Ditados populares que abordam tempo e o ensino-aprendizagem de PLE/PL2
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Horizontes de Linguística Aplicada |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/919 |
Resumo: | O estudo das expressões fixas contribui para uma das grandes demandas do ensino de L2/LE - a aquisição de léxico. O binômio língua-cultura ganha contornos nítidos no contexto de ensino de uma LE/L2, exigindo do professor reflexão constante a respeito dos tópicos que delineiam a identidade linguístico-cultural da língua-alvo. Partindo-se do pressuposto de que tempo e cultura são indissociáveis, o professor de PLE/PL2 deve estar preparado para, em sala de aula, abordar a concepção de tempo do brasileiro. Este trabalho, apoiando-se na noção de linguagem do tempo (HALL, 1996), busca identificar aspectos da concepção brasileira de tempo. As chamadas expressões fixas apresentam-se das mais variadas maneiras no acervo fraseológico da língua, sendo difícil manter as fronteiras teóricas entre seus tipos. Considerando-se a definição de ditado proposta por Silva (1999, p. 14-15), selecionaram-se ditados populares concernentes ao tempo usados no Brasil. Constatou-se que há, na sabedoria popular, pelo menos dois tipos de expressões que abordam o tempo: a) expressões relacionadas ao conceito de clock time e b) expressões relacionadas ao conceito de event time (LEVINE, 1997). Pretende-se, assim, que este estudo possa auxiliar o professor de PLE/PL2 a abordar esse tema em sala de aula. |
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Ditados populares que abordam tempo e o ensino-aprendizagem de PLE/PL2Português língua estrangeira;Tempo;Expressões fixas;Ditados populares;CulturaO estudo das expressões fixas contribui para uma das grandes demandas do ensino de L2/LE - a aquisição de léxico. O binômio língua-cultura ganha contornos nítidos no contexto de ensino de uma LE/L2, exigindo do professor reflexão constante a respeito dos tópicos que delineiam a identidade linguístico-cultural da língua-alvo. Partindo-se do pressuposto de que tempo e cultura são indissociáveis, o professor de PLE/PL2 deve estar preparado para, em sala de aula, abordar a concepção de tempo do brasileiro. Este trabalho, apoiando-se na noção de linguagem do tempo (HALL, 1996), busca identificar aspectos da concepção brasileira de tempo. As chamadas expressões fixas apresentam-se das mais variadas maneiras no acervo fraseológico da língua, sendo difícil manter as fronteiras teóricas entre seus tipos. Considerando-se a definição de ditado proposta por Silva (1999, p. 14-15), selecionaram-se ditados populares concernentes ao tempo usados no Brasil. Constatou-se que há, na sabedoria popular, pelo menos dois tipos de expressões que abordam o tempo: a) expressões relacionadas ao conceito de clock time e b) expressões relacionadas ao conceito de event time (LEVINE, 1997). Pretende-se, assim, que este estudo possa auxiliar o professor de PLE/PL2 a abordar esse tema em sala de aula.Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada2011-12-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/91910.26512/rhla.v9i2.919Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 9 No. 2 (2010): Ensino de Português Língua Estrangeira; 163Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 9 n. 2 (2010): Ensino de Português Língua Estrangeira; 1632237-09511677-9770reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicadainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/919/795Torres-dos-Santos, DanúsiaNobre-de-Mello, Ana Catarina Moraes RamosSilva, Maria Emília Barcellos dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-14T01:37:40Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/919Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/oaihorizontesla@gmail.com2237-09511677-9770opendoar:2023-01-13T09:49:18.776047Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)false |
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