Etnografia e letramento: novos desafios para velhas memórias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sá Júnior, Lucrécio Araújo de
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Mello, Beliza Áurea de Arruda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Horizontes de Linguística Aplicada
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/620
Resumo: No campo da educação de adultos, existe muito debate sobre como os programas de alfabetização podem melhor servir os alunos. Acreditamos que a alfabetização de adultos não deve ser limitada a ensinar habilidades específicas, mas deve contextualizar instrução dentro de um quadro de ativismo social e de transformação. Este artigo considera o papel das tradições orais para o processo de letramento, sob a contribuição da etnografia e o uso empírico desta na sala de aula. Este debate se centra numa abordagem teórica sobre os estudos de letramento para ilustrar o poder da etnografia como experiência contextualizada. Os aspectos da cultura oral que se mantêm em uma sociedade podem ser concebidos em torno das origens, necessidades e interesses dos alunos e podem incentivar uma "dialógica" onde os alunos sejam capazes de utilizar a alfabetização desenvolvendo habilidades para analisar criticamente o seu lugar na sociedade e compreender como certas pressuposições e percepções culturais têm afetado a eles e suas famílias.
id UNB-30_ffb90b4ac456e1c90b3184738750b7cc
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/620
network_acronym_str UNB-30
network_name_str Revista Horizontes de Linguística Aplicada
repository_id_str
spelling Etnografia e letramento: novos desafios para velhas memóriasLetramento;Memória;Oralidade;Educação de adultos;Etnografia;CulturaNo campo da educação de adultos, existe muito debate sobre como os programas de alfabetização podem melhor servir os alunos. Acreditamos que a alfabetização de adultos não deve ser limitada a ensinar habilidades específicas, mas deve contextualizar instrução dentro de um quadro de ativismo social e de transformação. Este artigo considera o papel das tradições orais para o processo de letramento, sob a contribuição da etnografia e o uso empírico desta na sala de aula. Este debate se centra numa abordagem teórica sobre os estudos de letramento para ilustrar o poder da etnografia como experiência contextualizada. Os aspectos da cultura oral que se mantêm em uma sociedade podem ser concebidos em torno das origens, necessidades e interesses dos alunos e podem incentivar uma "dialógica" onde os alunos sejam capazes de utilizar a alfabetização desenvolvendo habilidades para analisar criticamente o seu lugar na sociedade e compreender como certas pressuposições e percepções culturais têm afetado a eles e suas famílias.Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada2011-09-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/62010.26512/rhla.v7i2.620Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 7 No. 2 (2008); 47-55Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 7 n. 2 (2008); 47-552237-09511677-9770reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicadainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/620/521Sá Júnior, Lucrécio Araújo deMello, Beliza Áurea de Arrudainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-14T01:42:38Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/620Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/oaihorizontesla@gmail.com2237-09511677-9770opendoar:2023-01-13T09:49:16.692147Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Etnografia e letramento: novos desafios para velhas memórias
title Etnografia e letramento: novos desafios para velhas memórias
spellingShingle Etnografia e letramento: novos desafios para velhas memórias
Sá Júnior, Lucrécio Araújo de
Letramento;
Memória;
Oralidade;
Educação de adultos;
Etnografia;
Cultura
title_short Etnografia e letramento: novos desafios para velhas memórias
title_full Etnografia e letramento: novos desafios para velhas memórias
title_fullStr Etnografia e letramento: novos desafios para velhas memórias
title_full_unstemmed Etnografia e letramento: novos desafios para velhas memórias
title_sort Etnografia e letramento: novos desafios para velhas memórias
author Sá Júnior, Lucrécio Araújo de
author_facet Sá Júnior, Lucrécio Araújo de
Mello, Beliza Áurea de Arruda
author_role author
author2 Mello, Beliza Áurea de Arruda
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sá Júnior, Lucrécio Araújo de
Mello, Beliza Áurea de Arruda
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento;
Memória;
Oralidade;
Educação de adultos;
Etnografia;
Cultura
topic Letramento;
Memória;
Oralidade;
Educação de adultos;
Etnografia;
Cultura
description No campo da educação de adultos, existe muito debate sobre como os programas de alfabetização podem melhor servir os alunos. Acreditamos que a alfabetização de adultos não deve ser limitada a ensinar habilidades específicas, mas deve contextualizar instrução dentro de um quadro de ativismo social e de transformação. Este artigo considera o papel das tradições orais para o processo de letramento, sob a contribuição da etnografia e o uso empírico desta na sala de aula. Este debate se centra numa abordagem teórica sobre os estudos de letramento para ilustrar o poder da etnografia como experiência contextualizada. Os aspectos da cultura oral que se mantêm em uma sociedade podem ser concebidos em torno das origens, necessidades e interesses dos alunos e podem incentivar uma "dialógica" onde os alunos sejam capazes de utilizar a alfabetização desenvolvendo habilidades para analisar criticamente o seu lugar na sociedade e compreender como certas pressuposições e percepções culturais têm afetado a eles e suas famílias.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/620
10.26512/rhla.v7i2.620
url https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/620
identifier_str_mv 10.26512/rhla.v7i2.620
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/620/521
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
dc.source.none.fl_str_mv Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 7 No. 2 (2008); 47-55
Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 7 n. 2 (2008); 47-55
2237-0951
1677-9770
reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicada
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Horizontes de Linguística Aplicada
collection Revista Horizontes de Linguística Aplicada
repository.name.fl_str_mv Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv horizontesla@gmail.com
_version_ 1797051344777904128