Cultura e identidade: simulacros organizacionais e a apresentação de si nos discursos empresariais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conexão: comunicação e cultura |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/4946 |
Resumo: | A investigação visa a compreender como as manifestações da cultura e da identidade são contempladas em documentos midiáticos de instituições financeiras. O marco teórico apresenta conceitos sobre cultura, cultura organizacional, comunicação, identidade e está fundamentado nos postulados da análise do discurso de Maingueneau (1997) e de Charaudeau (2008a). A pesquisa é de natureza aplicada, exploratória e descritiva, com procedimentos técnicos bibliográficos e documentais, mediante estudo de caso múltiplo com abordagem qualitativa. Os corpora correspondem a discursos de dois conglomerados financeiros: Citibank S.A. e Itaú Unibanco S.A. A cenografia enunciativa auxilia na percepção do ethos discursivo, como apresentação de si, do qual emanam aspectos da cultura organizacional e da identidade corporativa. |
id |
UCS-5_9021fe4c0367dbbd7a0681b26c1f83a5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:vkali30.ucs.br:article/4946 |
network_acronym_str |
UCS-5 |
network_name_str |
Conexão: comunicação e cultura |
repository_id_str |
|
spelling |
Cultura e identidade: simulacros organizacionais e a apresentação de si nos discursos empresariaiscomunicação; cultura; análise do discursoCultura; Identidade; Simulacros; Discursos empresariaisA investigação visa a compreender como as manifestações da cultura e da identidade são contempladas em documentos midiáticos de instituições financeiras. O marco teórico apresenta conceitos sobre cultura, cultura organizacional, comunicação, identidade e está fundamentado nos postulados da análise do discurso de Maingueneau (1997) e de Charaudeau (2008a). A pesquisa é de natureza aplicada, exploratória e descritiva, com procedimentos técnicos bibliográficos e documentais, mediante estudo de caso múltiplo com abordagem qualitativa. Os corpora correspondem a discursos de dois conglomerados financeiros: Citibank S.A. e Itaú Unibanco S.A. A cenografia enunciativa auxilia na percepção do ethos discursivo, como apresentação de si, do qual emanam aspectos da cultura organizacional e da identidade corporativa.Universidade de Caxias do Sul - UCSdos Santos, Eliane DavilaFreitas, Ernani Cesar de2017-09-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/4946Conexão - Comunicação e Cultura; v. 16, n. 31 (2017): Conexão2178-26871677-0943reponame:Conexão: comunicação e culturainstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/4946/3041Direitos autorais 2017 Conexão - Comunicação e Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-04-16T04:34:05Zoai:vkali30.ucs.br:article/4946Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/indexPUBhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/oairevistas@ucs.br||conexaoucs@gmail.com|| brancasolio@gmail.com2178-26871677-0943opendoar:2019-04-16T04:34:05Conexão: comunicação e cultura - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cultura e identidade: simulacros organizacionais e a apresentação de si nos discursos empresariais |
title |
Cultura e identidade: simulacros organizacionais e a apresentação de si nos discursos empresariais |
spellingShingle |
Cultura e identidade: simulacros organizacionais e a apresentação de si nos discursos empresariais dos Santos, Eliane Davila comunicação; cultura; análise do discurso Cultura; Identidade; Simulacros; Discursos empresariais |
title_short |
Cultura e identidade: simulacros organizacionais e a apresentação de si nos discursos empresariais |
title_full |
Cultura e identidade: simulacros organizacionais e a apresentação de si nos discursos empresariais |
title_fullStr |
Cultura e identidade: simulacros organizacionais e a apresentação de si nos discursos empresariais |
title_full_unstemmed |
Cultura e identidade: simulacros organizacionais e a apresentação de si nos discursos empresariais |
title_sort |
Cultura e identidade: simulacros organizacionais e a apresentação de si nos discursos empresariais |
author |
dos Santos, Eliane Davila |
author_facet |
dos Santos, Eliane Davila Freitas, Ernani Cesar de |
author_role |
author |
author2 |
Freitas, Ernani Cesar de |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
dos Santos, Eliane Davila Freitas, Ernani Cesar de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
comunicação; cultura; análise do discurso Cultura; Identidade; Simulacros; Discursos empresariais |
topic |
comunicação; cultura; análise do discurso Cultura; Identidade; Simulacros; Discursos empresariais |
description |
A investigação visa a compreender como as manifestações da cultura e da identidade são contempladas em documentos midiáticos de instituições financeiras. O marco teórico apresenta conceitos sobre cultura, cultura organizacional, comunicação, identidade e está fundamentado nos postulados da análise do discurso de Maingueneau (1997) e de Charaudeau (2008a). A pesquisa é de natureza aplicada, exploratória e descritiva, com procedimentos técnicos bibliográficos e documentais, mediante estudo de caso múltiplo com abordagem qualitativa. Os corpora correspondem a discursos de dois conglomerados financeiros: Citibank S.A. e Itaú Unibanco S.A. A cenografia enunciativa auxilia na percepção do ethos discursivo, como apresentação de si, do qual emanam aspectos da cultura organizacional e da identidade corporativa. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-22 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/4946 |
url |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/4946 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/4946/3041 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Conexão - Comunicação e Cultura info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Conexão - Comunicação e Cultura |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Caxias do Sul - UCS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Caxias do Sul - UCS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Conexão - Comunicação e Cultura; v. 16, n. 31 (2017): Conexão 2178-2687 1677-0943 reponame:Conexão: comunicação e cultura instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Conexão: comunicação e cultura |
collection |
Conexão: comunicação e cultura |
repository.name.fl_str_mv |
Conexão: comunicação e cultura - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas@ucs.br||conexaoucs@gmail.com|| brancasolio@gmail.com |
_version_ |
1750315248345153536 |