A formação do Professor de Línguas de uma Perspectiva Sociocultural
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Signum: Estudos da Linguagem |
Texto Completo: | https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/12736 |
Resumo: | Resumo: Com o desenvolvimento de estudos sobre cognição e o reconhecimento de que as experiências prévias dos professores, o conhecimento adquirido em cursos de formação e as experiências de sala de aula em diferentes contextos moldam as maneiras como os docentes pensam e constroem suas práticas, os programas de formação de professores passam a ver, de uma perspectiva sociocultural, a aprendizagem docente como um processo dialógico de coconstrução de conhecimentos que é situado e emerge da participação em práticas e contextos socioculturais. Considerando a relevância desse novo olhar, este artigo tem por objetivo apresentar tal perspectiva teórica, bem como suas contribuições para a pesquisa e o ensino na área de formação de professores de línguas.PALAVRAS-CHAVE: formação de professores de línguas; perspectiva sociocultural; aprendizagem docente. |
id |
UEL-3_7754128bf8847b14e9c4f0cad4168c41 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12736 |
network_acronym_str |
UEL-3 |
network_name_str |
Signum: Estudos da Linguagem |
repository_id_str |
|
spelling |
A formação do Professor de Línguas de uma Perspectiva SocioculturalFormação de professores de línguas. Perspectiva sociocultural. Aprendizagem docente.Resumo: Com o desenvolvimento de estudos sobre cognição e o reconhecimento de que as experiências prévias dos professores, o conhecimento adquirido em cursos de formação e as experiências de sala de aula em diferentes contextos moldam as maneiras como os docentes pensam e constroem suas práticas, os programas de formação de professores passam a ver, de uma perspectiva sociocultural, a aprendizagem docente como um processo dialógico de coconstrução de conhecimentos que é situado e emerge da participação em práticas e contextos socioculturais. Considerando a relevância desse novo olhar, este artigo tem por objetivo apresentar tal perspectiva teórica, bem como suas contribuições para a pesquisa e o ensino na área de formação de professores de línguas.PALAVRAS-CHAVE: formação de professores de línguas; perspectiva sociocultural; aprendizagem docente. UEL2012-06-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresRevisão da Literaturaapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/1273610.5433/2237-4876.2012v15n2p457Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 15 No. 2 (2012): Número Especial; 457-480Signum: Estudos da Linguagem; v. 15 n. 2 (2012): Número Especial; 457-4802237-4876reponame:Signum: Estudos da Linguageminstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/12736/12099Abrahão, Maria Helena Vieirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-16T18:08:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12736Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signumPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/oai||signum@uel.br2237-48761516-3083opendoar:2022-11-16T18:08:56Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação do Professor de Línguas de uma Perspectiva Sociocultural |
title |
A formação do Professor de Línguas de uma Perspectiva Sociocultural |
spellingShingle |
A formação do Professor de Línguas de uma Perspectiva Sociocultural Abrahão, Maria Helena Vieira Formação de professores de línguas. Perspectiva sociocultural. Aprendizagem docente. |
title_short |
A formação do Professor de Línguas de uma Perspectiva Sociocultural |
title_full |
A formação do Professor de Línguas de uma Perspectiva Sociocultural |
title_fullStr |
A formação do Professor de Línguas de uma Perspectiva Sociocultural |
title_full_unstemmed |
A formação do Professor de Línguas de uma Perspectiva Sociocultural |
title_sort |
A formação do Professor de Línguas de uma Perspectiva Sociocultural |
author |
Abrahão, Maria Helena Vieira |
author_facet |
Abrahão, Maria Helena Vieira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Abrahão, Maria Helena Vieira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores de línguas. Perspectiva sociocultural. Aprendizagem docente. |
topic |
Formação de professores de línguas. Perspectiva sociocultural. Aprendizagem docente. |
description |
Resumo: Com o desenvolvimento de estudos sobre cognição e o reconhecimento de que as experiências prévias dos professores, o conhecimento adquirido em cursos de formação e as experiências de sala de aula em diferentes contextos moldam as maneiras como os docentes pensam e constroem suas práticas, os programas de formação de professores passam a ver, de uma perspectiva sociocultural, a aprendizagem docente como um processo dialógico de coconstrução de conhecimentos que é situado e emerge da participação em práticas e contextos socioculturais. Considerando a relevância desse novo olhar, este artigo tem por objetivo apresentar tal perspectiva teórica, bem como suas contribuições para a pesquisa e o ensino na área de formação de professores de línguas.PALAVRAS-CHAVE: formação de professores de línguas; perspectiva sociocultural; aprendizagem docente. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-06-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Revisão da Literatura |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/12736 10.5433/2237-4876.2012v15n2p457 |
url |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/12736 |
identifier_str_mv |
10.5433/2237-4876.2012v15n2p457 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/12736/12099 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UEL |
publisher.none.fl_str_mv |
UEL |
dc.source.none.fl_str_mv |
Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 15 No. 2 (2012): Número Especial; 457-480 Signum: Estudos da Linguagem; v. 15 n. 2 (2012): Número Especial; 457-480 2237-4876 reponame:Signum: Estudos da Linguagem instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Signum: Estudos da Linguagem |
collection |
Signum: Estudos da Linguagem |
repository.name.fl_str_mv |
Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
||signum@uel.br |
_version_ |
1799305962854547456 |