Cultura e identidade: simulacros organizacionais e a apresentação de si nos discursos empresariais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos, Eliane Davila
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Freitas, Ernani Cesar de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conexão: comunicação e cultura
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/4946
Resumo: A investigação visa a compreender como as manifestações da cultura e da identidade são contempladas em documentos midiáticos de instituições financeiras. O marco teórico apresenta conceitos sobre cultura, cultura organizacional, comunicação, identidade e está fundamentado nos postulados da análise do discurso de Maingueneau (1997) e de Charaudeau (2008a). A pesquisa é de natureza aplicada, exploratória e descritiva, com procedimentos técnicos bibliográficos e documentais, mediante estudo de caso múltiplo com abordagem qualitativa. Os corpora correspondem a discursos de dois conglomerados financeiros: Citibank S.A. e Itaú Unibanco S.A. A cenografia enunciativa auxilia na percepção do ethos discursivo, como apresentação de si, do qual emanam aspectos da cultura organizacional e da identidade corporativa.
id UCS-5_9021fe4c0367dbbd7a0681b26c1f83a5
oai_identifier_str oai:vkali30.ucs.br:article/4946
network_acronym_str UCS-5
network_name_str Conexão: comunicação e cultura
repository_id_str
spelling Cultura e identidade: simulacros organizacionais e a apresentação de si nos discursos empresariaiscomunicação; cultura; análise do discursoCultura; Identidade; Simulacros; Discursos empresariaisA investigação visa a compreender como as manifestações da cultura e da identidade são contempladas em documentos midiáticos de instituições financeiras. O marco teórico apresenta conceitos sobre cultura, cultura organizacional, comunicação, identidade e está fundamentado nos postulados da análise do discurso de Maingueneau (1997) e de Charaudeau (2008a). A pesquisa é de natureza aplicada, exploratória e descritiva, com procedimentos técnicos bibliográficos e documentais, mediante estudo de caso múltiplo com abordagem qualitativa. Os corpora correspondem a discursos de dois conglomerados financeiros: Citibank S.A. e Itaú Unibanco S.A. A cenografia enunciativa auxilia na percepção do ethos discursivo, como apresentação de si, do qual emanam aspectos da cultura organizacional e da identidade corporativa.Universidade de Caxias do Sul - UCSdos Santos, Eliane DavilaFreitas, Ernani Cesar de2017-09-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/4946Conexão - Comunicação e Cultura; v. 16, n. 31 (2017): Conexão2178-26871677-0943reponame:Conexão: comunicação e culturainstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/4946/3041Direitos autorais 2017 Conexão - Comunicação e Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-04-16T04:34:05Zoai:vkali30.ucs.br:article/4946Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/indexPUBhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/oairevistas@ucs.br||conexaoucs@gmail.com|| brancasolio@gmail.com2178-26871677-0943opendoar:2019-04-16T04:34:05Conexão: comunicação e cultura - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Cultura e identidade: simulacros organizacionais e a apresentação de si nos discursos empresariais
title Cultura e identidade: simulacros organizacionais e a apresentação de si nos discursos empresariais
spellingShingle Cultura e identidade: simulacros organizacionais e a apresentação de si nos discursos empresariais
dos Santos, Eliane Davila
comunicação; cultura; análise do discurso
Cultura; Identidade; Simulacros; Discursos empresariais
title_short Cultura e identidade: simulacros organizacionais e a apresentação de si nos discursos empresariais
title_full Cultura e identidade: simulacros organizacionais e a apresentação de si nos discursos empresariais
title_fullStr Cultura e identidade: simulacros organizacionais e a apresentação de si nos discursos empresariais
title_full_unstemmed Cultura e identidade: simulacros organizacionais e a apresentação de si nos discursos empresariais
title_sort Cultura e identidade: simulacros organizacionais e a apresentação de si nos discursos empresariais
author dos Santos, Eliane Davila
author_facet dos Santos, Eliane Davila
Freitas, Ernani Cesar de
author_role author
author2 Freitas, Ernani Cesar de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos, Eliane Davila
Freitas, Ernani Cesar de
dc.subject.por.fl_str_mv comunicação; cultura; análise do discurso
Cultura; Identidade; Simulacros; Discursos empresariais
topic comunicação; cultura; análise do discurso
Cultura; Identidade; Simulacros; Discursos empresariais
description A investigação visa a compreender como as manifestações da cultura e da identidade são contempladas em documentos midiáticos de instituições financeiras. O marco teórico apresenta conceitos sobre cultura, cultura organizacional, comunicação, identidade e está fundamentado nos postulados da análise do discurso de Maingueneau (1997) e de Charaudeau (2008a). A pesquisa é de natureza aplicada, exploratória e descritiva, com procedimentos técnicos bibliográficos e documentais, mediante estudo de caso múltiplo com abordagem qualitativa. Os corpora correspondem a discursos de dois conglomerados financeiros: Citibank S.A. e Itaú Unibanco S.A. A cenografia enunciativa auxilia na percepção do ethos discursivo, como apresentação de si, do qual emanam aspectos da cultura organizacional e da identidade corporativa.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-22
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/4946
url http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/4946
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/4946/3041
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Conexão - Comunicação e Cultura
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Conexão - Comunicação e Cultura
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul - UCS
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul - UCS
dc.source.none.fl_str_mv Conexão - Comunicação e Cultura; v. 16, n. 31 (2017): Conexão
2178-2687
1677-0943
reponame:Conexão: comunicação e cultura
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Conexão: comunicação e cultura
collection Conexão: comunicação e cultura
repository.name.fl_str_mv Conexão: comunicação e cultura - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv revistas@ucs.br||conexaoucs@gmail.com|| brancasolio@gmail.com
_version_ 1750315248345153536