O sentido educacional da tecnologia revisto na discussão dos anos 70 aos 90: retrospectiva de conceitos e princípios de análise
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas Críticas (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3164 |
Resumo: | Este trabalho inspirou-se no texto Tecnologia Educacional, elaborado por ocasião da prova (de conhecimento) do Concurso para Professor Titular da área de ensino- aprendizagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1995), quando o tema foi sorteado entre os 16 (dezesseis) que constituíram o programa. Neste trabalho revê-se o sentido educacional da tecnologia, elegendo-se alguns dos estudos dos anos 70 aos 90, que propiciam sumariar conceitos e princípios afins, na diversidade de objetos que se apresentam nesse âmbito temático, mantendo-se atuais e necessários, apesar da aceleração das mudanças do tempo e das questões tecnológicas. Esta "preservação de memória" se faz, portanto, no interesse de princípios e valores que devem ser lembrados e mantidos no presente, para que não se percam no futuro, nem sejam esquecidos nos fundamentos dos projetos de pesquisa. |
id |
UNB-32_2570e7afb0a2232ce81e3ce9e7a856d1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3164 |
network_acronym_str |
UNB-32 |
network_name_str |
Linhas Críticas (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O sentido educacional da tecnologia revisto na discussão dos anos 70 aos 90: retrospectiva de conceitos e princípios de análiseTecnologia educacional;Sentido educacional da tecnologia;Fundamentos da tecnologia educacionalEste trabalho inspirou-se no texto Tecnologia Educacional, elaborado por ocasião da prova (de conhecimento) do Concurso para Professor Titular da área de ensino- aprendizagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1995), quando o tema foi sorteado entre os 16 (dezesseis) que constituíram o programa. Neste trabalho revê-se o sentido educacional da tecnologia, elegendo-se alguns dos estudos dos anos 70 aos 90, que propiciam sumariar conceitos e princípios afins, na diversidade de objetos que se apresentam nesse âmbito temático, mantendo-se atuais e necessários, apesar da aceleração das mudanças do tempo e das questões tecnológicas. Esta "preservação de memória" se faz, portanto, no interesse de princípios e valores que devem ser lembrados e mantidos no presente, para que não se percam no futuro, nem sejam esquecidos nos fundamentos dos projetos de pesquisa. Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2003-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/316410.26512/lc.v9i17.3164Linhas Críticas; Vol. 9 No. 17 (2003): Novas tecnologias na educação; 181-196Linhas Críticas; Vol. 9 Núm. 17 (2003): Novas tecnologias na educação; 181-196Linhas Críticas; v. 9 n. 17 (2003): Novas tecnologias na educação; 181-1961981-04311516-489610.26512/lc.v9i17reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3164/2850Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAngel, Mary2022-09-09T14:44:34Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3164Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T14:44:34Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O sentido educacional da tecnologia revisto na discussão dos anos 70 aos 90: retrospectiva de conceitos e princípios de análise |
title |
O sentido educacional da tecnologia revisto na discussão dos anos 70 aos 90: retrospectiva de conceitos e princípios de análise |
spellingShingle |
O sentido educacional da tecnologia revisto na discussão dos anos 70 aos 90: retrospectiva de conceitos e princípios de análise Angel, Mary Tecnologia educacional; Sentido educacional da tecnologia; Fundamentos da tecnologia educacional |
title_short |
O sentido educacional da tecnologia revisto na discussão dos anos 70 aos 90: retrospectiva de conceitos e princípios de análise |
title_full |
O sentido educacional da tecnologia revisto na discussão dos anos 70 aos 90: retrospectiva de conceitos e princípios de análise |
title_fullStr |
O sentido educacional da tecnologia revisto na discussão dos anos 70 aos 90: retrospectiva de conceitos e princípios de análise |
title_full_unstemmed |
O sentido educacional da tecnologia revisto na discussão dos anos 70 aos 90: retrospectiva de conceitos e princípios de análise |
title_sort |
O sentido educacional da tecnologia revisto na discussão dos anos 70 aos 90: retrospectiva de conceitos e princípios de análise |
author |
Angel, Mary |
author_facet |
Angel, Mary |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Angel, Mary |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia educacional; Sentido educacional da tecnologia; Fundamentos da tecnologia educacional |
topic |
Tecnologia educacional; Sentido educacional da tecnologia; Fundamentos da tecnologia educacional |
description |
Este trabalho inspirou-se no texto Tecnologia Educacional, elaborado por ocasião da prova (de conhecimento) do Concurso para Professor Titular da área de ensino- aprendizagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1995), quando o tema foi sorteado entre os 16 (dezesseis) que constituíram o programa. Neste trabalho revê-se o sentido educacional da tecnologia, elegendo-se alguns dos estudos dos anos 70 aos 90, que propiciam sumariar conceitos e princípios afins, na diversidade de objetos que se apresentam nesse âmbito temático, mantendo-se atuais e necessários, apesar da aceleração das mudanças do tempo e das questões tecnológicas. Esta "preservação de memória" se faz, portanto, no interesse de princípios e valores que devem ser lembrados e mantidos no presente, para que não se percam no futuro, nem sejam esquecidos nos fundamentos dos projetos de pesquisa. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003-10-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3164 10.26512/lc.v9i17.3164 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3164 |
identifier_str_mv |
10.26512/lc.v9i17.3164 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3164/2850 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linhas Críticas; Vol. 9 No. 17 (2003): Novas tecnologias na educação; 181-196 Linhas Críticas; Vol. 9 Núm. 17 (2003): Novas tecnologias na educação; 181-196 Linhas Críticas; v. 9 n. 17 (2003): Novas tecnologias na educação; 181-196 1981-0431 1516-4896 10.26512/lc.v9i17 reponame:Linhas Críticas (Online) instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UnB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UnB |
institution |
UnB |
reponame_str |
Linhas Críticas (Online) |
collection |
Linhas Críticas (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
rvlinhas@unb.br |
_version_ |
1805309284959911936 |