos seguintes instrumentos: interações/diálogos produzidos via chat, questionário, diários de pesquisador e observações de aulas no laboratório com registro de notas de campo. Os resultados revelam que a proposta, inédita no contexto, foi desenvolvida com bastante entusiasmo pelos participantes, que, por meio do chat, puderam aperfeiçoar sua comunicação de modo independente e, com isso, aprimorar seu conhecimento linguístico no idioma de acordo com os próprios investimentos na tarefa.
id UNB-30_6094788567043c857af5158deecfc7cc
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1198
network_acronym_str UNB-30
network_name_str Revista Horizontes de Linguística Aplicada
repository_id_str
spelling Uma experiência com sala de bate-papo (chat) no ensino de língua estrangeira na escola públicaChat Omegle;Experiência;Aprendizagem;Língua estrangeiraRecursos tecnológicos inovadores disponíveis em escolas públicas podem ser muito bem explorados na prática docente por meio de métodos e metodologias que, de certa forma, proporcionem ao aluno uma ampla rede de oportunidades de (re)configurar seu modo de construir conhecimento em uma língua estrangeira (LE) e com vistas a refletir sobre a própria abordagem de aprender. Nesse contexto, torna-se indispensável, além da disposição e reflexão docente para usar a ferramenta, uma postura discente autônoma e ativa diante da aprendizagem para utilizar ambientes interativos e significativos com aplicações de atividades online. Com o objetivo de identificar e analisar as possibilidades de usos da LE (inglês) através da aplicação da ferramenta Omegle.com, um chat aleatório gratuito, que possibilita pessoas de várias partes do mundo interagir em diversas línguas, um experiência foi conduzida em uma escola estadual pública, com uma turma do primeiro ano do ensino médio, em uma cidade do interior de Goiás no primeiro semestre de 2011. Vinte e um participantes utilizaram o bate-papo virtual para interagir na língua proposta com diversas pessoas provenientes de várias partes do mundo. Os dados foram coletados por meio dos seguintes instrumentos: interações/diálogos produzidos via chat, questionário, diários de pesquisador e observações de aulas no laboratório com registro de notas de campo. Os resultados revelam que a proposta, inédita no contexto, foi desenvolvida com bastante entusiasmo pelos participantes, que, por meio do chat, puderam aperfeiçoar sua comunicação de modo independente e, com isso, aprimorar seu conhecimento linguístico no idioma de acordo com os próprios investimentos na tarefa.Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada2013-03-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/119810.26512/rhla.v11i2.1198Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 11 No. 2 (2012)Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 11 n. 2 (2012)2237-09511677-9770reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicadainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1198/1043Oliveira, Hélvio Frank deCoelho, Fabrízia Lúcia da Costainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-17T03:53:51Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1198Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/oaihorizontesla@gmail.com2237-09511677-9770opendoar:2023-01-13T09:49:20.338124Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma experiência com sala de bate-papo (chat) no ensino de língua estrangeira na escola pública
title Uma experiência com sala de bate-papo (chat) no ensino de língua estrangeira na escola pública
spellingShingle Uma experiência com sala de bate-papo (chat) no ensino de língua estrangeira na escola pública
Oliveira, Hélvio Frank de
Chat Omegle;
Experiência;
Aprendizagem;
Língua estrangeira
title_short Uma experiência com sala de bate-papo (chat) no ensino de língua estrangeira na escola pública
title_full Uma experiência com sala de bate-papo (chat) no ensino de língua estrangeira na escola pública
title_fullStr Uma experiência com sala de bate-papo (chat) no ensino de língua estrangeira na escola pública
title_full_unstemmed Uma experiência com sala de bate-papo (chat) no ensino de língua estrangeira na escola pública
title_sort Uma experiência com sala de bate-papo (chat) no ensino de língua estrangeira na escola pública
author Oliveira, Hélvio Frank de
author_facet Oliveira, Hélvio Frank de
Coelho, Fabrízia Lúcia da Costa
author_role author
author2 Coelho, Fabrízia Lúcia da Costa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Hélvio Frank de
Coelho, Fabrízia Lúcia da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Chat Omegle;
Experiência;
Aprendizagem;
Língua estrangeira
topic Chat Omegle;
Experiência;
Aprendizagem;
Língua estrangeira
description Recursos tecnológicos inovadores disponíveis em escolas públicas podem ser muito bem explorados na prática docente por meio de métodos e metodologias que, de certa forma, proporcionem ao aluno uma ampla rede de oportunidades de (re)configurar seu modo de construir conhecimento em uma língua estrangeira (LE) e com vistas a refletir sobre a própria abordagem de aprender. Nesse contexto, torna-se indispensável, além da disposição e reflexão docente para usar a ferramenta, uma postura discente autônoma e ativa diante da aprendizagem para utilizar ambientes interativos e significativos com aplicações de atividades online. Com o objetivo de identificar e analisar as possibilidades de usos da LE (inglês) através da aplicação da ferramenta Omegle.com, um chat aleatório gratuito, que possibilita pessoas de várias partes do mundo interagir em diversas línguas, um experiência foi conduzida em uma escola estadual pública, com uma turma do primeiro ano do ensino médio, em uma cidade do interior de Goiás no primeiro semestre de 2011. Vinte e um participantes utilizaram o bate-papo virtual para interagir na língua proposta com diversas pessoas provenientes de várias partes do mundo. Os dados foram coletados por meio dos seguintes instrumentos: interações/diálogos produzidos via chat, questionário, diários de pesquisador e observações de aulas no laboratório com registro de notas de campo. Os resultados revelam que a proposta, inédita no contexto, foi desenvolvida com bastante entusiasmo pelos participantes, que, por meio do chat, puderam aperfeiçoar sua comunicação de modo independente e, com isso, aprimorar seu conhecimento linguístico no idioma de acordo com os próprios investimentos na tarefa.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-03-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1198
10.26512/rhla.v11i2.1198
url https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1198
identifier_str_mv 10.26512/rhla.v11i2.1198
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1198/1043
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
dc.source.none.fl_str_mv Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 11 No. 2 (2012)
Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 11 n. 2 (2012)
2237-0951
1677-9770
reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicada
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Horizontes de Linguística Aplicada
collection Revista Horizontes de Linguística Aplicada
repository.name.fl_str_mv Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv horizontesla@gmail.com
_version_ 1797051345273880576