Desafios empírico-metodológicos para a pesquisa em letramentos digitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Buzato,Marcelo El Khouri
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132007000100005
Resumo: O estudo da relação entre contexto e prática social tem sido fundamental para os desenvolvimentos teóricos e metodológicos no campo dos estudos de letramento nas últimas décadas. A introdução das novas tecnologias da informação e da comunicação (TIC) no escopo de interesse desses estudos tem revigorado a necessidade de revisão da relação contexto-letramento sobre a qual se apoiavam pesquisas anteriores, em face das novas possibilidades de interação à distância e da utilização de 'mundos virtuais' que caracterizam certos tipos de práticas de leitura e escrita mediadas pelas TIC. O presente trabalho aborda tal revisão do ponto de vista da dupla crise da etnografia, procurando avaliar criticamente certas estratégias empíricas e modelos metodológicos que começam a ser propostos para os estudos qualitativos em letramento digital. Conclui que tais estratégias, embora possam ser úteis para a construção de pressupostos mais adequados sobre a relação prática-contexto, necessitam ser aplicadas à própria prática do pesquisador, como forma de garantir a reflexividade tida como necessária para a legitimação das abordagens etnográficas na contemporaneidade.
id UNICAMP-12_d53800a54a2cc0c41feac15f75db0250
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-18132007000100005
network_acronym_str UNICAMP-12
network_name_str Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
repository_id_str
spelling Desafios empírico-metodológicos para a pesquisa em letramentos digitaisLetramento DigitalPolicontextualidadeEtnografiaO estudo da relação entre contexto e prática social tem sido fundamental para os desenvolvimentos teóricos e metodológicos no campo dos estudos de letramento nas últimas décadas. A introdução das novas tecnologias da informação e da comunicação (TIC) no escopo de interesse desses estudos tem revigorado a necessidade de revisão da relação contexto-letramento sobre a qual se apoiavam pesquisas anteriores, em face das novas possibilidades de interação à distância e da utilização de 'mundos virtuais' que caracterizam certos tipos de práticas de leitura e escrita mediadas pelas TIC. O presente trabalho aborda tal revisão do ponto de vista da dupla crise da etnografia, procurando avaliar criticamente certas estratégias empíricas e modelos metodológicos que começam a ser propostos para os estudos qualitativos em letramento digital. Conclui que tais estratégias, embora possam ser úteis para a construção de pressupostos mais adequados sobre a relação prática-contexto, necessitam ser aplicadas à própria prática do pesquisador, como forma de garantir a reflexividade tida como necessária para a legitimação das abordagens etnográficas na contemporaneidade.UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)2007-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132007000100005Trabalhos em Linguística Aplicada v.46 n.1 2007reponame:Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccessBuzato,Marcelo El Khouripor2013-01-03T00:00:00Zoai:scielo:S0103-18132007000100005Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tlaPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/oaispublic@iel.unicamp.br2175-764X0103-1813opendoar:2022-11-08T14:23:22.264437Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Desafios empírico-metodológicos para a pesquisa em letramentos digitais
title Desafios empírico-metodológicos para a pesquisa em letramentos digitais
spellingShingle Desafios empírico-metodológicos para a pesquisa em letramentos digitais
Buzato,Marcelo El Khouri
Letramento Digital
Policontextualidade
Etnografia
title_short Desafios empírico-metodológicos para a pesquisa em letramentos digitais
title_full Desafios empírico-metodológicos para a pesquisa em letramentos digitais
title_fullStr Desafios empírico-metodológicos para a pesquisa em letramentos digitais
title_full_unstemmed Desafios empírico-metodológicos para a pesquisa em letramentos digitais
title_sort Desafios empírico-metodológicos para a pesquisa em letramentos digitais
author Buzato,Marcelo El Khouri
author_facet Buzato,Marcelo El Khouri
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Buzato,Marcelo El Khouri
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento Digital
Policontextualidade
Etnografia
topic Letramento Digital
Policontextualidade
Etnografia
description O estudo da relação entre contexto e prática social tem sido fundamental para os desenvolvimentos teóricos e metodológicos no campo dos estudos de letramento nas últimas décadas. A introdução das novas tecnologias da informação e da comunicação (TIC) no escopo de interesse desses estudos tem revigorado a necessidade de revisão da relação contexto-letramento sobre a qual se apoiavam pesquisas anteriores, em face das novas possibilidades de interação à distância e da utilização de 'mundos virtuais' que caracterizam certos tipos de práticas de leitura e escrita mediadas pelas TIC. O presente trabalho aborda tal revisão do ponto de vista da dupla crise da etnografia, procurando avaliar criticamente certas estratégias empíricas e modelos metodológicos que começam a ser propostos para os estudos qualitativos em letramento digital. Conclui que tais estratégias, embora possam ser úteis para a construção de pressupostos mais adequados sobre a relação prática-contexto, necessitam ser aplicadas à própria prática do pesquisador, como forma de garantir a reflexividade tida como necessária para a legitimação das abordagens etnográficas na contemporaneidade.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132007000100005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132007000100005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)
publisher.none.fl_str_mv UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)
dc.source.none.fl_str_mv Trabalhos em Linguística Aplicada v.46 n.1 2007
reponame:Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
collection Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
repository.name.fl_str_mv Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv spublic@iel.unicamp.br
_version_ 1800216524051447808