Estratégias para o desenvolvimento da criatividade em Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gontijo, Cleyton
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas Críticas (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3321
Resumo: A sociedade atual requer pessoas mais criativa e com capacidade de apresentar soluções inovadoras para os problemas encontrados nos diversos contextos em que elas estão inseridas. Para atender a tais demandas sociais, o desenvolvimento da criatividade foi inserido como um dos objetivos educacionais nos diversos níveis de ensino. Assim, no contexto educacional, cada vez mais tem sido reconhecida a necessidade de que sejam implementadas estratégias e ações que estimulem e favoreçam o desenvolvimento do potencial criativo. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo contribuir com as reflexões acerca dessas estratégias em uma das áreas do currículo escolar, a Matemática. Nessa área, os estudos têm privilegiado a resolução de problemas, a formulação de problemas e a redefinição como estratégias didático-metodológicas que possibilitem o desenvolvimento da criatividade. Deste modo, busca-se discutir, no presente trabalho, as relações entre criatividade e Matemática, descrevendo tais estratégias.
id UNB-32_1bbc72c2cac84f65d7be97d35e0079a9
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3321
network_acronym_str UNB-32
network_name_str Linhas Críticas (Online)
repository_id_str
spelling Estratégias para o desenvolvimento da criatividade em MatemáticaCriatividade;Educação matemática;Estratégias de ensinoA sociedade atual requer pessoas mais criativa e com capacidade de apresentar soluções inovadoras para os problemas encontrados nos diversos contextos em que elas estão inseridas. Para atender a tais demandas sociais, o desenvolvimento da criatividade foi inserido como um dos objetivos educacionais nos diversos níveis de ensino. Assim, no contexto educacional, cada vez mais tem sido reconhecida a necessidade de que sejam implementadas estratégias e ações que estimulem e favoreçam o desenvolvimento do potencial criativo. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo contribuir com as reflexões acerca dessas estratégias em uma das áreas do currículo escolar, a Matemática. Nessa área, os estudos têm privilegiado a resolução de problemas, a formulação de problemas e a redefinição como estratégias didático-metodológicas que possibilitem o desenvolvimento da criatividade. Deste modo, busca-se discutir, no presente trabalho, as relações entre criatividade e Matemática, descrevendo tais estratégias.Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2007-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/332110.26512/lc.v12i23.3321Linhas Críticas; Vol. 12 No. 23 (2006); 229-244Linhas Críticas; Vol. 12 Núm. 23 (2006); 229-244Linhas Crí­ticas; v. 12 n. 23 (2006); 229-2441981-04311516-489610.26512/lc.v12i23reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3321/3007Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGontijo, Cleyton2022-09-09T15:51:40Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3321Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T15:51:40Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias para o desenvolvimento da criatividade em Matemática
title Estratégias para o desenvolvimento da criatividade em Matemática
spellingShingle Estratégias para o desenvolvimento da criatividade em Matemática
Gontijo, Cleyton
Criatividade;
Educação matemática;
Estratégias de ensino
title_short Estratégias para o desenvolvimento da criatividade em Matemática
title_full Estratégias para o desenvolvimento da criatividade em Matemática
title_fullStr Estratégias para o desenvolvimento da criatividade em Matemática
title_full_unstemmed Estratégias para o desenvolvimento da criatividade em Matemática
title_sort Estratégias para o desenvolvimento da criatividade em Matemática
author Gontijo, Cleyton
author_facet Gontijo, Cleyton
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gontijo, Cleyton
dc.subject.por.fl_str_mv Criatividade;
Educação matemática;
Estratégias de ensino
topic Criatividade;
Educação matemática;
Estratégias de ensino
description A sociedade atual requer pessoas mais criativa e com capacidade de apresentar soluções inovadoras para os problemas encontrados nos diversos contextos em que elas estão inseridas. Para atender a tais demandas sociais, o desenvolvimento da criatividade foi inserido como um dos objetivos educacionais nos diversos níveis de ensino. Assim, no contexto educacional, cada vez mais tem sido reconhecida a necessidade de que sejam implementadas estratégias e ações que estimulem e favoreçam o desenvolvimento do potencial criativo. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo contribuir com as reflexões acerca dessas estratégias em uma das áreas do currículo escolar, a Matemática. Nessa área, os estudos têm privilegiado a resolução de problemas, a formulação de problemas e a redefinição como estratégias didático-metodológicas que possibilitem o desenvolvimento da criatividade. Deste modo, busca-se discutir, no presente trabalho, as relações entre criatividade e Matemática, descrevendo tais estratégias.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3321
10.26512/lc.v12i23.3321
url https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3321
identifier_str_mv 10.26512/lc.v12i23.3321
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3321/3007
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Linhas Críticas; Vol. 12 No. 23 (2006); 229-244
Linhas Críticas; Vol. 12 Núm. 23 (2006); 229-244
Linhas Crí­ticas; v. 12 n. 23 (2006); 229-244
1981-0431
1516-4896
10.26512/lc.v12i23
reponame:Linhas Críticas (Online)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UnB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UnB
institution UnB
reponame_str Linhas Críticas (Online)
collection Linhas Críticas (Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv rvlinhas@unb.br
_version_ 1805309285327962112