O DICIONÁRIO MONOLÍNGUE PARA APRENDIZES EM SALA DE AULA: UMA FERRAMENTA DE ENSINO/APRENDIZAGEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Edna Maria Vasconcelos Martins
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Horizontes de Linguística Aplicada
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/27447
Resumo: This article presents the results of a research study on teaching the use of a monolingual English dictionary. The study investigated what the students knew about dictionaries and then taught them reference skills in using this tool. The instruments used to collect the data were: a questionnaire, a pre and post test, treatment with activities using a monolingual dictionary, and an interview. The data revealed that (1) learners neither had monolingual dictionaries nor used any; and, (2) they had not received any orientation on how to use this tool properly. By the end of this study the learners were more aware of the importance of using monolingual dictionaries in learning a foreign language, and of the need to develop dictionary skills.
id UNB-30_e3ee684ade58779b93c9b29ae3beb55c
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/27447
network_acronym_str UNB-30
network_name_str Revista Horizontes de Linguística Aplicada
repository_id_str
spelling O DICIONÁRIO MONOLÍNGUE PARA APRENDIZES EM SALA DE AULA: UMA FERRAMENTA DE ENSINO/APRENDIZAGEMpedagogical lexicographydictionary for learnersdictionary useuso de dicionárioslexicografia pedagógicadicionário de aprendizagemThis article presents the results of a research study on teaching the use of a monolingual English dictionary. The study investigated what the students knew about dictionaries and then taught them reference skills in using this tool. The instruments used to collect the data were: a questionnaire, a pre and post test, treatment with activities using a monolingual dictionary, and an interview. The data revealed that (1) learners neither had monolingual dictionaries nor used any; and, (2) they had not received any orientation on how to use this tool properly. By the end of this study the learners were more aware of the importance of using monolingual dictionaries in learning a foreign language, and of the need to develop dictionary skills.Este artigo tem como escopo apresentar os resultados de uma pesquisa realizada sobre o ensino do uso de dicionário monolíngue (DM) para aprendizes de língua inglesa em sala de aula, na qual se procurou investigar o conhecimento que os aprendizes tinham sobre dicionário e desenvolver nesses aprendizes as habilidades de uso dessa ferramenta. Os dados foram coletados através de um questionário, um pré-teste, um tratamento com atividades, um pós-teste e uma entrevista. Os dados revelaram que (1) os aprendizes não tinham e não conheciam nenhum DM de inglês, (2) tampouco receberam orientação de uso dessa ferramenta. Ao final desse estudo, percebemos que os aprendizes estavam mais conscientes da importância do DM para a aprendizagem de uma língua e da necessidade de desenvolver as habilidades de uso desse material. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada2007-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/27447Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 6 No. 2 (2007): Dictionary use; 253-272Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 6 n. 2 (2007): Uso de dicionários; 253-2722237-09511677-9770reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicadainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/27447/24322Copyright (c) 2007 Revista Horizontes de Linguistica Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, Edna Maria Vasconcelos Martins2019-12-10T18:38:37Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/27447Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/oaihorizontesla@gmail.com2237-09511677-9770opendoar:2023-01-13T09:49:27.428239Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv O DICIONÁRIO MONOLÍNGUE PARA APRENDIZES EM SALA DE AULA: UMA FERRAMENTA DE ENSINO/APRENDIZAGEM
title O DICIONÁRIO MONOLÍNGUE PARA APRENDIZES EM SALA DE AULA: UMA FERRAMENTA DE ENSINO/APRENDIZAGEM
spellingShingle O DICIONÁRIO MONOLÍNGUE PARA APRENDIZES EM SALA DE AULA: UMA FERRAMENTA DE ENSINO/APRENDIZAGEM
Araújo, Edna Maria Vasconcelos Martins
pedagogical lexicography
dictionary for learners
dictionary use
uso de dicionários
lexicografia pedagógica
dicionário de aprendizagem
title_short O DICIONÁRIO MONOLÍNGUE PARA APRENDIZES EM SALA DE AULA: UMA FERRAMENTA DE ENSINO/APRENDIZAGEM
title_full O DICIONÁRIO MONOLÍNGUE PARA APRENDIZES EM SALA DE AULA: UMA FERRAMENTA DE ENSINO/APRENDIZAGEM
title_fullStr O DICIONÁRIO MONOLÍNGUE PARA APRENDIZES EM SALA DE AULA: UMA FERRAMENTA DE ENSINO/APRENDIZAGEM
title_full_unstemmed O DICIONÁRIO MONOLÍNGUE PARA APRENDIZES EM SALA DE AULA: UMA FERRAMENTA DE ENSINO/APRENDIZAGEM
title_sort O DICIONÁRIO MONOLÍNGUE PARA APRENDIZES EM SALA DE AULA: UMA FERRAMENTA DE ENSINO/APRENDIZAGEM
author Araújo, Edna Maria Vasconcelos Martins
author_facet Araújo, Edna Maria Vasconcelos Martins
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Edna Maria Vasconcelos Martins
dc.subject.por.fl_str_mv pedagogical lexicography
dictionary for learners
dictionary use
uso de dicionários
lexicografia pedagógica
dicionário de aprendizagem
topic pedagogical lexicography
dictionary for learners
dictionary use
uso de dicionários
lexicografia pedagógica
dicionário de aprendizagem
description This article presents the results of a research study on teaching the use of a monolingual English dictionary. The study investigated what the students knew about dictionaries and then taught them reference skills in using this tool. The instruments used to collect the data were: a questionnaire, a pre and post test, treatment with activities using a monolingual dictionary, and an interview. The data revealed that (1) learners neither had monolingual dictionaries nor used any; and, (2) they had not received any orientation on how to use this tool properly. By the end of this study the learners were more aware of the importance of using monolingual dictionaries in learning a foreign language, and of the need to develop dictionary skills.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/27447
url https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/27447
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/27447/24322
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2007 Revista Horizontes de Linguistica Aplicada
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2007 Revista Horizontes de Linguistica Aplicada
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
dc.source.none.fl_str_mv Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 6 No. 2 (2007): Dictionary use; 253-272
Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 6 n. 2 (2007): Uso de dicionários; 253-272
2237-0951
1677-9770
reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicada
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Horizontes de Linguística Aplicada
collection Revista Horizontes de Linguística Aplicada
repository.name.fl_str_mv Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv horizontesla@gmail.com
_version_ 1797051344681435136