Habilidade oral em L2: da cognição à interação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Horizontes de Linguística Aplicada |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1370 |
Resumo: | Resumo Neste artigo, objetiva-se discutir a natureza e o desenvolvimento da fala em L2, partindo do pressuposto de que o falante é, ao mesmo tempo, processador de informação e interlocutor (Levelt, 1989). Isso significa que a habilidade oral em L2 requer o conhecimento de elementos linguísticos e padrões pragmático-discursivos das diferentes situações comunicativas, e depende do funcionamento de mecanismos cognitivos de processamento. A discussão é feita, a partir da caracterização da fala como habilidade cognitiva e social, apresentando-se mecanismos cognitivos (sistemas de memória e atenção) envolvidos na oralidade e elementos que constituem a estrutura conversacional (interlocutores e contexto). Também é feita uma reflexão sobre procedimentos de intervenção pedagógica para o desenvolvimento da fala em L2, ressaltando-se o papel da prática e da atenção seletiva. Palavras-chave: Fala; Segunda língua; Processamento cognitivo; Interação. Oral skill in L2: from cognition to interaction Abstract In this article we aim to discuss the nature and the development of speech in L2, assuming that the speaker is at the same time an information processor and an interlocutor (Levelt, 1989). That means that the oral skill in L2 requires the knowledge of linguistic elements and pragmatic-discursive patterns of different communicative situations, and it depends on the operation of cognitive processing mechanisms. The discussion is conducted from the characterization of speech as a cognitive and social skill, by exposing some cognitive mechanisms (memory and attention systems) involved in the oral skills and some elements that constitute the conversational structure (interlocutors and context). A reflection about pedagogical intervention procedures for the development of speech in L2 is also carried out, emphasizing the role of practice and selective attention. Keywords: Speech; Second language; Cognitive processing; Interaction. |
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Habilidade oral em L2: da cognição à interaçãoFala;Segunda língua;Processamento cognitivo;InteraçãoResumo Neste artigo, objetiva-se discutir a natureza e o desenvolvimento da fala em L2, partindo do pressuposto de que o falante é, ao mesmo tempo, processador de informação e interlocutor (Levelt, 1989). Isso significa que a habilidade oral em L2 requer o conhecimento de elementos linguísticos e padrões pragmático-discursivos das diferentes situações comunicativas, e depende do funcionamento de mecanismos cognitivos de processamento. A discussão é feita, a partir da caracterização da fala como habilidade cognitiva e social, apresentando-se mecanismos cognitivos (sistemas de memória e atenção) envolvidos na oralidade e elementos que constituem a estrutura conversacional (interlocutores e contexto). Também é feita uma reflexão sobre procedimentos de intervenção pedagógica para o desenvolvimento da fala em L2, ressaltando-se o papel da prática e da atenção seletiva. Palavras-chave: Fala; Segunda língua; Processamento cognitivo; Interação. Oral skill in L2: from cognition to interaction Abstract In this article we aim to discuss the nature and the development of speech in L2, assuming that the speaker is at the same time an information processor and an interlocutor (Levelt, 1989). That means that the oral skill in L2 requires the knowledge of linguistic elements and pragmatic-discursive patterns of different communicative situations, and it depends on the operation of cognitive processing mechanisms. The discussion is conducted from the characterization of speech as a cognitive and social skill, by exposing some cognitive mechanisms (memory and attention systems) involved in the oral skills and some elements that constitute the conversational structure (interlocutors and context). A reflection about pedagogical intervention procedures for the development of speech in L2 is also carried out, emphasizing the role of practice and selective attention. Keywords: Speech; Second language; Cognitive processing; Interaction.Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada2015-05-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/137010.26512/rhla.v13i2.1370Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 13 No. 2 (2014)Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 13 n. 2 (2014)2237-09511677-9770reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicadainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1370/1209Ortiz Preuss, Elenainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-17T03:44:33Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1370Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/oaihorizontesla@gmail.com2237-09511677-9770opendoar:2023-01-13T09:49:21.937999Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)false |
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