A formação do Professor de Línguas de uma Perspectiva Sociocultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abrahão, Maria Helena Vieira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Signum: Estudos da Linguagem
Texto Completo: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/12736
Resumo: Resumo: Com o desenvolvimento de estudos sobre cognição e o reconhecimento de que as experiências prévias dos professores, o conhecimento adquirido em cursos de formação e as experiências de sala de aula em diferentes contextos moldam as maneiras como os docentes pensam e constroem suas práticas, os programas de formação de professores  passam a ver, de uma perspectiva sociocultural, a aprendizagem docente como um processo dialógico de coconstrução de conhecimentos que é situado e emerge da participação em práticas e contextos socioculturais. Considerando a relevância desse novo olhar, este artigo tem por objetivo apresentar tal perspectiva teórica, bem como suas contribuições para a pesquisa e o ensino na área de formação de professores de línguas.PALAVRAS-CHAVE: formação de professores de línguas; perspectiva sociocultural; aprendizagem docente. 
id UEL-3_7754128bf8847b14e9c4f0cad4168c41
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12736
network_acronym_str UEL-3
network_name_str Signum: Estudos da Linguagem
repository_id_str
spelling A formação do Professor de Línguas de uma Perspectiva SocioculturalFormação de professores de línguas. Perspectiva sociocultural. Aprendizagem docente.Resumo: Com o desenvolvimento de estudos sobre cognição e o reconhecimento de que as experiências prévias dos professores, o conhecimento adquirido em cursos de formação e as experiências de sala de aula em diferentes contextos moldam as maneiras como os docentes pensam e constroem suas práticas, os programas de formação de professores  passam a ver, de uma perspectiva sociocultural, a aprendizagem docente como um processo dialógico de coconstrução de conhecimentos que é situado e emerge da participação em práticas e contextos socioculturais. Considerando a relevância desse novo olhar, este artigo tem por objetivo apresentar tal perspectiva teórica, bem como suas contribuições para a pesquisa e o ensino na área de formação de professores de línguas.PALAVRAS-CHAVE: formação de professores de línguas; perspectiva sociocultural; aprendizagem docente. UEL2012-06-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresRevisão da Literaturaapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/1273610.5433/2237-4876.2012v15n2p457Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 15 No. 2 (2012): Número Especial; 457-480Signum: Estudos da Linguagem; v. 15 n. 2 (2012): Número Especial; 457-4802237-4876reponame:Signum: Estudos da Linguageminstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/12736/12099Abrahão, Maria Helena Vieirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-16T18:08:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12736Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signumPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/oai||signum@uel.br2237-48761516-3083opendoar:2022-11-16T18:08:56Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação do Professor de Línguas de uma Perspectiva Sociocultural
title A formação do Professor de Línguas de uma Perspectiva Sociocultural
spellingShingle A formação do Professor de Línguas de uma Perspectiva Sociocultural
Abrahão, Maria Helena Vieira
Formação de professores de línguas. Perspectiva sociocultural. Aprendizagem docente.
title_short A formação do Professor de Línguas de uma Perspectiva Sociocultural
title_full A formação do Professor de Línguas de uma Perspectiva Sociocultural
title_fullStr A formação do Professor de Línguas de uma Perspectiva Sociocultural
title_full_unstemmed A formação do Professor de Línguas de uma Perspectiva Sociocultural
title_sort A formação do Professor de Línguas de uma Perspectiva Sociocultural
author Abrahão, Maria Helena Vieira
author_facet Abrahão, Maria Helena Vieira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Abrahão, Maria Helena Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores de línguas. Perspectiva sociocultural. Aprendizagem docente.
topic Formação de professores de línguas. Perspectiva sociocultural. Aprendizagem docente.
description Resumo: Com o desenvolvimento de estudos sobre cognição e o reconhecimento de que as experiências prévias dos professores, o conhecimento adquirido em cursos de formação e as experiências de sala de aula em diferentes contextos moldam as maneiras como os docentes pensam e constroem suas práticas, os programas de formação de professores  passam a ver, de uma perspectiva sociocultural, a aprendizagem docente como um processo dialógico de coconstrução de conhecimentos que é situado e emerge da participação em práticas e contextos socioculturais. Considerando a relevância desse novo olhar, este artigo tem por objetivo apresentar tal perspectiva teórica, bem como suas contribuições para a pesquisa e o ensino na área de formação de professores de línguas.PALAVRAS-CHAVE: formação de professores de línguas; perspectiva sociocultural; aprendizagem docente. 
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Revisão da Literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/12736
10.5433/2237-4876.2012v15n2p457
url https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/12736
identifier_str_mv 10.5433/2237-4876.2012v15n2p457
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/12736/12099
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UEL
publisher.none.fl_str_mv UEL
dc.source.none.fl_str_mv Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 15 No. 2 (2012): Número Especial; 457-480
Signum: Estudos da Linguagem; v. 15 n. 2 (2012): Número Especial; 457-480
2237-4876
reponame:Signum: Estudos da Linguagem
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Signum: Estudos da Linguagem
collection Signum: Estudos da Linguagem
repository.name.fl_str_mv Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv ||signum@uel.br
_version_ 1799305962854547456