Análise Linguística como prática de sala de aula: ensinando/aprendendo verbos no Ensino Fundamental I

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, José Wellisten Abreu
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Ferraz, Mônica Mano Trindade, Costa, Thiago Magno de Carvalho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Horizontes de Linguística Aplicada
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1421
Resumo: Resumo Este artigo tem por objetivo mostrar como a classe gramatical do verbo é trabalhada em um material didático, elaborado pelo Grupo Educacional Etapa, voltado para o 4º ano do Ensino Fundamental I. Para tal, realizamos a análise de algumas atividades, com a finalidade de perceber se são atividades de cunho epilinguístico ou reproduções de exercícios metalinguísticos. O texto foi organizado em três seções destinadas: à discussão acerca do ensino de gramática; ao foco na classe dos verbos; e à análise de algumas atividades do material selecionado como corpus, articulada com a proposta de práticas reflexivas como a de Análise Linguística. Palavras-chave: Ensino. Gramática. Análise Linguística. Verbo.   Linguistic Analysis as class practice: teaching/learning verbs in the elementary school Abstract This paper aims to show how the grammatical category of the verb is presented in a coursebook, prepared by Etapa Educational Group, for the 4th year of Primary Education in Brazil. In order to do that, we make the analysis of some activities in order to understand if the activities comprise epilinguistic features or if they are simply reproductions of meta-linguistic exercises. The text is organized in three sections: the discussion about teaching grammar; the focus on the category of verbs; and the analysis of some activities selected as corpus, combined with the here proposed reflective practice  known as Linguistic Analysis. Keywords: Teaching. Grammar. Linguistic Analysis. Verb.
id UNB-30_7ad81e40490fb00d8c4b10aee5fbd3ce
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1421
network_acronym_str UNB-30
network_name_str Revista Horizontes de Linguística Aplicada
repository_id_str
spelling Análise Linguística como prática de sala de aula: ensinando/aprendendo verbos no Ensino Fundamental IEnsino;Gramática;Análise Linguística;VerboResumo Este artigo tem por objetivo mostrar como a classe gramatical do verbo é trabalhada em um material didático, elaborado pelo Grupo Educacional Etapa, voltado para o 4º ano do Ensino Fundamental I. Para tal, realizamos a análise de algumas atividades, com a finalidade de perceber se são atividades de cunho epilinguístico ou reproduções de exercícios metalinguísticos. O texto foi organizado em três seções destinadas: à discussão acerca do ensino de gramática; ao foco na classe dos verbos; e à análise de algumas atividades do material selecionado como corpus, articulada com a proposta de práticas reflexivas como a de Análise Linguística. Palavras-chave: Ensino. Gramática. Análise Linguística. Verbo.   Linguistic Analysis as class practice: teaching/learning verbs in the elementary school Abstract This paper aims to show how the grammatical category of the verb is presented in a coursebook, prepared by Etapa Educational Group, for the 4th year of Primary Education in Brazil. In order to do that, we make the analysis of some activities in order to understand if the activities comprise epilinguistic features or if they are simply reproductions of meta-linguistic exercises. The text is organized in three sections: the discussion about teaching grammar; the focus on the category of verbs; and the analysis of some activities selected as corpus, combined with the here proposed reflective practice  known as Linguistic Analysis. Keywords: Teaching. Grammar. Linguistic Analysis. Verb.Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada2016-08-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/142110.26512/rhla.v15i1.1421Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 15 No. 1 (2016)Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 15 n. 1 (2016)2237-09511677-9770reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicadainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1421/1253Souza, José Wellisten AbreuFerraz, Mônica Mano TrindadeCosta, Thiago Magno de Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-02T12:03:01Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1421Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/oaihorizontesla@gmail.com2237-09511677-9770opendoar:2023-01-13T09:49:22.886752Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise Linguística como prática de sala de aula: ensinando/aprendendo verbos no Ensino Fundamental I
title Análise Linguística como prática de sala de aula: ensinando/aprendendo verbos no Ensino Fundamental I
spellingShingle Análise Linguística como prática de sala de aula: ensinando/aprendendo verbos no Ensino Fundamental I
Souza, José Wellisten Abreu
Ensino;
Gramática;
Análise Linguística;
Verbo
title_short Análise Linguística como prática de sala de aula: ensinando/aprendendo verbos no Ensino Fundamental I
title_full Análise Linguística como prática de sala de aula: ensinando/aprendendo verbos no Ensino Fundamental I
title_fullStr Análise Linguística como prática de sala de aula: ensinando/aprendendo verbos no Ensino Fundamental I
title_full_unstemmed Análise Linguística como prática de sala de aula: ensinando/aprendendo verbos no Ensino Fundamental I
title_sort Análise Linguística como prática de sala de aula: ensinando/aprendendo verbos no Ensino Fundamental I
author Souza, José Wellisten Abreu
author_facet Souza, José Wellisten Abreu
Ferraz, Mônica Mano Trindade
Costa, Thiago Magno de Carvalho
author_role author
author2 Ferraz, Mônica Mano Trindade
Costa, Thiago Magno de Carvalho
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, José Wellisten Abreu
Ferraz, Mônica Mano Trindade
Costa, Thiago Magno de Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino;
Gramática;
Análise Linguística;
Verbo
topic Ensino;
Gramática;
Análise Linguística;
Verbo
description Resumo Este artigo tem por objetivo mostrar como a classe gramatical do verbo é trabalhada em um material didático, elaborado pelo Grupo Educacional Etapa, voltado para o 4º ano do Ensino Fundamental I. Para tal, realizamos a análise de algumas atividades, com a finalidade de perceber se são atividades de cunho epilinguístico ou reproduções de exercícios metalinguísticos. O texto foi organizado em três seções destinadas: à discussão acerca do ensino de gramática; ao foco na classe dos verbos; e à análise de algumas atividades do material selecionado como corpus, articulada com a proposta de práticas reflexivas como a de Análise Linguística. Palavras-chave: Ensino. Gramática. Análise Linguística. Verbo.   Linguistic Analysis as class practice: teaching/learning verbs in the elementary school Abstract This paper aims to show how the grammatical category of the verb is presented in a coursebook, prepared by Etapa Educational Group, for the 4th year of Primary Education in Brazil. In order to do that, we make the analysis of some activities in order to understand if the activities comprise epilinguistic features or if they are simply reproductions of meta-linguistic exercises. The text is organized in three sections: the discussion about teaching grammar; the focus on the category of verbs; and the analysis of some activities selected as corpus, combined with the here proposed reflective practice  known as Linguistic Analysis. Keywords: Teaching. Grammar. Linguistic Analysis. Verb.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1421
10.26512/rhla.v15i1.1421
url https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1421
identifier_str_mv 10.26512/rhla.v15i1.1421
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1421/1253
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
dc.source.none.fl_str_mv Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 15 No. 1 (2016)
Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 15 n. 1 (2016)
2237-0951
1677-9770
reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicada
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Horizontes de Linguística Aplicada
collection Revista Horizontes de Linguística Aplicada
repository.name.fl_str_mv Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv horizontesla@gmail.com
_version_ 1797051345349378048