Criatividade em Matemática : identificação e promoção de talentos criativos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/14023 |
Resumo: | Nos últimos anos, a produção acadêmica no campo da Educação Matemática cresceu significativamente no Brasil, permitindo a difusão de teorias e práticas que podem contribuir para a melhoria da qualidade do ensino. Entretanto, essa produção ainda é incipiente no que se refere à criatividade. Este trabalho, portanto, discute a importância de se propiciar o desenvolvimento da criatividade em Matemática e apresenta características potenciais de alunos criativos nesta área. Desta forma, tem-se por objetivo o favorecimento da identificação de alunos criativos por parte dos professores, para que eles possam ser direcionados para atividades de seu interesse. Além disso, este trabalho apresenta algumas estratégias para serem utilizadas com todos os alunos, visando o desenvolvimento da criatividade no campo da Matemática. ______________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT |
id |
UNB_7bef7f1749bbbc219d23ea38bf7ded92 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/14023 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Criatividade em Matemática : identificação e promoção de talentos criativosCreativity in Mathematics : identification and promotion of the creative talentsMatemática - estudo e ensinoCriatividade (Educação)Professores de matemáticaNos últimos anos, a produção acadêmica no campo da Educação Matemática cresceu significativamente no Brasil, permitindo a difusão de teorias e práticas que podem contribuir para a melhoria da qualidade do ensino. Entretanto, essa produção ainda é incipiente no que se refere à criatividade. Este trabalho, portanto, discute a importância de se propiciar o desenvolvimento da criatividade em Matemática e apresenta características potenciais de alunos criativos nesta área. Desta forma, tem-se por objetivo o favorecimento da identificação de alunos criativos por parte dos professores, para que eles possam ser direcionados para atividades de seu interesse. Além disso, este trabalho apresenta algumas estratégias para serem utilizadas com todos os alunos, visando o desenvolvimento da criatividade no campo da Matemática. ______________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACTIn the last years, the academic researches on the field of Mathematical Education have increased significantly in Brazil, permitting the diffusion of theories and practices that can contribute to the improvement of teaching quality. However, this production is still incipient when it refers to creativity. This paper, therefore, discusses the importance of promoting the development of creativity in Mathematics and it presents creative students’ potential characteristics in this area, aiming at the identification of creative students by the teachers, who have to address them for activities in their interest areas. Furthermore, this paper presents some strategies that can be used with all kind of students and aiming to develop the creativity in the mathematics field.Faculdade de Educação (FE)Departamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação (FE PGE)Universidade Federal de Santa Maria2013-08-22T21:32:17Z2013-08-22T21:32:17Z2007-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfGONTIJO, Cleyton Hércules. Criatividade em Matemática: identificação e promoção de talentos criativos. Revista Educação, Santa Maria, v. 32, n. 2, p. 481-494, jul./dez. 2007. Disponível em: <http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/reveducacao/article/view/687/495>. Acesso em: 22 ago. 2013.http://repositorio.unb.br/handle/10482/14023Revista Educação - Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons (Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0)). Fonte: http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/reveducacao/index. Acesso em: 22 ago. 2013.info:eu-repo/semantics/openAccessGontijo, Cleyton Hérculesporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-08-28T21:06:27Zoai:repositorio.unb.br:10482/14023Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-08-28T21:06:27Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Criatividade em Matemática : identificação e promoção de talentos criativos Creativity in Mathematics : identification and promotion of the creative talents |
title |
Criatividade em Matemática : identificação e promoção de talentos criativos |
spellingShingle |
Criatividade em Matemática : identificação e promoção de talentos criativos Gontijo, Cleyton Hércules Matemática - estudo e ensino Criatividade (Educação) Professores de matemática |
title_short |
Criatividade em Matemática : identificação e promoção de talentos criativos |
title_full |
Criatividade em Matemática : identificação e promoção de talentos criativos |
title_fullStr |
Criatividade em Matemática : identificação e promoção de talentos criativos |
title_full_unstemmed |
Criatividade em Matemática : identificação e promoção de talentos criativos |
title_sort |
Criatividade em Matemática : identificação e promoção de talentos criativos |
author |
Gontijo, Cleyton Hércules |
author_facet |
Gontijo, Cleyton Hércules |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gontijo, Cleyton Hércules |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática - estudo e ensino Criatividade (Educação) Professores de matemática |
topic |
Matemática - estudo e ensino Criatividade (Educação) Professores de matemática |
description |
Nos últimos anos, a produção acadêmica no campo da Educação Matemática cresceu significativamente no Brasil, permitindo a difusão de teorias e práticas que podem contribuir para a melhoria da qualidade do ensino. Entretanto, essa produção ainda é incipiente no que se refere à criatividade. Este trabalho, portanto, discute a importância de se propiciar o desenvolvimento da criatividade em Matemática e apresenta características potenciais de alunos criativos nesta área. Desta forma, tem-se por objetivo o favorecimento da identificação de alunos criativos por parte dos professores, para que eles possam ser direcionados para atividades de seu interesse. Além disso, este trabalho apresenta algumas estratégias para serem utilizadas com todos os alunos, visando o desenvolvimento da criatividade no campo da Matemática. ______________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-07 2013-08-22T21:32:17Z 2013-08-22T21:32:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GONTIJO, Cleyton Hércules. Criatividade em Matemática: identificação e promoção de talentos criativos. Revista Educação, Santa Maria, v. 32, n. 2, p. 481-494, jul./dez. 2007. Disponível em: <http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/reveducacao/article/view/687/495>. Acesso em: 22 ago. 2013. http://repositorio.unb.br/handle/10482/14023 |
identifier_str_mv |
GONTIJO, Cleyton Hércules. Criatividade em Matemática: identificação e promoção de talentos criativos. Revista Educação, Santa Maria, v. 32, n. 2, p. 481-494, jul./dez. 2007. Disponível em: <http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/reveducacao/article/view/687/495>. Acesso em: 22 ago. 2013. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/14023 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508280941117440 |