Criatividade em Matemática : identificação e promoção de talentos criativos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gontijo, Cleyton Hércules
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/14023
Resumo: Nos últimos anos, a produção acadêmica no campo da Educação Matemática cresceu significativamente no Brasil, permitindo a difusão de teorias e práticas que podem contribuir para a melhoria da qualidade do ensino. Entretanto, essa produção ainda é incipiente no que se refere à criatividade. Este trabalho, portanto, discute a importância de se propiciar o desenvolvimento da criatividade em Matemática e apresenta características potenciais de alunos criativos nesta área. Desta forma, tem-se por objetivo o favorecimento da identificação de alunos criativos por parte dos professores, para que eles possam ser direcionados para atividades de seu interesse. Além disso, este trabalho apresenta algumas estratégias para serem utilizadas com todos os alunos, visando o desenvolvimento da criatividade no campo da Matemática. ______________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
id UNB_7bef7f1749bbbc219d23ea38bf7ded92
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/14023
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Criatividade em Matemática : identificação e promoção de talentos criativosCreativity in Mathematics : identification and promotion of the creative talentsMatemática - estudo e ensinoCriatividade (Educação)Professores de matemáticaNos últimos anos, a produção acadêmica no campo da Educação Matemática cresceu significativamente no Brasil, permitindo a difusão de teorias e práticas que podem contribuir para a melhoria da qualidade do ensino. Entretanto, essa produção ainda é incipiente no que se refere à criatividade. Este trabalho, portanto, discute a importância de se propiciar o desenvolvimento da criatividade em Matemática e apresenta características potenciais de alunos criativos nesta área. Desta forma, tem-se por objetivo o favorecimento da identificação de alunos criativos por parte dos professores, para que eles possam ser direcionados para atividades de seu interesse. Além disso, este trabalho apresenta algumas estratégias para serem utilizadas com todos os alunos, visando o desenvolvimento da criatividade no campo da Matemática. ______________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACTIn the last years, the academic researches on the field of Mathematical Education have increased significantly in Brazil, permitting the diffusion of theories and practices that can contribute to the improvement of teaching quality. However, this production is still incipient when it refers to creativity. This paper, therefore, discusses the importance of promoting the development of creativity in Mathematics and it presents creative students’ potential characteristics in this area, aiming at the identification of creative students by the teachers, who have to address them for activities in their interest areas. Furthermore, this paper presents some strategies that can be used with all kind of students and aiming to develop the creativity in the mathematics field.Faculdade de Educação (FE)Departamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação (FE PGE)Universidade Federal de Santa Maria2013-08-22T21:32:17Z2013-08-22T21:32:17Z2007-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfGONTIJO, Cleyton Hércules. Criatividade em Matemática: identificação e promoção de talentos criativos. Revista Educação, Santa Maria, v. 32, n. 2, p. 481-494, jul./dez. 2007. Disponível em: <http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/reveducacao/article/view/687/495>. Acesso em: 22 ago. 2013.http://repositorio.unb.br/handle/10482/14023Revista Educação - Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons (Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0)). Fonte: http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/reveducacao/index. Acesso em: 22 ago. 2013.info:eu-repo/semantics/openAccessGontijo, Cleyton Hérculesporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-08-28T21:06:27Zoai:repositorio.unb.br:10482/14023Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-08-28T21:06:27Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Criatividade em Matemática : identificação e promoção de talentos criativos
Creativity in Mathematics : identification and promotion of the creative talents
title Criatividade em Matemática : identificação e promoção de talentos criativos
spellingShingle Criatividade em Matemática : identificação e promoção de talentos criativos
Gontijo, Cleyton Hércules
Matemática - estudo e ensino
Criatividade (Educação)
Professores de matemática
title_short Criatividade em Matemática : identificação e promoção de talentos criativos
title_full Criatividade em Matemática : identificação e promoção de talentos criativos
title_fullStr Criatividade em Matemática : identificação e promoção de talentos criativos
title_full_unstemmed Criatividade em Matemática : identificação e promoção de talentos criativos
title_sort Criatividade em Matemática : identificação e promoção de talentos criativos
author Gontijo, Cleyton Hércules
author_facet Gontijo, Cleyton Hércules
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gontijo, Cleyton Hércules
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática - estudo e ensino
Criatividade (Educação)
Professores de matemática
topic Matemática - estudo e ensino
Criatividade (Educação)
Professores de matemática
description Nos últimos anos, a produção acadêmica no campo da Educação Matemática cresceu significativamente no Brasil, permitindo a difusão de teorias e práticas que podem contribuir para a melhoria da qualidade do ensino. Entretanto, essa produção ainda é incipiente no que se refere à criatividade. Este trabalho, portanto, discute a importância de se propiciar o desenvolvimento da criatividade em Matemática e apresenta características potenciais de alunos criativos nesta área. Desta forma, tem-se por objetivo o favorecimento da identificação de alunos criativos por parte dos professores, para que eles possam ser direcionados para atividades de seu interesse. Além disso, este trabalho apresenta algumas estratégias para serem utilizadas com todos os alunos, visando o desenvolvimento da criatividade no campo da Matemática. ______________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-07
2013-08-22T21:32:17Z
2013-08-22T21:32:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GONTIJO, Cleyton Hércules. Criatividade em Matemática: identificação e promoção de talentos criativos. Revista Educação, Santa Maria, v. 32, n. 2, p. 481-494, jul./dez. 2007. Disponível em: <http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/reveducacao/article/view/687/495>. Acesso em: 22 ago. 2013.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/14023
identifier_str_mv GONTIJO, Cleyton Hércules. Criatividade em Matemática: identificação e promoção de talentos criativos. Revista Educação, Santa Maria, v. 32, n. 2, p. 481-494, jul./dez. 2007. Disponível em: <http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/reveducacao/article/view/687/495>. Acesso em: 22 ago. 2013.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/14023
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508280941117440