Contribuição dos softwares educativos na construção do conhecimento de forma lúdica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas Críticas (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3483 |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo verificar se o uso de softwares educativos, numa perspectiva lúdica, pode contribuir para a construção do conhecimento de crianças do Ensino Fundamental. Na pesquisa de campo foram feitas observações de crianças na sala de informática e realizadas entrevistas semi-estruturadas com os professores e equipe pedagógica. O embasamento teórico se apoiou nas contribuições de estudiosos como Papert, Piaget, Valente, Vigotski e Winnicott, entre outros. Os dados obtidos nas entrevistas foram submetidos à análise de conteúdo, tendo em vista os temas recorrentes, a saber: relação entre software e conteúdos, o jogo de regras, dimensão lúdica do jogo, os jogos como fonte de prazer, aprendizagem e conhecimento, mediação e interação. Os resultados mostraram que o uso de softwares educativos, de forma lúdica, é importante para a aprendizagem das crianças, tornam as aulas mais dinâmicas, favorecem a mediação entre professores e alunos, possibilitando a construção do conhecimento. |
id |
UNB-32_227e2d2c8ebafd0f15ea14048299bbea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3483 |
network_acronym_str |
UNB-32 |
network_name_str |
Linhas Críticas (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Contribuição dos softwares educativos na construção do conhecimento de forma lúdicaSoftwares educativos;Atividades lúdicas;Construção do conhecimentoEsta pesquisa teve como objetivo verificar se o uso de softwares educativos, numa perspectiva lúdica, pode contribuir para a construção do conhecimento de crianças do Ensino Fundamental. Na pesquisa de campo foram feitas observações de crianças na sala de informática e realizadas entrevistas semi-estruturadas com os professores e equipe pedagógica. O embasamento teórico se apoiou nas contribuições de estudiosos como Papert, Piaget, Valente, Vigotski e Winnicott, entre outros. Os dados obtidos nas entrevistas foram submetidos à análise de conteúdo, tendo em vista os temas recorrentes, a saber: relação entre software e conteúdos, o jogo de regras, dimensão lúdica do jogo, os jogos como fonte de prazer, aprendizagem e conhecimento, mediação e interação. Os resultados mostraram que o uso de softwares educativos, de forma lúdica, é importante para a aprendizagem das crianças, tornam as aulas mais dinâmicas, favorecem a mediação entre professores e alunos, possibilitando a construção do conhecimento.Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2009-02-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/348310.26512/lc.v14i27.3483Linhas Críticas; Vol. 14 No. 27 (2008); 227-246Linhas Críticas; Vol. 14 Núm. 27 (2008); 227-246Linhas Críticas; v. 14 n. 27 (2008); 227-2461981-04311516-489610.26512/lc.v14i27reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3483/3172Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCury, ReginaNunes, Lina2022-09-09T16:15:39Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3483Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T16:15:39Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contribuição dos softwares educativos na construção do conhecimento de forma lúdica |
title |
Contribuição dos softwares educativos na construção do conhecimento de forma lúdica |
spellingShingle |
Contribuição dos softwares educativos na construção do conhecimento de forma lúdica Cury, Regina Softwares educativos; Atividades lúdicas; Construção do conhecimento |
title_short |
Contribuição dos softwares educativos na construção do conhecimento de forma lúdica |
title_full |
Contribuição dos softwares educativos na construção do conhecimento de forma lúdica |
title_fullStr |
Contribuição dos softwares educativos na construção do conhecimento de forma lúdica |
title_full_unstemmed |
Contribuição dos softwares educativos na construção do conhecimento de forma lúdica |
title_sort |
Contribuição dos softwares educativos na construção do conhecimento de forma lúdica |
author |
Cury, Regina |
author_facet |
Cury, Regina Nunes, Lina |
author_role |
author |
author2 |
Nunes, Lina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cury, Regina Nunes, Lina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Softwares educativos; Atividades lúdicas; Construção do conhecimento |
topic |
Softwares educativos; Atividades lúdicas; Construção do conhecimento |
description |
Esta pesquisa teve como objetivo verificar se o uso de softwares educativos, numa perspectiva lúdica, pode contribuir para a construção do conhecimento de crianças do Ensino Fundamental. Na pesquisa de campo foram feitas observações de crianças na sala de informática e realizadas entrevistas semi-estruturadas com os professores e equipe pedagógica. O embasamento teórico se apoiou nas contribuições de estudiosos como Papert, Piaget, Valente, Vigotski e Winnicott, entre outros. Os dados obtidos nas entrevistas foram submetidos à análise de conteúdo, tendo em vista os temas recorrentes, a saber: relação entre software e conteúdos, o jogo de regras, dimensão lúdica do jogo, os jogos como fonte de prazer, aprendizagem e conhecimento, mediação e interação. Os resultados mostraram que o uso de softwares educativos, de forma lúdica, é importante para a aprendizagem das crianças, tornam as aulas mais dinâmicas, favorecem a mediação entre professores e alunos, possibilitando a construção do conhecimento. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-02-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3483 10.26512/lc.v14i27.3483 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3483 |
identifier_str_mv |
10.26512/lc.v14i27.3483 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3483/3172 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linhas Críticas; Vol. 14 No. 27 (2008); 227-246 Linhas Críticas; Vol. 14 Núm. 27 (2008); 227-246 Linhas Críticas; v. 14 n. 27 (2008); 227-246 1981-0431 1516-4896 10.26512/lc.v14i27 reponame:Linhas Críticas (Online) instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UnB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UnB |
institution |
UnB |
reponame_str |
Linhas Críticas (Online) |
collection |
Linhas Críticas (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
rvlinhas@unb.br |
_version_ |
1805309285385633792 |