Análise Linguística como prática de sala de aula: ensinando/aprendendo verbos no Ensino Fundamental I
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Horizontes de Linguística Aplicada |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1421 |
Resumo: | Resumo Este artigo tem por objetivo mostrar como a classe gramatical do verbo é trabalhada em um material didático, elaborado pelo Grupo Educacional Etapa, voltado para o 4º ano do Ensino Fundamental I. Para tal, realizamos a análise de algumas atividades, com a finalidade de perceber se são atividades de cunho epilinguístico ou reproduções de exercícios metalinguísticos. O texto foi organizado em três seções destinadas: à discussão acerca do ensino de gramática; ao foco na classe dos verbos; e à análise de algumas atividades do material selecionado como corpus, articulada com a proposta de práticas reflexivas como a de Análise Linguística. Palavras-chave: Ensino. Gramática. Análise Linguística. Verbo. Linguistic Analysis as class practice: teaching/learning verbs in the elementary school Abstract This paper aims to show how the grammatical category of the verb is presented in a coursebook, prepared by Etapa Educational Group, for the 4th year of Primary Education in Brazil. In order to do that, we make the analysis of some activities in order to understand if the activities comprise epilinguistic features or if they are simply reproductions of meta-linguistic exercises. The text is organized in three sections: the discussion about teaching grammar; the focus on the category of verbs; and the analysis of some activities selected as corpus, combined with the here proposed reflective practice known as Linguistic Analysis. Keywords: Teaching. Grammar. Linguistic Analysis. Verb. |
id |
UNB-30_7ad81e40490fb00d8c4b10aee5fbd3ce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1421 |
network_acronym_str |
UNB-30 |
network_name_str |
Revista Horizontes de Linguística Aplicada |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise Linguística como prática de sala de aula: ensinando/aprendendo verbos no Ensino Fundamental IEnsino;Gramática;Análise Linguística;VerboResumo Este artigo tem por objetivo mostrar como a classe gramatical do verbo é trabalhada em um material didático, elaborado pelo Grupo Educacional Etapa, voltado para o 4º ano do Ensino Fundamental I. Para tal, realizamos a análise de algumas atividades, com a finalidade de perceber se são atividades de cunho epilinguístico ou reproduções de exercícios metalinguísticos. O texto foi organizado em três seções destinadas: à discussão acerca do ensino de gramática; ao foco na classe dos verbos; e à análise de algumas atividades do material selecionado como corpus, articulada com a proposta de práticas reflexivas como a de Análise Linguística. Palavras-chave: Ensino. Gramática. Análise Linguística. Verbo. Linguistic Analysis as class practice: teaching/learning verbs in the elementary school Abstract This paper aims to show how the grammatical category of the verb is presented in a coursebook, prepared by Etapa Educational Group, for the 4th year of Primary Education in Brazil. In order to do that, we make the analysis of some activities in order to understand if the activities comprise epilinguistic features or if they are simply reproductions of meta-linguistic exercises. The text is organized in three sections: the discussion about teaching grammar; the focus on the category of verbs; and the analysis of some activities selected as corpus, combined with the here proposed reflective practice known as Linguistic Analysis. Keywords: Teaching. Grammar. Linguistic Analysis. Verb.Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada2016-08-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/142110.26512/rhla.v15i1.1421Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 15 No. 1 (2016)Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 15 n. 1 (2016)2237-09511677-9770reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicadainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1421/1253Souza, José Wellisten AbreuFerraz, Mônica Mano TrindadeCosta, Thiago Magno de Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-02T12:03:01Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1421Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/oaihorizontesla@gmail.com2237-09511677-9770opendoar:2023-01-13T09:49:22.886752Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise Linguística como prática de sala de aula: ensinando/aprendendo verbos no Ensino Fundamental I |
title |
Análise Linguística como prática de sala de aula: ensinando/aprendendo verbos no Ensino Fundamental I |
spellingShingle |
Análise Linguística como prática de sala de aula: ensinando/aprendendo verbos no Ensino Fundamental I Souza, José Wellisten Abreu Ensino; Gramática; Análise Linguística; Verbo |
title_short |
Análise Linguística como prática de sala de aula: ensinando/aprendendo verbos no Ensino Fundamental I |
title_full |
Análise Linguística como prática de sala de aula: ensinando/aprendendo verbos no Ensino Fundamental I |
title_fullStr |
Análise Linguística como prática de sala de aula: ensinando/aprendendo verbos no Ensino Fundamental I |
title_full_unstemmed |
Análise Linguística como prática de sala de aula: ensinando/aprendendo verbos no Ensino Fundamental I |
title_sort |
Análise Linguística como prática de sala de aula: ensinando/aprendendo verbos no Ensino Fundamental I |
author |
Souza, José Wellisten Abreu |
author_facet |
Souza, José Wellisten Abreu Ferraz, Mônica Mano Trindade Costa, Thiago Magno de Carvalho |
author_role |
author |
author2 |
Ferraz, Mônica Mano Trindade Costa, Thiago Magno de Carvalho |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, José Wellisten Abreu Ferraz, Mônica Mano Trindade Costa, Thiago Magno de Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino; Gramática; Análise Linguística; Verbo |
topic |
Ensino; Gramática; Análise Linguística; Verbo |
description |
Resumo Este artigo tem por objetivo mostrar como a classe gramatical do verbo é trabalhada em um material didático, elaborado pelo Grupo Educacional Etapa, voltado para o 4º ano do Ensino Fundamental I. Para tal, realizamos a análise de algumas atividades, com a finalidade de perceber se são atividades de cunho epilinguístico ou reproduções de exercícios metalinguísticos. O texto foi organizado em três seções destinadas: à discussão acerca do ensino de gramática; ao foco na classe dos verbos; e à análise de algumas atividades do material selecionado como corpus, articulada com a proposta de práticas reflexivas como a de Análise Linguística. Palavras-chave: Ensino. Gramática. Análise Linguística. Verbo. Linguistic Analysis as class practice: teaching/learning verbs in the elementary school Abstract This paper aims to show how the grammatical category of the verb is presented in a coursebook, prepared by Etapa Educational Group, for the 4th year of Primary Education in Brazil. In order to do that, we make the analysis of some activities in order to understand if the activities comprise epilinguistic features or if they are simply reproductions of meta-linguistic exercises. The text is organized in three sections: the discussion about teaching grammar; the focus on the category of verbs; and the analysis of some activities selected as corpus, combined with the here proposed reflective practice known as Linguistic Analysis. Keywords: Teaching. Grammar. Linguistic Analysis. Verb. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1421 10.26512/rhla.v15i1.1421 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1421 |
identifier_str_mv |
10.26512/rhla.v15i1.1421 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1421/1253 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 15 No. 1 (2016) Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 15 n. 1 (2016) 2237-0951 1677-9770 reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicada instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Revista Horizontes de Linguística Aplicada |
collection |
Revista Horizontes de Linguística Aplicada |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
horizontesla@gmail.com |
_version_ |
1797051345349378048 |