Conversações entre futuros professores de FLE: proposta de desenho para a prática on-line da interação oral na formação docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aranda, Maria del Carmen de la Torre
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Petit, Thomas, Fernandes, Karina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Horizontes de Linguística Aplicada
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1354
Resumo: Resumo Neste artigo apresentamos uma proposta de desenho de curso em ambientes on-line para o aperfeiçoamento da competência de interação oral na formação inicial de professores de línguas estrangeiras. O acompanhamento de estudantes no período de Estágio Supervisionado do Curso Letras - Francês da UnB permitiu-nos identificar lacunas nessa competência, a partir das quais pensamos numa alternativa curricular capaz de ampliar os espaços e tempos de prática da língua alvo em contexto real. Adotamos a metodologia de Pesquisa Baseada no Desenho pelas respostas que ela traz ao nosso objetivo de conceber um curso envolvendo tecnologia digital, interação oral e mediação humana, além do vínculo essencial que ela propõe entre desenho, pesquisa e prática. De acordo com a metodologia retida, apresentamos neste texto as etapas de análise, desenho, desenvolvimento e implementação do curso de extensão universitária Conversações entre futuros professores de FLE, oferecido desde 2013 em parceria com a Université de Poitiers (França). Palavras-chave: Interação oral. Tecnologias digitais. Pesquisa baseada em desenho.   Conversations between future French teachers: a proposal of design for on-line oral interaction practice in initial training Abstract In this paper, we present the proposal for the design of an online course that aims at improving oral interaction skills in the context of pre-service foreign languages teacher training . The support given to students during the French Language Degree Supervised Internship at UnB enabled us to identify shortcomings of this skill. As a result, we considered a curricular alternative to allow more space and time for the target language practice in real context settings. We adopted the Design-Based Research methodology, because of the answers that it brings to our aim of designing a course involving digital technology, oral interaction and mediation, as well as the essential link promoted between design, research and practice. According to this approach, we hereby present the analysis, design, development and implementation stages of the extension course “Conversations between pre-service French teachers”, offered since 2013 in partnership with the University of Poitiers, France. Keywords: Oral interaction. Digital technologies. Design-Based Research.
id UNB-30_65725530e13f5c4cee6a92094a0b0749
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1354
network_acronym_str UNB-30
network_name_str Revista Horizontes de Linguística Aplicada
repository_id_str
spelling Conversações entre futuros professores de FLE: proposta de desenho para a prática on-line da interação oral na formação docenteInteração oral;Tecnologias digitais;Pesquisa baseada em desenhoResumo Neste artigo apresentamos uma proposta de desenho de curso em ambientes on-line para o aperfeiçoamento da competência de interação oral na formação inicial de professores de línguas estrangeiras. O acompanhamento de estudantes no período de Estágio Supervisionado do Curso Letras - Francês da UnB permitiu-nos identificar lacunas nessa competência, a partir das quais pensamos numa alternativa curricular capaz de ampliar os espaços e tempos de prática da língua alvo em contexto real. Adotamos a metodologia de Pesquisa Baseada no Desenho pelas respostas que ela traz ao nosso objetivo de conceber um curso envolvendo tecnologia digital, interação oral e mediação humana, além do vínculo essencial que ela propõe entre desenho, pesquisa e prática. De acordo com a metodologia retida, apresentamos neste texto as etapas de análise, desenho, desenvolvimento e implementação do curso de extensão universitária Conversações entre futuros professores de FLE, oferecido desde 2013 em parceria com a Université de Poitiers (França). Palavras-chave: Interação oral. Tecnologias digitais. Pesquisa baseada em desenho.   Conversations between future French teachers: a proposal of design for on-line oral interaction practice in initial training Abstract In this paper, we present the proposal for the design of an online course that aims at improving oral interaction skills in the context of pre-service foreign languages teacher training . The support given to students during the French Language Degree Supervised Internship at UnB enabled us to identify shortcomings of this skill. As a result, we considered a curricular alternative to allow more space and time for the target language practice in real context settings. We adopted the Design-Based Research methodology, because of the answers that it brings to our aim of designing a course involving digital technology, oral interaction and mediation, as well as the essential link promoted between design, research and practice. According to this approach, we hereby present the analysis, design, development and implementation stages of the extension course “Conversations between pre-service French teachers”, offered since 2013 in partnership with the University of Poitiers, France. Keywords: Oral interaction. Digital technologies. Design-Based Research.Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada2015-05-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/135410.26512/rhla.v13i2.1354Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 13 No. 2 (2014)Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 13 n. 2 (2014)2237-09511677-9770reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicadainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1354/1192Aranda, Maria del Carmen de la TorrePetit, ThomasFernandes, Karinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-17T03:44:50Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1354Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/oaihorizontesla@gmail.com2237-09511677-9770opendoar:2023-01-13T09:49:21.640636Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Conversações entre futuros professores de FLE: proposta de desenho para a prática on-line da interação oral na formação docente
