Blog Reflection in Action: discurso de um grupo de estudantes de Letras na construção de processos reflexivos em ambiente virtual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bresolin, Ana Regina
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Jesus, Dánie Marcelo de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Horizontes de Linguística Aplicada
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1168
Resumo: Este trabalho se insere no contexto de educação em ambiente virtual e tem o objetivo de investigar os indícios dos processos reflexivos e odesenvolvimento desses processos em um blog colaborativo educacional. Os participantes que compuseram, durante seis meses, a comunidade discursiva são alunos do curso de Letras Português/Inglês de quatro universidades brasileiras. Com base nas interações ocorridas no e por causa do blog, analisamos os processos reflexivos desses participantes. O trabalho contou com suporte teórico em Smyth (1992) e Zeichner (1994), no que tange à reflexão crítica; em Gomes (1995), Lanza (2007) e Rodrigues (2008), no que diz respeito ao processo de ensino-aprendizagem em ambiente virtual e em blogs. As questões que nortearam a pesquisa foram as seguintes: 1) quais os possíveis indícios de processos reflexivos podem ser observados nas interações entre os participantes? e 2) de que forma o grupo procurou construir processos reflexivos nesse ambiente virtual? O percurso teórico-metodológico utilizado foi interpretativista (ERICKSON,1986/1990). Os resultados evidenciaram reflexões ingênuas apresentadas pelos estudantes que não questionam os efeitos ideológicos dos próprios discursos.
id UNB-30_cf76f425179d110945eff7eba7043a78
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1168
network_acronym_str UNB-30
network_name_str Revista Horizontes de Linguística Aplicada
repository_id_str
spelling Blog Reflection in Action: discurso de um grupo de estudantes de Letras na construção de processos reflexivos em ambiente virtualDiscurso;Reflexão crítica;Formação de professores;TIC;Tecnologia;Língua estrangeiraEste trabalho se insere no contexto de educação em ambiente virtual e tem o objetivo de investigar os indícios dos processos reflexivos e odesenvolvimento desses processos em um blog colaborativo educacional. Os participantes que compuseram, durante seis meses, a comunidade discursiva são alunos do curso de Letras Português/Inglês de quatro universidades brasileiras. Com base nas interações ocorridas no e por causa do blog, analisamos os processos reflexivos desses participantes. O trabalho contou com suporte teórico em Smyth (1992) e Zeichner (1994), no que tange à reflexão crítica; em Gomes (1995), Lanza (2007) e Rodrigues (2008), no que diz respeito ao processo de ensino-aprendizagem em ambiente virtual e em blogs. As questões que nortearam a pesquisa foram as seguintes: 1) quais os possíveis indícios de processos reflexivos podem ser observados nas interações entre os participantes? e 2) de que forma o grupo procurou construir processos reflexivos nesse ambiente virtual? O percurso teórico-metodológico utilizado foi interpretativista (ERICKSON,1986/1990). Os resultados evidenciaram reflexões ingênuas apresentadas pelos estudantes que não questionam os efeitos ideológicos dos próprios discursos.Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada2013-01-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/116810.26512/rhla.v11i1.1168Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 11 No. 1 (2012): Tecnologia no Ensino de LínguasRevista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 11 n. 1 (2012): Tecnologia no Ensino de Línguas2237-09511677-9770reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicadainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1168/1013Bresolin, Ana ReginaJesus, Dánie Marcelo deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-17T03:55:10Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1168Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/oaihorizontesla@gmail.com2237-09511677-9770opendoar:2023-01-13T09:49:20.060444Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Blog Reflection in Action: discurso de um grupo de estudantes de Letras na construção de processos reflexivos em ambiente virtual
title Blog Reflection in Action: discurso de um grupo de estudantes de Letras na construção de processos reflexivos em ambiente virtual
spellingShingle Blog Reflection in Action: discurso de um grupo de estudantes de Letras na construção de processos reflexivos em ambiente virtual
Bresolin, Ana Regina
Discurso;
Reflexão crítica;
Formação de professores;
TIC;
Tecnologia;
Língua estrangeira
title_short Blog Reflection in Action: discurso de um grupo de estudantes de Letras na construção de processos reflexivos em ambiente virtual
title_full Blog Reflection in Action: discurso de um grupo de estudantes de Letras na construção de processos reflexivos em ambiente virtual
title_fullStr Blog Reflection in Action: discurso de um grupo de estudantes de Letras na construção de processos reflexivos em ambiente virtual
title_full_unstemmed Blog Reflection in Action: discurso de um grupo de estudantes de Letras na construção de processos reflexivos em ambiente virtual
title_sort Blog Reflection in Action: discurso de um grupo de estudantes de Letras na construção de processos reflexivos em ambiente virtual
author Bresolin, Ana Regina
author_facet Bresolin, Ana Regina
Jesus, Dánie Marcelo de
author_role author
author2 Jesus, Dánie Marcelo de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bresolin, Ana Regina
Jesus, Dánie Marcelo de
dc.subject.por.fl_str_mv Discurso;
Reflexão crítica;
Formação de professores;
TIC;
Tecnologia;
Língua estrangeira
topic Discurso;
Reflexão crítica;
Formação de professores;
TIC;
Tecnologia;
Língua estrangeira
description Este trabalho se insere no contexto de educação em ambiente virtual e tem o objetivo de investigar os indícios dos processos reflexivos e odesenvolvimento desses processos em um blog colaborativo educacional. Os participantes que compuseram, durante seis meses, a comunidade discursiva são alunos do curso de Letras Português/Inglês de quatro universidades brasileiras. Com base nas interações ocorridas no e por causa do blog, analisamos os processos reflexivos desses participantes. O trabalho contou com suporte teórico em Smyth (1992) e Zeichner (1994), no que tange à reflexão crítica; em Gomes (1995), Lanza (2007) e Rodrigues (2008), no que diz respeito ao processo de ensino-aprendizagem em ambiente virtual e em blogs. As questões que nortearam a pesquisa foram as seguintes: 1) quais os possíveis indícios de processos reflexivos podem ser observados nas interações entre os participantes? e 2) de que forma o grupo procurou construir processos reflexivos nesse ambiente virtual? O percurso teórico-metodológico utilizado foi interpretativista (ERICKSON,1986/1990). Os resultados evidenciaram reflexões ingênuas apresentadas pelos estudantes que não questionam os efeitos ideológicos dos próprios discursos.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1168
10.26512/rhla.v11i1.1168
url https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1168
identifier_str_mv 10.26512/rhla.v11i1.1168
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1168/1013
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
dc.source.none.fl_str_mv Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 11 No. 1 (2012): Tecnologia no Ensino de Línguas
Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 11 n. 1 (2012): Tecnologia no Ensino de Línguas
2237-0951
1677-9770
reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicada
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Horizontes de Linguística Aplicada
collection Revista Horizontes de Linguística Aplicada
repository.name.fl_str_mv Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv horizontesla@gmail.com
_version_ 1797051344260956160