Sessões colaborativas na formação inicial e em serviço de professores de inglês

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira Abrahao, Maria Helena
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Horizontes de Linguística Aplicada
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1328
Resumo: Resumo: Apresentam-se, neste artigo, alguns resultados da análise de sessões colaborativas desenvolvidas como parte de um projeto de pesquisa-ação colaborativa (BURNS, 1999) com professores de inglês, que buscou compreender como essas sessões se construíram, ou seja, que tipos de ações foram desenvolvidas em seu interior e em que medida estas se constituíram como um espaço propício para a formação docente. O estudo foi fundamentado por uma perspectiva sociocultural. Os dados foram analisados qualitativamente (DORNYEI, 2007) e chegou-se às seguintes ações mais recorrentes, que serão discutidas ao longo deste artigo: introdução de conceito científico; menção a conceitos cotidianos pelas professoras e demais participantes; relatos e trocas de experiências pelas participantes; mediação pelas formadoras e pelas participantes (professoras e alunas); manifestação de concordância e empatia; digressão na discussão e retomada do foco; planejamento de observações, gravações e visionamento de aulas; apresentação de propostas de atividades práticas pelas graduandas; e sessão de visionamento de aula e discussão. As sessões revelaram-se um espaço favorável para a formação e o desenvolvimento profissionais. Palavras-chave: Sessão colaborativa. Formação de professores. Teoria sociocultural.   Abstract: This article aims at bringing results from the analysis of collaborative sessions, which integrated an action-research project (BURNS, 1999) with teachers of English, that tried to understand how these sessions were constructed, or better explaining, what kind of actions were developed in their interior and in what measure  they can be seen as a promising space for teacher education. The study was based on a sociocultural perspective. Data were analyzed qualitatively (DORNYEI, 2007) and have pointed to the following most recurrent actions, which will be discussed in this article: scientific concepts introduction; mention of everyday concepts; reports and exchanges of experience; mediation by the participants; agreement and empathy manifestation; digression from the discussion topic; planning for observation; recording and viewing sessions; presentation of practical activities by the undergraduates and viewing sessions and discussion. The sessions have showed to be a favorable space for teacher education and development. Keywords: Collaborative session. Teacher education. Sociocultural theory.
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