title Conversações entre futuros professores de FLE: proposta de desenho para a prática on-line da interação oral na formação docente
spellingShingle Conversações entre futuros professores de FLE: proposta de desenho para a prática on-line da interação oral na formação docente
Aranda, Maria del Carmen de la Torre
Interação oral;
Tecnologias digitais;
Pesquisa baseada em desenho
title_short Conversações entre futuros professores de FLE: proposta de desenho para a prática on-line da interação oral na formação docente
title_full Conversações entre futuros professores de FLE: proposta de desenho para a prática on-line da interação oral na formação docente
title_fullStr Conversações entre futuros professores de FLE: proposta de desenho para a prática on-line da interação oral na formação docente
title_full_unstemmed Conversações entre futuros professores de FLE: proposta de desenho para a prática on-line da interação oral na formação docente
title_sort Conversações entre futuros professores de FLE: proposta de desenho para a prática on-line da interação oral na formação docente
author Aranda, Maria del Carmen de la Torre
author_facet Aranda, Maria del Carmen de la Torre
Petit, Thomas
Fernandes, Karina
author_role author
author2 Petit, Thomas
Fernandes, Karina
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aranda, Maria del Carmen de la Torre
Petit, Thomas
Fernandes, Karina
dc.subject.por.fl_str_mv Interação oral;
Tecnologias digitais;
Pesquisa baseada em desenho
topic Interação oral;
Tecnologias digitais;
Pesquisa baseada em desenho
description Resumo Neste artigo apresentamos uma proposta de desenho de curso em ambientes on-line para o aperfeiçoamento da competência de interação oral na formação inicial de professores de línguas estrangeiras. O acompanhamento de estudantes no período de Estágio Supervisionado do Curso Letras - Francês da UnB permitiu-nos identificar lacunas nessa competência, a partir das quais pensamos numa alternativa curricular capaz de ampliar os espaços e tempos de prática da língua alvo em contexto real. Adotamos a metodologia de Pesquisa Baseada no Desenho pelas respostas que ela traz ao nosso objetivo de conceber um curso envolvendo tecnologia digital, interação oral e mediação humana, além do vínculo essencial que ela propõe entre desenho, pesquisa e prática. De acordo com a metodologia retida, apresentamos neste texto as etapas de análise, desenho, desenvolvimento e implementação do curso de extensão universitária Conversações entre futuros professores de FLE, oferecido desde 2013 em parceria com a Université de Poitiers (França). Palavras-chave: Interação oral. Tecnologias digitais. Pesquisa baseada em desenho.   Conversations between future French teachers: a proposal of design for on-line oral interaction practice in initial training Abstract In this paper, we present the proposal for the design of an online course that aims at improving oral interaction skills in the context of pre-service foreign languages teacher training . The support given to students during the French Language Degree Supervised Internship at UnB enabled us to identify shortcomings of this skill. As a result, we considered a curricular alternative to allow more space and time for the target language practice in real context settings. We adopted the Design-Based Research methodology, because of the answers that it brings to our aim of designing a course involving digital technology, oral interaction and mediation, as well as the essential link promoted between design, research and practice. According to this approach, we hereby present the analysis, design, development and implementation stages of the extension course “Conversations between pre-service French teachers”, offered since 2013 in partnership with the University of Poitiers, France. Keywords: Oral interaction. Digital technologies. Design-Based Research.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-05-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1354
10.26512/rhla.v13i2.1354
url https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1354
identifier_str_mv 10.26512/rhla.v13i2.1354
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1354/1192
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
dc.source.none.fl_str_mv Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 13 No. 2 (2014)
Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 13 n. 2 (2014)
2237-0951
1677-9770
reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicada
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Horizontes de Linguística Aplicada
collection Revista Horizontes de Linguística Aplicada
repository.name.fl_str_mv Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv horizontesla@gmail.com
_version_ 1797051345299046400