Estratégias para o desenvolvimento da criatividade em Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas Críticas (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3321 |
Resumo: | A sociedade atual requer pessoas mais criativa e com capacidade de apresentar soluções inovadoras para os problemas encontrados nos diversos contextos em que elas estão inseridas. Para atender a tais demandas sociais, o desenvolvimento da criatividade foi inserido como um dos objetivos educacionais nos diversos níveis de ensino. Assim, no contexto educacional, cada vez mais tem sido reconhecida a necessidade de que sejam implementadas estratégias e ações que estimulem e favoreçam o desenvolvimento do potencial criativo. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo contribuir com as reflexões acerca dessas estratégias em uma das áreas do currículo escolar, a Matemática. Nessa área, os estudos têm privilegiado a resolução de problemas, a formulação de problemas e a redefinição como estratégias didático-metodológicas que possibilitem o desenvolvimento da criatividade. Deste modo, busca-se discutir, no presente trabalho, as relações entre criatividade e Matemática, descrevendo tais estratégias. |
id |
UNB-32_1bbc72c2cac84f65d7be97d35e0079a9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3321 |
network_acronym_str |
UNB-32 |
network_name_str |
Linhas Críticas (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Estratégias para o desenvolvimento da criatividade em MatemáticaCriatividade;Educação matemática;Estratégias de ensinoA sociedade atual requer pessoas mais criativa e com capacidade de apresentar soluções inovadoras para os problemas encontrados nos diversos contextos em que elas estão inseridas. Para atender a tais demandas sociais, o desenvolvimento da criatividade foi inserido como um dos objetivos educacionais nos diversos níveis de ensino. Assim, no contexto educacional, cada vez mais tem sido reconhecida a necessidade de que sejam implementadas estratégias e ações que estimulem e favoreçam o desenvolvimento do potencial criativo. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo contribuir com as reflexões acerca dessas estratégias em uma das áreas do currículo escolar, a Matemática. Nessa área, os estudos têm privilegiado a resolução de problemas, a formulação de problemas e a redefinição como estratégias didático-metodológicas que possibilitem o desenvolvimento da criatividade. Deste modo, busca-se discutir, no presente trabalho, as relações entre criatividade e Matemática, descrevendo tais estratégias.Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2007-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/332110.26512/lc.v12i23.3321Linhas Críticas; Vol. 12 No. 23 (2006); 229-244Linhas Críticas; Vol. 12 Núm. 23 (2006); 229-244Linhas Críticas; v. 12 n. 23 (2006); 229-2441981-04311516-489610.26512/lc.v12i23reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3321/3007Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGontijo, Cleyton2022-09-09T15:51:40Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3321Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T15:51:40Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias para o desenvolvimento da criatividade em Matemática |
title |
Estratégias para o desenvolvimento da criatividade em Matemática |
spellingShingle |
Estratégias para o desenvolvimento da criatividade em Matemática Gontijo, Cleyton Criatividade; Educação matemática; Estratégias de ensino |
title_short |
Estratégias para o desenvolvimento da criatividade em Matemática |
title_full |
Estratégias para o desenvolvimento da criatividade em Matemática |
title_fullStr |
Estratégias para o desenvolvimento da criatividade em Matemática |
title_full_unstemmed |
Estratégias para o desenvolvimento da criatividade em Matemática |
title_sort |
Estratégias para o desenvolvimento da criatividade em Matemática |
author |
Gontijo, Cleyton |
author_facet |
Gontijo, Cleyton |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gontijo, Cleyton |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Criatividade; Educação matemática; Estratégias de ensino |
topic |
Criatividade; Educação matemática; Estratégias de ensino |
description |
A sociedade atual requer pessoas mais criativa e com capacidade de apresentar soluções inovadoras para os problemas encontrados nos diversos contextos em que elas estão inseridas. Para atender a tais demandas sociais, o desenvolvimento da criatividade foi inserido como um dos objetivos educacionais nos diversos níveis de ensino. Assim, no contexto educacional, cada vez mais tem sido reconhecida a necessidade de que sejam implementadas estratégias e ações que estimulem e favoreçam o desenvolvimento do potencial criativo. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo contribuir com as reflexões acerca dessas estratégias em uma das áreas do currículo escolar, a Matemática. Nessa área, os estudos têm privilegiado a resolução de problemas, a formulação de problemas e a redefinição como estratégias didático-metodológicas que possibilitem o desenvolvimento da criatividade. Deste modo, busca-se discutir, no presente trabalho, as relações entre criatividade e Matemática, descrevendo tais estratégias. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3321 10.26512/lc.v12i23.3321 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3321 |
identifier_str_mv |
10.26512/lc.v12i23.3321 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3321/3007 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linhas Críticas; Vol. 12 No. 23 (2006); 229-244 Linhas Críticas; Vol. 12 Núm. 23 (2006); 229-244 Linhas Críticas; v. 12 n. 23 (2006); 229-244 1981-0431 1516-4896 10.26512/lc.v12i23 reponame:Linhas Críticas (Online) instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UnB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UnB |
institution |
UnB |
reponame_str |
Linhas Críticas (Online) |
collection |
Linhas Críticas (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
rvlinhas@unb.br |
_version_ |
1805309285327962112 |