Considerações sobre a formação do professor elaboradas a partir do processo de desenvolvimento de um software educativo para educação fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas Críticas (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3175 |
Resumo: | O texto aborda questões relativas à formação do professor para o uso pedagogicamente significativo do software educativo e de dispositivos e estratégias de informática educativa. Em sua redação, foram considerados um trabalho já concluído de desenvolvimento de um software educativo para educação fundamental intitulado "O Dado de Contos" e dois trabalhos de observação de professores, sendo um em situação de manuseio do referido software e outro em situação de gestão de relações educativas mediadas pelo computador. Os professores que forneceram os dados para a investigação foram observados por meio de abordagens diretas, em situação de sala de aula em que eles eram nossos alunos e em que eles eram regentes de classe. As conclusões do texto apontam para possibilidades de superação do descompasso gerado quando professores sem preparação específica aventuram-se no emprego do software como meio didático. |
id |
UNB-32_1435a2d9859272f6e12a13a6f874a6d0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3175 |
network_acronym_str |
UNB-32 |
network_name_str |
Linhas Críticas (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Considerações sobre a formação do professor elaboradas a partir do processo de desenvolvimento de um software educativo para educação fundamentalInformática educativa;Software educativo;Formação de professoresO texto aborda questões relativas à formação do professor para o uso pedagogicamente significativo do software educativo e de dispositivos e estratégias de informática educativa. Em sua redação, foram considerados um trabalho já concluído de desenvolvimento de um software educativo para educação fundamental intitulado "O Dado de Contos" e dois trabalhos de observação de professores, sendo um em situação de manuseio do referido software e outro em situação de gestão de relações educativas mediadas pelo computador. Os professores que forneceram os dados para a investigação foram observados por meio de abordagens diretas, em situação de sala de aula em que eles eram nossos alunos e em que eles eram regentes de classe. As conclusões do texto apontam para possibilidades de superação do descompasso gerado quando professores sem preparação específica aventuram-se no emprego do software como meio didático. Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2003-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/317510.26512/lc.v9i17.3175Linhas Críticas; Vol. 9 No. 17 (2003): Novas tecnologias na educação; 249-264Linhas Críticas; Vol. 9 Núm. 17 (2003): Novas tecnologias na educação; 249-264Linhas Críticas; v. 9 n. 17 (2003): Novas tecnologias na educação; 249-2641981-04311516-489610.26512/lc.v9i17reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3175/2861Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Gilberto Lacerda2022-09-09T14:44:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3175Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T14:44:27Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Considerações sobre a formação do professor elaboradas a partir do processo de desenvolvimento de um software educativo para educação fundamental |
title |
Considerações sobre a formação do professor elaboradas a partir do processo de desenvolvimento de um software educativo para educação fundamental |
spellingShingle |
Considerações sobre a formação do professor elaboradas a partir do processo de desenvolvimento de um software educativo para educação fundamental Santos, Gilberto Lacerda Informática educativa; Software educativo; Formação de professores |
title_short |
Considerações sobre a formação do professor elaboradas a partir do processo de desenvolvimento de um software educativo para educação fundamental |
title_full |
Considerações sobre a formação do professor elaboradas a partir do processo de desenvolvimento de um software educativo para educação fundamental |
title_fullStr |
Considerações sobre a formação do professor elaboradas a partir do processo de desenvolvimento de um software educativo para educação fundamental |
title_full_unstemmed |
Considerações sobre a formação do professor elaboradas a partir do processo de desenvolvimento de um software educativo para educação fundamental |
title_sort |
Considerações sobre a formação do professor elaboradas a partir do processo de desenvolvimento de um software educativo para educação fundamental |
author |
Santos, Gilberto Lacerda |
author_facet |
Santos, Gilberto Lacerda |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Gilberto Lacerda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Informática educativa; Software educativo; Formação de professores |
topic |
Informática educativa; Software educativo; Formação de professores |
description |
O texto aborda questões relativas à formação do professor para o uso pedagogicamente significativo do software educativo e de dispositivos e estratégias de informática educativa. Em sua redação, foram considerados um trabalho já concluído de desenvolvimento de um software educativo para educação fundamental intitulado "O Dado de Contos" e dois trabalhos de observação de professores, sendo um em situação de manuseio do referido software e outro em situação de gestão de relações educativas mediadas pelo computador. Os professores que forneceram os dados para a investigação foram observados por meio de abordagens diretas, em situação de sala de aula em que eles eram nossos alunos e em que eles eram regentes de classe. As conclusões do texto apontam para possibilidades de superação do descompasso gerado quando professores sem preparação específica aventuram-se no emprego do software como meio didático. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003-10-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3175 10.26512/lc.v9i17.3175 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3175 |
identifier_str_mv |
10.26512/lc.v9i17.3175 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3175/2861 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linhas Críticas; Vol. 9 No. 17 (2003): Novas tecnologias na educação; 249-264 Linhas Críticas; Vol. 9 Núm. 17 (2003): Novas tecnologias na educação; 249-264 Linhas Críticas; v. 9 n. 17 (2003): Novas tecnologias na educação; 249-264 1981-0431 1516-4896 10.26512/lc.v9i17 reponame:Linhas Críticas (Online) instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UnB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UnB |
institution |
UnB |
reponame_str |
Linhas Críticas (Online) |
collection |
Linhas Críticas (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
rvlinhas@unb.br |
_version_ |
1805309284965154816 |