Contribuição dos softwares educativos na construção do conhecimento de forma lúdica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cury, Regina
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Nunes, Lina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas Críticas (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3483
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo verificar se o uso de softwares educativos, numa perspectiva lúdica, pode contribuir para a construção do conhecimento de crianças do Ensino Fundamental. Na pesquisa de campo foram feitas observações de crianças na sala de informática e realizadas entrevistas semi-estruturadas com os professores e equipe pedagógica. O embasamento teórico se apoiou nas contribuições de estudiosos como Papert, Piaget, Valente, Vigotski e Winnicott, entre outros. Os dados obtidos nas entrevistas foram submetidos à análise de conteúdo, tendo em vista os temas recorrentes, a saber: relação entre software e conteúdos, o jogo de regras, dimensão lúdica do jogo, os jogos como fonte de prazer, aprendizagem e conhecimento, mediação e interação. Os resultados mostraram que o uso de softwares educativos, de forma lúdica, é importante para a aprendizagem das crianças, tornam as aulas mais dinâmicas, favorecem a mediação entre professores e alunos, possibilitando a construção do conhecimento.
id UNB-32_227e2d2c8ebafd0f15ea14048299bbea
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3483
network_acronym_str UNB-32
network_name_str Linhas Críticas (Online)
repository_id_str
spelling Contribuição dos softwares educativos na construção do conhecimento de forma lúdicaSoftwares educativos;Atividades lúdicas;Construção do conhecimentoEsta pesquisa teve como objetivo verificar se o uso de softwares educativos, numa perspectiva lúdica, pode contribuir para a construção do conhecimento de crianças do Ensino Fundamental. Na pesquisa de campo foram feitas observações de crianças na sala de informática e realizadas entrevistas semi-estruturadas com os professores e equipe pedagógica. O embasamento teórico se apoiou nas contribuições de estudiosos como Papert, Piaget, Valente, Vigotski e Winnicott, entre outros. Os dados obtidos nas entrevistas foram submetidos à análise de conteúdo, tendo em vista os temas recorrentes, a saber: relação entre software e conteúdos, o jogo de regras, dimensão lúdica do jogo, os jogos como fonte de prazer, aprendizagem e conhecimento, mediação e interação. Os resultados mostraram que o uso de softwares educativos, de forma lúdica, é importante para a aprendizagem das crianças, tornam as aulas mais dinâmicas, favorecem a mediação entre professores e alunos, possibilitando a construção do conhecimento.Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2009-02-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/348310.26512/lc.v14i27.3483Linhas Críticas; Vol. 14 No. 27 (2008); 227-246Linhas Críticas; Vol. 14 Núm. 27 (2008); 227-246Linhas Crí­ticas; v. 14 n. 27 (2008); 227-2461981-04311516-489610.26512/lc.v14i27reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3483/3172Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCury, ReginaNunes, Lina2022-09-09T16:15:39Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3483Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T16:15:39Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuição dos softwares educativos na construção do conhecimento de forma lúdica
title Contribuição dos softwares educativos na construção do conhecimento de forma lúdica
spellingShingle Contribuição dos softwares educativos na construção do conhecimento de forma lúdica
Cury, Regina
Softwares educativos;
Atividades lúdicas;
Construção do conhecimento
title_short Contribuição dos softwares educativos na construção do conhecimento de forma lúdica
title_full Contribuição dos softwares educativos na construção do conhecimento de forma lúdica
title_fullStr Contribuição dos softwares educativos na construção do conhecimento de forma lúdica
title_full_unstemmed Contribuição dos softwares educativos na construção do conhecimento de forma lúdica
title_sort Contribuição dos softwares educativos na construção do conhecimento de forma lúdica
author Cury, Regina
author_facet Cury, Regina
Nunes, Lina
author_role author
author2 Nunes, Lina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cury, Regina
Nunes, Lina
dc.subject.por.fl_str_mv Softwares educativos;
Atividades lúdicas;
Construção do conhecimento
topic Softwares educativos;
Atividades lúdicas;
Construção do conhecimento
description Esta pesquisa teve como objetivo verificar se o uso de softwares educativos, numa perspectiva lúdica, pode contribuir para a construção do conhecimento de crianças do Ensino Fundamental. Na pesquisa de campo foram feitas observações de crianças na sala de informática e realizadas entrevistas semi-estruturadas com os professores e equipe pedagógica. O embasamento teórico se apoiou nas contribuições de estudiosos como Papert, Piaget, Valente, Vigotski e Winnicott, entre outros. Os dados obtidos nas entrevistas foram submetidos à análise de conteúdo, tendo em vista os temas recorrentes, a saber: relação entre software e conteúdos, o jogo de regras, dimensão lúdica do jogo, os jogos como fonte de prazer, aprendizagem e conhecimento, mediação e interação. Os resultados mostraram que o uso de softwares educativos, de forma lúdica, é importante para a aprendizagem das crianças, tornam as aulas mais dinâmicas, favorecem a mediação entre professores e alunos, possibilitando a construção do conhecimento.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-02-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3483
10.26512/lc.v14i27.3483
url https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3483
identifier_str_mv 10.26512/lc.v14i27.3483
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3483/3172
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Linhas Críticas; Vol. 14 No. 27 (2008); 227-246
Linhas Críticas; Vol. 14 Núm. 27 (2008); 227-246
Linhas Crí­ticas; v. 14 n. 27 (2008); 227-246
1981-0431
1516-4896
10.26512/lc.v14i27
reponame:Linhas Críticas (Online)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UnB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UnB
institution UnB
reponame_str Linhas Críticas (Online)
collection Linhas Críticas (Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv rvlinhas@unb.br
_version_ 1805309285385633792