Immigration, teacher training and inclusion in the municpal network of Manaus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Fabiane Maia
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Cotrim, Elen Ariana Azevedo, Vasconcelos, Leandro Harisson da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas Críticas (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/50291
Resumo: Neste artigo temos por objetivo discutir a formação continuada de professores tendo como problematização a inserção de estudantes imigrantes em escolas públicas da rede municipal de ensino em Manaus. Trata-se de uma pesquisa documental e bibliográfica, considerando os marcos legais que asseguram os direitos da pessoa imigrante, seguido de análise bibliográfica acerca do fenômeno da migração e o acesso à educação. Os resultados evidenciam que se faz necessário formar e capacitar o professor, para que esse venha intervir de maneira significativa nas dificuldades do processo de ensino-aprendizagem vivenciado tanto pelo estudante imigrante quanto pelo professor em sala de aula.
id UNB-32_21e28e083dc0e2bd862106511e481be9
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/50291
network_acronym_str UNB-32
network_name_str Linhas Críticas (Online)
repository_id_str
spelling Immigration, teacher training and inclusion in the municpal network of ManausInmigración, formación de profesores e inclusión en la red municipal de ManausImigração, formação docente e inclusão na rede municipal de ManausImigraçãoEducaçãoFormação docenteInmigraciónEducaciónFormación de profesoresImmigrationEducationTeacher trainingNeste artigo temos por objetivo discutir a formação continuada de professores tendo como problematização a inserção de estudantes imigrantes em escolas públicas da rede municipal de ensino em Manaus. Trata-se de uma pesquisa documental e bibliográfica, considerando os marcos legais que asseguram os direitos da pessoa imigrante, seguido de análise bibliográfica acerca do fenômeno da migração e o acesso à educação. Os resultados evidenciam que se faz necessário formar e capacitar o professor, para que esse venha intervir de maneira significativa nas dificuldades do processo de ensino-aprendizagem vivenciado tanto pelo estudante imigrante quanto pelo professor em sala de aula.Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2023-10-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/5029110.26512/lc29202350291Linhas Críticas; Vol. 29 (2023); e50291Linhas Críticas; Vol. 29 (2023); e50291Linhas Crí­ticas; v. 29 (2023); e502911981-04311516-489610.26512/lc.v29ireponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/50291/38702https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/50291/38703Copyright (c) 2023 Fabiane Maia Garcia, Elen Ariana Azevedo Cotrim, Leandro Harisson da Silva Vasconceloshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGarcia, Fabiane MaiaCotrim, Elen Ariana AzevedoVasconcelos, Leandro Harisson da Silva2024-01-08T18:37:17Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/50291Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br1981-04311516-4896opendoar:2024-01-08T18:37:17Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Immigration, teacher training and inclusion in the municpal network of Manaus
Inmigración, formación de profesores e inclusión en la red municipal de Manaus
Imigração, formação docente e inclusão na rede municipal de Manaus
title Immigration, teacher training and inclusion in the municpal network of Manaus
spellingShingle Immigration, teacher training and inclusion in the municpal network of Manaus
Garcia, Fabiane Maia
Imigração
Educação
Formação docente
Inmigración
Educación
Formación de profesores
Immigration
Education
Teacher training
title_short Immigration, teacher training and inclusion in the municpal network of Manaus
title_full Immigration, teacher training and inclusion in the municpal network of Manaus
title_fullStr Immigration, teacher training and inclusion in the municpal network of Manaus
title_full_unstemmed Immigration, teacher training and inclusion in the municpal network of Manaus
title_sort Immigration, teacher training and inclusion in the municpal network of Manaus
author Garcia, Fabiane Maia
author_facet Garcia, Fabiane Maia
Cotrim, Elen Ariana Azevedo
Vasconcelos, Leandro Harisson da Silva
author_role author
author2 Cotrim, Elen Ariana Azevedo
Vasconcelos, Leandro Harisson da Silva
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, Fabiane Maia
Cotrim, Elen Ariana Azevedo
Vasconcelos, Leandro Harisson da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Imigração
Educação
Formação docente
Inmigración
Educación
Formación de profesores
Immigration
Education
Teacher training
topic Imigração
Educação
Formação docente
Inmigración
Educación
Formación de profesores
Immigration
Education
Teacher training
description Neste artigo temos por objetivo discutir a formação continuada de professores tendo como problematização a inserção de estudantes imigrantes em escolas públicas da rede municipal de ensino em Manaus. Trata-se de uma pesquisa documental e bibliográfica, considerando os marcos legais que asseguram os direitos da pessoa imigrante, seguido de análise bibliográfica acerca do fenômeno da migração e o acesso à educação. Os resultados evidenciam que se faz necessário formar e capacitar o professor, para que esse venha intervir de maneira significativa nas dificuldades do processo de ensino-aprendizagem vivenciado tanto pelo estudante imigrante quanto pelo professor em sala de aula.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/50291
10.26512/lc29202350291
url https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/50291
identifier_str_mv 10.26512/lc29202350291
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/50291/38702
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/50291/38703
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Linhas Críticas; Vol. 29 (2023); e50291
Linhas Críticas; Vol. 29 (2023); e50291
Linhas Crí­ticas; v. 29 (2023); e50291
1981-0431
1516-4896
10.26512/lc.v29i
reponame:Linhas Críticas (Online)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UnB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UnB
institution UnB
reponame_str Linhas Críticas (Online)
collection Linhas Críticas (Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv rvlinhas@unb.br
_version_ 1805309289110175744