Tecnologias de informação e comunicação no ensino de psicologia para educadores: reflexões

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Rita de Cássia
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Damascena, Daniela Marx
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas Críticas (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/4921
Resumo: This paper presents considerations about the teaching of psychology for educators and was based on a teaching-research project developed within the discipline Psicologia da Educação, taught in the Bachelor of Humanities, at Federal University of Jequitinhonha and Mucuri Valeys (Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, UFVJM), Estate of Minas Gerais, Brazil. The main objective of the proposal was to combine the use of different digital technologies to enhance the teachinglearning process during the course. Theory and practice are both prioritized in the process and the Moodle VLE was fundamental for achieving the objectives. Data were collected from semi-structured individual interviews and analyzed with the support of the phenomenological-comprehensive research perspective. Among the results achieved, there is the fact that digital inclusion is still far from becoming reality for some regions and segments of the population, finding that has implications for educational and social inclusion of the subjects studied.
id UNB-32_34b9c78b693eb60398d3c8fb89e19c66
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4921
network_acronym_str UNB-32
network_name_str Linhas Críticas (Online)
repository_id_str
spelling Tecnologias de informação e comunicação no ensino de psicologia para educadores: reflexõesTecnologías de la información y la comunicación en la enseñanza de la psicología para los educadores: reflexionesTecnologias de informação e comunicação no ensino de psicologia para educadores: reflexõesEnsino de psicologiaFormação de professoresNovas tecnologiasInclusão digital e socialPsicología de la enseñanzaFormación docenteNuevas tecnologíasInclusión digital y socialPsychology teachingTeacher trainingNew TechnologiesDigital and social inclusionThis paper presents considerations about the teaching of psychology for educators and was based on a teaching-research project developed within the discipline Psicologia da Educação, taught in the Bachelor of Humanities, at Federal University of Jequitinhonha and Mucuri Valeys (Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, UFVJM), Estate of Minas Gerais, Brazil. The main objective of the proposal was to combine the use of different digital technologies to enhance the teachinglearning process during the course. Theory and practice are both prioritized in the process and the Moodle VLE was fundamental for achieving the objectives. Data were collected from semi-structured individual interviews and analyzed with the support of the phenomenological-comprehensive research perspective. Among the results achieved, there is the fact that digital inclusion is still far from becoming reality for some regions and segments of the population, finding that has implications for educational and social inclusion of the subjects studied.Este artículo presenta consideraciones acerca de la enseñanza de la psicología para los educadores y se basó en un proyecto docente e investigadora desarrollada dentro de la disciplina de psicología de la educación que se imparte en la Licenciatura de Humanidades en la Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, UFVJM, Minas Gerais . El principal objetivo de la propuesta era combinar el uso de diferentes tecnologías digitales para mejorar el proceso de enseñanza-aprendizaje del plan de estudios del curso. Fue dado prioridad en el proceso el binomio teoríapráctica y el Moodle VLE fue de fundamental importancia para el logro de los objetivos. Los datos se obtuvieron de entrevistas individuales semiestructuradas y analizados con el apoyo de la perspectiva de la investigación fenomenológicacompreensiva. Entre los resultados obtenidos, se encuentra el hecho de que la inclusión digital aún está lejos de convertirse en realidad para algunas regiones y sectores de la población, hallazgo que tiene implicaciones para la inclusión educativa y social de los sujetos estudiados.Este texto apresenta ponderações sobre o ensino de psicologia para educadores e baseou-se num projeto de ensino e pesquisa desenvolvido no âmbito da disciplina Psicologia da Educação, ministrada no Bacharelado em Humanidades da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Minas Gerais. O objetivo central da proposta foi o de conjugar o uso de diferentes tecnologias digitais para potencializar o processo de ensino-aprendizagem do conteúdo programático da disciplina. Priorizou-se no processo o binômio teoriaprática e o AVA Moodle foi de fundamental importância para a concretização dos objetivos propostos. Os dados foram colhidos a partir de entrevistas individuais semiestruturadas e analisados com o suporte da perspectiva fenomenológicocompreensiva de pesquisa. Dentre os resultados alcançados, destaca-se o fato de que a inclusão digital ainda se encontra longe de se tornar realidade para determinadas regiões e segmentos da população brasileira, constatação que tem implicações na inclusão escolar e social dos sujeitos estudados.Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2017-02-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/492110.26512/lc.v22i48.4921Linhas Críticas; Vol. 22 No. 48 (2016): Educação do Campo e Indígena; 480-497Linhas Críticas; Vol. 22 Núm. 48 (2016): Educação do Campo e Indígena; 480-497Linhas Crí­ticas; v. 22 n. 48 (2016): Educação do Campo e Indígena; 480-4971981-04311516-489610.26512/lc.v22i48reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/4921/4477Copyright (c) 2017 Linhas Críticashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVieira, Rita de CássiaDamascena, Daniela Marx2021-09-28T13:43:25Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4921Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br1981-04311516-4896opendoar:2021-09-28T13:43:25Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologias de informação e comunicação no ensino de psicologia para educadores: reflexões
Tecnologías de la información y la comunicación en la enseñanza de la psicología para los educadores: reflexiones
Tecnologias de informação e comunicação no ensino de psicologia para educadores: reflexões
title Tecnologias de informação e comunicação no ensino de psicologia para educadores: reflexões
spellingShingle Tecnologias de informação e comunicação no ensino de psicologia para educadores: reflexões
Vieira, Rita de Cássia
Ensino de psicologia
Formação de professores
Novas tecnologias
Inclusão digital e social
Psicología de la enseñanza
Formación docente
Nuevas tecnologías
Inclusión digital y social
Psychology teaching
Teacher training
New Technologies
Digital and social inclusion
title_short Tecnologias de informação e comunicação no ensino de psicologia para educadores: reflexões
title_full Tecnologias de informação e comunicação no ensino de psicologia para educadores: reflexões
title_fullStr Tecnologias de informação e comunicação no ensino de psicologia para educadores: reflexões
title_full_unstemmed Tecnologias de informação e comunicação no ensino de psicologia para educadores: reflexões
title_sort Tecnologias de informação e comunicação no ensino de psicologia para educadores: reflexões
author Vieira, Rita de Cássia
author_facet Vieira, Rita de Cássia
Damascena, Daniela Marx
author_role author
author2 Damascena, Daniela Marx
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Rita de Cássia
Damascena, Daniela Marx
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de psicologia
Formação de professores
Novas tecnologias
Inclusão digital e social
Psicología de la enseñanza
Formación docente
Nuevas tecnologías
Inclusión digital y social
Psychology teaching
Teacher training
New Technologies
Digital and social inclusion
topic Ensino de psicologia
Formação de professores
Novas tecnologias
Inclusão digital e social
Psicología de la enseñanza
Formación docente
Nuevas tecnologías
Inclusión digital y social
Psychology teaching
Teacher training
New Technologies
Digital and social inclusion
description This paper presents considerations about the teaching of psychology for educators and was based on a teaching-research project developed within the discipline Psicologia da Educação, taught in the Bachelor of Humanities, at Federal University of Jequitinhonha and Mucuri Valeys (Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, UFVJM), Estate of Minas Gerais, Brazil. The main objective of the proposal was to combine the use of different digital technologies to enhance the teachinglearning process during the course. Theory and practice are both prioritized in the process and the Moodle VLE was fundamental for achieving the objectives. Data were collected from semi-structured individual interviews and analyzed with the support of the phenomenological-comprehensive research perspective. Among the results achieved, there is the fact that digital inclusion is still far from becoming reality for some regions and segments of the population, finding that has implications for educational and social inclusion of the subjects studied.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-02-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/4921
10.26512/lc.v22i48.4921
url https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/4921
identifier_str_mv 10.26512/lc.v22i48.4921
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/4921/4477
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Linhas Críticas
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Linhas Críticas
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Linhas Críticas; Vol. 22 No. 48 (2016): Educação do Campo e Indígena; 480-497
Linhas Críticas; Vol. 22 Núm. 48 (2016): Educação do Campo e Indígena; 480-497
Linhas Crí­ticas; v. 22 n. 48 (2016): Educação do Campo e Indígena; 480-497
1981-0431
1516-4896
10.26512/lc.v22i48
reponame:Linhas Críticas (Online)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UnB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UnB
institution UnB
reponame_str Linhas Críticas (Online)
collection Linhas Críticas (Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv rvlinhas@unb.br
_version_ 1805309286802259968